sexta-feira, 12 de março de 2010

E o caso da morte do sem terra Elton Brum?


Uma matéria do jornal Zero Hora (aqui) diz que "O Rio Grande do Sul voltou a figurar no relatório anual sobre direitos humanos elaborado pelo Departamento de Estado norte-americano. A morte do integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Elton Brum da Silva durante a desocupação da fazenda Southal, em São Gabriel, ocorrida em agosto de 2009, foi citada no levantamento, que relata casos de violações de direitos humanos no mundo".


Além da morte de Elton, o texto também denuncia que "enquanto removiam ele e cerca de 500 outros membros do MST. O documento afirma que integrantes do movimento alegaram que a polícia obrigou-os a ficarem sentados com as mãos atrás do pescoço durante horas, alguns em cima de formigueiros, e que uma bomba de dispersão deixou uma criança queimada".


Mas o interessante é que, a Brigada Militar, através do seu comandante-geral, disse ser ser "inadequado repercutir o relatório". Ele alega que o relatório "ouviu apenas um lado".


Mas queriam o quê? Toda a população, mesmo os que são contrários às ações do MST, são unânimes em dizer que a BM agiu de forma violenta na ação de esocupação da Fazenda Southal, em São Gabriel. Nesta desastrada e violenta ação, o Policial Militar Alexandre Curto dos Santos atirou contra o integrante do MST Elton Brum da Silva, 44 anos (pelas costas). Cerca de 300 policiais participaram da retirada dos cerca de 500 manifestantes do MST, que haviam invadido a propriedade havia 10 dias. O Ministério Público denunciou o soldado pela morte.
Para integrantes dos movimentos sociais, a citação reforça a necessidade de esclarecer o caso.
– Essa tragédia contra os trabalhadores que lutam pela reforma agrária nos fortalece e coloca essa política de repreensão do governo do Estado em observação internacional – destacou um dos coordenadores da Via Campesina no Estado, Plínio Simas.

Nenhum comentário: