segunda-feira, 17 de novembro de 2008

X Encontro Brasileiro de Comitês de Bacias Hidrográficas - Rio de Janeiro/RJ


Não sei se alguém chegou a sentir minha ausência, mas eu estava fora, na Cidade Maravilhosa, participando de um evento muito importante para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. O X Encontro Brasileiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, que aconteceu no Rio de Janeiro de 19 à 14 de novembro último, reuniu mais de 1.200 representantes de comitês de bacias hidrográficas de norte a sul do País.

Este evento teve como objetivo a integração e troca de experiências na gestão deste recurso natural e bem público do povo brasileiro, tão importante para a vida e o desenvolvimento social e econômico da sociedade brasileira.

Pude constatar que, mesmo com as inúmeras dificuldades encontradas na consolidação do Sistema Nacional de Recursos Hídrcos - SNRH, avanços significativos já foram alcançados, graças ao empenho e a dedicação de milhares de cidadãos, da sociedade civil organizada, dos órgãos públicos e dos mais diversos usuários da água, que vêem no bem comum, a fórmula para preservar os nossos mananciais.

Mas mesmo assim, não se pode achar que é tudo um mar de rosas pois, em conseqüência do modelo capitalista de desenvolvimento, o meio ambiente sofre com a poluição, com a apropriação desmedida dos recursos naturais, que grera, invariavelmente, graves problemas sociais e ambientais, principalmente sobre os corpos d'água que, via de regra, são os depositários de um cem número de dejetos das nossas casas (esgotos), das nossas indústrias (efluentes) e da agricultura (pesticidas e adubos).

Mas tenho fé em que o homem ainda vai acordar para o imenso mal que está fazendo a si e a toda natureza.

Nenhum comentário: