terça-feira, 10 de junho de 2014

Cataratas do Iguaçu registram vazão recorde histórico.

 
 
Em 2010 estive em Foz do Iguaçu e fiquei impressionado com a grandiosidade das cataratas. Caminhei sobre esta passarela que, agora, está interditada pelo grande volume de chuvas que caíram sobre a região.
 
O Parque Nacional do Iguaçu registrou nessa segunda-feira a maior vazão d'água das Cataratas do Iguaçu já vista pelo homem (leia AQUI).
 
O volume chegou a 46,3 milhões de litros por segundo, conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel). A marca superou o registrado em 1983, quando atingiu 35 milhões de litros. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros. Por questões de segurança, os passeios de barco e as visitas pelas passarelas foram suspensos. O restaurante localizado próximo ao rio também fechou por causa da subida no nível das águas.
 
Só para se ter uma ideia, são aproximadamente 18 piscinas olímpicas passando pelas cataratas por segundo.

Durante a tarde, a Defesa Civil do Paraná informou que 79 municípios tiveram decretado estado de emergência - 77 por decreto do governo estadual e dois por decretos municipais (São Miguel do Iguaçu e Ortigueira). Ao todo, 124 cidades foram prejudicadas pela chuva, que afetou 106,389 mil moradores.

Subiu para seis o número de pessoas desaparecidas por causa das chuvas. Segundo a Defesa Civil do Paraná, quatro delas na região de Guarapuava, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas, outra em Altamira do Paraná e outra em Rebouças. Outras nove pessoas morreram no Estado.

Nenhum comentário: