quarta-feira, 21 de maio de 2008

O tempo passa... E o que passou, passou...


Estava eu caminhando pela Rua da Praia (Rua dos Andradas), olhando o movimento quando, ao passar pela Esquina Democrática, rumo à Av. Independência, algo me chamou atenção. Um "lojão" de calçados exatamente onde se localizava a mais famosa livraria da cidade, a Livraria do Globo.

Num lapso de tempo me veio a memória a minha infância, o caminhar entre as prateleiras de livros e outras publicações. Era um grande programa folhear, ler, ver figuras. Nesse tempo, não havia Internet e celular. A TV estava começando, preto e branco. Os cinemas de rua. Os bondes e todo mundo parece que passeando, mesmo a trabalho, o ritmo era mais lento, calmo, tranqüilo.

Aí fiquei triste. Uma melancolia abateu-se em mim.

Como pode, uma cidade que mais consome (?) livros, que se vangloria de ser culta, politizada, deixa que, um ícone cultural e histórico, se transforme em uma sapataria?

Nada contra as sapatarias, mas essas, que vão para qualquer outro local.

Em fim, contra o tempo, não existe nada que se possa fazer...

Como diriam os munícipes pós-modernos:

É o progresso...

Um comentário:

J.P. disse...

É Mario, também fiqeui triste com o fechamento da clássica livraria do Globo,eu tb vivia lá,era muito bom,tu podia sentar e ler os livros ali mesmo.Sem contar q era um ambiente agradável.Acho q ja faz um mês q existe essa porcaria do consumo - a massa prefere ter o seu Nike do que ler um livro.COmo se ñ tivesse ljs assim na Rua da Praia, mas isso q eles querem, agora vendem tudo pelo telefone e internet, os cinemas nos "XópinG" e cada vez mais perdemos o contato com o centro de POA.Até agora ñ tenho nenhuma idéia/alternativa para tudo isso.Abç e adios....