quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

G-20 precisa agir para conter alta das commodities, diz Banco Mundial: a alta dos preços dos alimentos pode matar milhões.

Na década de setenta, isso a mais de trinta anos, assisti num daqueles cinemas de rua que não existem mais, o filme No ano de 2022 (Soylent Green), com Charlton Heston, o filme mostra a cidade de Nova Iorque com 40 milhões de habitantes. Para alimentar as inúmeras pessoas pobres e desempregadas, existem tabletes verdes chamados de Soylent Green, produzidos inicialmente através da industrialização de algas. Somente os ricos tem acesso a comidas raras, como carnes, frutas e legumes, pois o aquecimento do planeta, o aumento populacional e os lucros, diminuiram drasticamente a sua produção.



A trama do filme se passa em 2022, e traz um futuro caótico, devastado não por uma guerra nuclear, mas pela fome e miséria frutos de uma política perversa, que prioriza o lucro de uma pequena elite, em detrimento da maioria marginalizada.

Os Recursos Naturais são escassos, e não estão ao alcance de todos.

Nos apartamentos das elites, os mais ricos comem carne, bebem bourbon e são servidos por mulheres apelidadas de "furnitore" (mobília).

Enquanto aos pobres que se amontoam pelas ruas ( Literalmente ), a única fonte de proteínas nescessárias para a subsistência, são tabletes produzidos por uma empresa que monopoliza o mercado.

Difícil assistir ao filme e não lembrar das atuais empresas fabricantes de transgênicos, que controlam os grãos e manipulam agricultores e a nossa saúde.

Para acalmar os ânimos entra em ação o ''Riot Control'', uma polícia que tem como principal diretiva patrolar os manifestantes.


E eles patrolam mesmo, e levam a criminalização da pobreza ao extremoEsses tabletes são distribuídos nas ruas, e todos procuram pelo verde ( soylent green ), que além das proteínas tem um gosto saboroso.

Mas como se trata de alimentar o povão, quase sempre a distribuição é deficiente, o que acaba gerando protestos.

Quando um rico empresário das indústrias Soylent Corporation é assassinado em seu luxuoso apartamento, o detetive policial Robert Thorn começa a investigar. Ele de imediato suspeita do guarda-costas do empresário, que alega ter saído na hora do crime. Após interrogá-lo, Thorn vai ao apartamento dele e encontra coisas suspeitas, como uma colher com restos da caríssima (U$ 150,00) geléia morango . Enquanto Thorn persegue o guarda-costas, seu idoso parceiro Sol começa a investigar os registros e papéis do empresário morto. E acaba descobrindo uma verdade estarrecedora.

Baixe ou veja cenas deste filme AQUI.

Pois é, lembro este filme ao ler AQUI, que o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, informou que o G-20 precisa agir para conter a alta das commodities, dizendo haver uma "ampla tendência de aumento dos preços", segundo reportagem da agência de notícias Reuters. Segundo ele, há uma demanda de consumo maior por açúcar e carnes nas economias emergentes em rápido crescimento.

Também nesta quinta-feira, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) elevou pelo sétimo mês consecutivo o índice de preço dos alimentos em janeiro para uma máxima recorde de 231 pontos, alta de 3,4% ante dezembro, devido à apreciação global dos cereais, do açúcar e dos óleos vegetais.

"2008 deve ter sido um alerta, mas ainda não estou certo de que todos os países do mundo despertaram para isso", afirmou ele, referindo-se à elevação dos preços das commodities. "Nós vamos enfrentar uma ampla tendência de alta dos preços das commodities, incluindo os alimentos", disse Zoellick, acrescentando que o G-20 precisa trabalhar para conter a volatilidade dos preços.

O aumento dos preços dos alimentos é de grande preocupação, especialmente para países de baixa renda com déficit de alimentos - que podem enfrentar problemas em financiar as importações - e famílias pobres que gastam a maior parte da renda com alimentação, disse Abdolreza Abbassian, secretário do Grupo Intergovernamental para Grãos da organização.

Pode-se supôr que, se seguir a tencência de alta dos alimenos, num futuro próximo, poderemos estar vivendo o que o fime a que eu me referi profetizou. Teremos de comer gente (quem assistir o filme vai entender).

O futuro está chegando.

Nenhum comentário: