segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A marcha dos Indignados



Temos assistido a revolta dos povos em torno da crise financeira que se abate sobre o mundo globalizado. No último dia 15 de outubro, em mais de 900 cidades, os protestos contra as corporações e bancos, mostraram que as pessoas estão atentas aos descalabros financeiros que estão a tirar os avanços conquistados na área social em diversos países. O corte dos investimentos afeta a qualidade de vida das pessoas já acostumadas com seu nível de vida.

Dezenas de milhares de manifestantes (leia AQUI) saíram às ruas em importantes capitais europeias na jornada "unidos por uma mudança global". Maiores atos ocorreram em Bruxelas, Madri, Barcelona, Roma e Londres. Para Jon Aguirre Such, um dos integrantes do grupo Democracia Já, da Espanha, o alcance e a extensão dos protestos “demonstra que não se trata de um tema que diz respeito unicamente aos espanhóis, mas sim ao mundo inteiro. A crise é mundial, os mercados atuam em escala global, a resposta, então, é mundial”.

Aqui em Porto Alegre, os manifestantes saíram em passeata do Parque da Redeção em diração ao Palácio Farroupilha e acamparam na Praça da Matriz, com cartazes e palavas de ordem contra o sitema que está tirando o sono de muitos.


Nenhum comentário: