segunda-feira, 22 de março de 2010

E o Dia Internacional da Água? Qual o seu significado mesmo?


O fardo da sede: mulheres gabras do norte do Quênia gastam até cinco horas diárias carregando pesados galões cheios de água barrenta. Uma seca duradoura levou essa já árida região a uma crise de abastecimento.

Hoje, devíamos “celebrar” Dia Internacional da Água. Este importante mineral para todas as formas de vida na Terra e indispensável para a quase totalidade das atividades econômicas da sociedade humana, sempre esteve relegado a uma condição de um bem ilimitado da natureza. Onde poderíamos usar e abusar.

Nunca antes se pensou sobre o mal que estávamos fazendo a nós mesmos, seres humanos, quando mal utilizamos a água e quando não respeitamos a natureza. Nossos rios e oceanos ainda servem de “lata de lixo” dos homens. Dos mananciais que utilizamos para abastecer as cidades do mundo, mais da metade deles, estão seriamente contaminados ou poluídos por esgotos e efluentes industriais. O lençol freático está sendo seriamente comprometido pela retirada desenfreada de água para a irrigação e para a indústria.

Os habitantes de Rendille, norte do Quênia, vasculham o que sobrou de um tanque enchido na noite anterior por um caminhão do governo e já esvaziado a um nível abaixo do da torneira. Uma nova entrega só virá na semana seguinte.


Hoje, na realidade, temos é que protestar contra os grandes conglomerados industriais e corporações que se apropriam gratuitamente deste bem natural para produzir lucros. O modelo de desenvolvimento capitalista em que vivemos está inviabilizando a sobrevivência de diversas formas de vida, entre estas formas de vida, até a humana corre este risco. Populações inteiras, principalmente dos países pobres da África e da Ásia, vivem sob o stress hídrico, tendo que, muitas vezes pagar um alto preço por pouca água ou ter de andar quilômetros para achar uma fonte para poderem sobreviver. Pessoas morrem de sede e de doenças veiculadas pela água contaminada.

Para agravar este quadro, as mudanças climáticas, causadas pelo aquecimento global, estão interferindo no ciclo hidrológico. Secas, enxurradas, degelo das calotas polares, é somente um sinal do que nos aguarda no futuro.

Temos de refletir e pensar naquelas pessoas são afetadas por este quadro alarmante.

O que podemos fazer para amenizar esta situação?

Em nossas ações diárias, como podemos ajudar a superar esta crise?

Sim, existe uma crise ambiental. E esta crise, é fruto do nosso racionalismo econômico. Nosso consumismo. Nosso modo egoísta de ser. Incentivados pela mídia capitalista, somos induzidos a TER, ao invés de SER.

Hoje, 22 de março, não temos nada a comemorar, e sim, protestar...

Nenhum comentário: