quarta-feira, 11 de junho de 2014

Amanhã é dia de Copa do Mundo... Vai Brasil


Amanhã, dia 12 de junho de 2014, inicia a Copa do Mundo FIFA, durante um mês o Brasil será a sede do futebol mundial. Este evento é também conhecido como Campeonato do Mundo de Futebol ou ainda Campeonato Mundial FIFA, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos.
 
Essa competição, criada em 1928 na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado, em francês: federação internacional de Football Association).
 
A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, cuja seleção que abrigou o evento saiu vencedora. E o nome da taça faz referência a Jules Rimet. A primeira seleção vencedora de Três competições, no caso o Brasil, ficou definitivamente com a Taça Jules Rimet, de ouro maciço. Mas infelizmente foi roubada em 1983 e derretida para ser vendido o seu ouro. Mais tarde a Fifa doou uma nova réplica, também em ouro, que encontra-se na sede da CBF.
 
Independente do que se possa falar dos prós e dos contras a vinda da Copa para o Brasil, eu penso que o seu saldo será positivo. Não como consumam dizer "padrão FIFA" mas sim PADRÃO BRASIL. Vamos mostrar ao mundo o grande país que somos e, sim, coisas boas e também, digamos, não tão boas.
 
Sabemos que, não somente no Brasil, mas em outros países que sediaram a Copa, as obras ficaram prontas no último minuto e, também, muitas delas ficaram para depois.
 
Na África do Sul, por exemplo, foi preciso reduzir pela metade as sedes, pois os estádios não ficariam prontas. Na Alemanha, um país desenvolvido, alguns estádios ficaram inacabados e foram concluídos ao longo da competição. Mas nada disso tirou o brilho dentro de campo. E no Brasil não será diferente.
 
O que eu acho estranho, é uma campanha dirigida contra a Copa do Mundo no Brasil. Quando o Brasil foi eleito, em 2017, foi uma grande festa, era uma grande torcida a favor e, agora, são contra.
 
Na realidade, o que se pode dizer é que, a Copa, é um resultado do que é o futebol atual. Onde há uma super valorização dos salários e das transações de jogadores, da corrupção de federações, de times e seus patrocinadores e, resulta, é a elitização deste esporte.
 
Gosto de futebol, muito já fui aos estádios, quando se pagava R$ 10,00 para entrar, podia-se tomar uma cervejinha, a violência era restrita a um ou outro caso.
 
Hoje um ingresso não sai por menos de R$ 80,00... Não mais se bebe e, mesmo assim, a violência é constante e afastou o povo.
 
Hoje o futebol, que era um esporte popular, é somente para quem pode pagar... caro.
 
Então, a Copa, é o reflexo disso tudo.
 
E mais... sou BRASILEIRO e vou torcer pela nossa seleção, independente destes senões...
 
Vai Brasil...   

Nenhum comentário: