sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quem é liderado per esta máscara, não sabe onde pode parar a democracia.



Hoje ao meio-dia, fui em casa almoçar, coisa que dificilmente eu faço e vi, num mixto de espanto e tristeza, os acontecimentos da noite anterior aqui em Porto Alegre e em outras cidades do Brasil.

Não sou e nunca fui contrário a qualquer tipo de manifestação ou protesto (justo) e, também, entendo que um protesto "pacífico", não existe. Pois se não houver pressão, não se chega aos objetivos pretendidos.

Mas o que eu ví, não é protesto... é vandalismo puro, perpretado por pessoas que se aproveitam do momento para destruir e roubar. Por outro lado, nas falas de muitos presentes as manifestações, parecem completamentes deslocados da realidade, com motivos difusos, que vão desde a contrariedade da votação da "cura gay" na Câmara Federal, quanto aos gastos com a Copa.  

Outra coisa que eu penso é que, num protesto, quem está protestando, legitimamente, não precisa esconder-se atrás de máscaras, como esta aí do alto.

Que "partido" está por trás desssa máscara?

Quem se escode, não tem boas intenções. O que não é o caso do Movimento Passe Livre - MPL, que mostra a cara e, com uma luta democrática na rua, conseguiu a diminuição do preço das passagens dos transportes urbanos em diversas cidades brasileiras.

Na Internet e nas redes sociais, uma avalanche que posições que, muitas vêzes, sem sentido e desprovidads de fundamento até, contra a democracia e as instituições democráticas. 

Os jovens, principalmente, não sabem. Mas por algo semelhante já aconteceu no Brasil, que com este tipo de manifestação, mergulhou na Ditadura Militar por 25 anos, onde pessoas foram torturadas, desaparecidas, mortas ou presas sem acusação sequer de qualquer crime que seja.

É isso que queremos?

Mas saibam que existem muitos poderosos que estão a espreita para desferir novamente o Golpe... Cuidado!

Eu não quero isso de volta, eu quero um Brasil cidadão. Mas para isso, precisamos sim de saúde, educação, e não de violência nas ruas.  

Nenhum comentário: