quarta-feira, 20 de abril de 2011

Governo Tarso incia a recuperação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

O Projeto de Lei 112/2011, de autoria do Poder Executivo, autorizando a contratação emergencial de professores para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERSG) foi aprovado na tarde desta terça-feira (19) por unanimidade. A proposição foi acrescida de uma emenda, do deputado Giovani Feltes (PMDB), que determina que seja publicada no site da universidade a informação do número de vagas do quadro de pessoal da instituição.

No dia 8 de abril, o governador Tarso Genro assinou expediente autorizando a contratação de sessenta professores para o quadro permanente da UERGS: são 19 adjuntos, 35 assistentes e 6 auxiliares. Além disso, autorizou também a universidade a prover automaticamente as vagas dos professores desligados, a partir da data da assinatura do documento.

Começa, assim, a recuperação da Universidade, criada no governo Olívio Dutra, e que sofreu um progressivo processo de sucateamento nos governos Germano Rigotto (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB).

Hoje, a UERGS tem uma estrutura de 24 unidades espalhadas pelo Estado, divididas em sete regiões. A previsão inicial era de que a Instituição teria 300 professores. Chegou ao final de 2010 com apenas 100 docentes e um quadro de 150 funcionários, 18 cursos e cerca de dois mil alunos.

Nenhum comentário: