segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Onde está a civilização? Porto Alegre não respeita o ciclista.

O mundo todo focou chocado com o atropelamento de ciclistas que faziam passeio na sexta-feira passada, dia 15 de fevereiro no Bairro Cidade Baixa, região central de Porto Alegre (leia AQUI). Um covarde (somente este adjetivo pode ser empregado aqui) se achou no direito de passar por cima de 25 cilistas que acompanhavam o passeio por, como ele mesmo disse em depoimento, se "sentir ameaçado". No meu entendimento, não há razão que faça alguém atropelar pessoas. Não importa nada. isso é pura falta de civilidade e respeito ao ser humano.

Sou cilista amador e sei que Porto Alegre não respeita a biciclata. Não existem ciclovias, placas de advetência e a única via que existia aos fins de semana, o Caminho dos Parques, foi destaivada pelo prefeito Fogaça em 2009. Em frente ao Shoping Barra Sul, fizeram um arremedo de ciclovia, que tem um piso desnivelado e esburacado (mal feito) que não tem as mínimas condições de trafegabilidade. Sim, nossa cidade não dá a mínima para o ciclista, mesmo sabendo-se dos benefícios deste meio de transporte.

Ontem mesmo, estava andando de bike, num domingo, de dia, com sinalizalção de leds, na frente e na trazeira da minha bicicleta, um motorista, mesmo me vendo, passou a uns 30 cm de mim, quando a legislação brasileira diz que a distância deve ser de um metro e meio.

O que é isso?

Desrespeito e falta de civilidade.

Onde está o mito do gaúcho ser um povo culto?

Pura balela, se nem mesmo a Prefeitura dá atenção ao ciclista, porque um babaca, como este sujeito, daria?

Muito triste... Porto Alegre ficou... Porto Triste

Nenhum comentário: