quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dia do meio ambiente, o que se pode comemorar?



Bom, na realidade, quase nada...
 
Vivemos em um mundo em que o dinheiro vale mais que a vida. Se for para o "progresso" para o lucro. Nada detém a força das máquinas e dos negócios. Vivemos em um país que destruiu 93% de um de seus principais biomas, a Mata Atlântica. Entramos na Amazônia e estamos desmatando para a produção de soja e criação de gado.
 
Vemos os nossos mananciais cada vês mais comprometidos pela poluição e pela má gestão. São Paulo, por exemplo, está com os dias contados para ver seco o seu maior complexo de armazenamento de água para mais de dez milhões de pessoas: A Cantareira está seca!
 
O nosso lixo, outro problema crônico, não tem um destino correto.
 
Os esgotos: Somente 35% tem coleta e tratamento, mesmo que estejam sendo investidos bilhões de Reais nesta área, não se pode resgatar cem anos de descaso... Muita coisa têm de ser feita.
 
Nas cidades, cada vez que se projeta uma intervenção urbana, começa uma briga entre ambientalistas e empresários. Por um lado, se defende a preservação. Por outro, a construção.
 
Em Porto Alegre, por exemplo, a derrubada de árvores para o alargamento de ruas se torna caso de polícia. Mas será que os dois lados são realmente opostos? Na semana do meio ambiente, em que se debatem alternativas a sistemas poluentes e devastadores da natureza, essa questão vem novamente à tona.
 
Devemos mudar.
 
Mudar a maneira de vermos o mundo e, com isso, buscar alternativas para as nossas atividades. Gerando menos impactos ambientais, estaremos investindo na vida, nossa e dos que ainda estão por vir. Não acredito em uma mudança radical e rápida, mas acredito que, se nada for feito... em breve, o nosso mundo, ficará irreconhecível. Com as mudanças climáticas resultantes do nosso modo de vida capitalista, estaremos fadados a viver entre escombros.... será que é isso que queremos?

Nenhum comentário: