terça-feira, 18 de novembro de 2008

Especulação imobiliária, lavagem de dinheiro e as desigualdades sociais.

Esta foto feita por mim , mostra um prédio ocupado pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM, no Centro do Rio. Na bandeira a rinvidicação pela reforma urbana.

Estava no Rio de Janeiro, mas atento na votação da Câmara de Porto Alegre, sobre o famigerado projeto especlativo do Pontal do Estaleiro. E, através a Internet, vi o trágico desfecho: sua aprovação.


Estava na cara, com os empreendedores fazendo pre$$ão sobre os vereadore$, já estava garantido a sua aprovação.


Aí me deparo com uma matéria no RS Urgente, onde o "Um estudo do economista Mauro Salvo, especialista na prevenção de crimes financeiros aponta a existência de indícios de lavagem de dinheiro no mercado imobiliário de Porto Alegre".


É mais do evidente, imóveis de luxo sendo "consumidos" com tanta voracidade, não se destinam somente à moradia.
É só abrir a ZH e vemos um avanço desproporcional deste tipo de imóvel em Porto Alegre. Mas por outro lado, há falta de investimentos em habitação popular, a verdadeira necessidade para sanar o problema de moradia de milhares de pessoas.


Aí não vemos nada, somente os investimentos pontuais da Prefeitura do Foga$$a que, por incrível que possa parecer, foram decididos a mais de quatro anos, pelo Orçamento Participativo, do Governo do Partido dos Trabalhadores.


Novos investimentos na área popular, atualmente, nada...


Na realidade, o que realmente falta mesmo, é uma reforma urbana profunda que permita uma melhor qualidade de vida a uma população historicamente excluída de morar em unidades minimamente decentes.


Assim, como está, somente veremos mais desigualdades sociais.

Nenhum comentário: