segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Rio de Janeiro: Lá é Brasil de "verdade"...


Meu olhar sobre a cidade do Rio e do seu povo, me remete a pensar que lá está o Brasil. Diferente de nós, aqui no Rio Grande do Sul, o povo dessa cidade global, expressa a sua brasilidade, seja no "jeitinho" de driblar os problemas de moradia, transporte, segurança, etc. e de encarar a vida, sempre alegre e divertido, como se os problemas não existissem.

Fiquei hospedado em um hotel na Lapa, centro do Rio, por ser próximo onde aconteceu o evento que participei. Isto me proporcionou conhecer ( já fui ao Rio umas três vezes) uma cidade diferente, onde a vida começa depois da cinco da tarde, com o chopinho num dos incontáveis botecos, a conversa com os amigos e terminando em uma das casas noturnas com música ao vivo, samba e MPB, é óbvio.

Diferente daqui, do RS, as bandeiras que lá se vê, são as do Brasil. Não existe essa coisa de "somos melhores", levamos o "resto" do País nas costas, somos "politizados" e assim por diante. Em fim, como diz aquela música do Gilberto Gil:

"O Rio de Janeiro continua lindo".

Nenhum comentário: