quinta-feira, 29 de maio de 2008

A Coleta Seletiva do Foga$$a no centro


Moro no centro de Porto Alegre, aqui também trabalho e me movimento entre seus prédios, praças e parques. Gosto daqui por estar em contato com a raíz da evolução urbana da cidade. A paisagem do centro é eclética, prédios históricos dividem espaço com a modernidade do "Xópichão" dos camelôs, que se instalam diariamente na Rua da Praia. Por aqui se vêem pessoas de todas as classes, dividindo o espaço das calçadas esburacadas.

Mas essa paisagem conhecida, se transformou em um imenso galpão de reciclagem a céu aberto.


Pois aqui, o nosso alcaide, o prefeito virtual Foga$$a, deixou de fazer a coleta seletiva, que destinava seu produto aos projetos sociais mantidos em parceria com a Prefeitura, esses projetos geravam emprego e sustentavam diversas familias de muito baixa renda.


Mas agora, não mais circulam no centro os caminhões especiais que fazem esse trabalho. Ao invéz disso, carroças e carrinhos de tração humana, fazem o trabalho que era para ser executado pelo DMLU.

As conseqüências, se pode ver diariamente nas calçadas e nas praças do centro de Porto Alegre. Na foto, se vê, na esquina da Riachuelo com a General Portinho, o que está ocorrendo, fruto da política social executada pelo governo do Foga$$a. Essas pessoas, como se vê, fazem a separação por ali mesmo, obstruindo a rua, e deixando resíduos. Fora o que vai para as ilhas do Guaíba, em carroças, para onde é levado preferencialmente, os resíduos que lá serão separados. Nesse processo, o que não é aproveitado vai se acululando por lá, causando impactos ao meio ambiente e a paisagem desses locais.

E porquê isso ocorre?

Porque o Foga$$a, desativou muitos dos projetos sociais destinados a essa população, excluída. E de quebra, ele fez uma espécie de privativação informal da coleta de lixo. Deixando que essas pessoas, façam o que a Prefeitura deixa de fazer.

E assim vai...

Nenhum comentário: