quarta-feira, 5 de setembro de 2007

A megalonania a favor do capital: dane-se o resto...




Muito tem-se alardido na mídia, a eterna questão da (in) segurança que assola a mui leal e valorosa, Porto Alegre. A todo momento temos notícias de crimes cometidos em qualquer hora e lugar. Os (de)formadores de opinião, é claro, não se entendem. Cada um tem a sua teoria das causas da violência. Sobre uma dessas teorias, e fazendo uma rápida análise do que ví no blog Diário Gauche, sobre o projeto do Pontal do Estaleiro, tenho algumas coisas a dizer.


Um comentarista de última hora da Band, resumiu as causas da violência como sendo originada por questões sociais (sesigualdades) e de educação. Chegando a falar que não vê boas perspectivas para o futuro, se a prefeitura não "tirar" das esquinas as crianças (disse que são em torno de setecentas). Isso não ocorrendo, essas crianças, fatalmente entrarão no "mundo do crime".


Por outro lado, vejo o Foga$$a, apresentar um projeto magnífico, com torres ultra-modernas, marinas, centro de convensões e o escambau. Um espaço público nobre que será privatizado (para os grandes), e que beneficiará uma ínfima parcela da polulação. Fora isso, temos os tais Portais da Cidade e outras "cositas más"... quer dizer, vamos gastar e propagandear (até julho deste ano, a prefeitura já gastou R$ 14 milhões com publicidade. No mesmo período, só foram investidos em saúde R$ 993 mil). Essa é a síntese do governo Foga$$a.


Essa é a lógica capitalista. O capital tem de favorecer quem tem capital, e não quem não tem nem onde morar. Em troca, o nosso alcaide, receberá, apoio e, é óbvio, aporte financeiro-eleitoral dos que, desses projetos, se beneficiarão.
Mas a educação, saúde, moradia para o povo, nada. Até porque, isso não dá visibilidade. Não dá status.


Enquanto isso, salve-se quem puder.

Nenhum comentário: