sexta-feira, 8 de abril de 2011

Asteroide com 400 m de diâmetro passa "RASPANDO" pela Terra em novembro


Nós, moradores aqui da Terra, não damos muita importância para o que existe lá fora, no espaço exterior. Nosso planeta, ao longo de sua história geológica de 3,5 bilhões de anos, foi e é constantemente bombardeado por corpos celestes, desde poeira cósmica a meteoritos e meteoros, assim como os maiores e mais perigosos, os asteróides.

Muitos cientistas sustentam que, até mesmo a água e a vida existente na Terra, podem ter vindo de carona com estes corpos que se chocaram com a terra num passado remoto.

Por outro lado, se eles trouxeram a vida para a Terra, também já extinguiram-na. O caso mais conhecido é o do asteróde que se chocou com a Terra a 65,5 milhões de anos, conhecido como evento K-T, e levou a extinção dos dinossauros (leia AQUI).

Agora (leiam AQUI e AQUI em inglês), astrônomos da NASA divulgaram que acharam um asteroide com 400 metros de diâmetro, que vai passar perto da Terra no início de novembro de 2011, provavelmente no dia 8, segundo previsões iniciais.

"A aproximação com a Terra do asteroide 2005 YU55 é incomum pela curta distância e pelo seu tamanho. Em média, ningúem esperaria que um objeto deste porte passasse tão perto em 30 anos", comenta Don Yeomans, da Nasa.

Pela sua dimensão e trajetória próxima à Terra, o 2005 YU55 entrou para a lista de asteroides "potencialmente perigosos" na definição do centro planetário de Cambridge, em Massachusetts, noticia o site http://www.space.com/.

Segundo estimativas, a rocha espacial estará a 0.85 distância lunar --menos que os cerca de 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua.

Em medidas astronômicas, o asteróide vai passar de raspão...

Vote numa enquete o fim do mundo clicando AQUI.

Nenhum comentário: