quarta-feira, 19 de junho de 2013

A voz das ruas por mudanças... como se diz: o povo unido, jamais será vencido.


A presidente Dilma Rousseff (leia AQUI) afirmou nesta terça-feira (18), durante discurso no Palácio do Planalto, que o governo "está ouvindo essas vozes pela mudança", em referência às manifestações desta segunda (17) que reuniram cerca de 250 mil pessoas em várias cidades do país.

Houve protestos em 12 capitais e em pelo menos outras 16 cidades. Os manifestantes reclamavam de aumento das tarifas de transporte, violência urbana, custos da Copa do Mundo, serviço público, entre outras reivindicações.

"Eu quero dizer que o meu governo está ouvindo essas vozes pela mudança. Meu governo está empenhado e comprometido com a transformação social", afirmou, durante solenidade de lançamento do projeto do marco regulatório da mineração.

As "vozes", segundo Dilma, "ultrapassam os mecanismos tradicionais das instituições, dos partidos políticos e da própria mídia". Nesta terça, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que está "dificil de entender" as manifestações.

A presidente relacionou temas presentes no discurso dos manifestantes e disse que os protestos emitiram uma "mensagem direta" à sociedade e aos governantes. Nessa mensagem, segundo Dilma, está "o repúdio à corrupção e ao uso indevido do dinheiro público".

Realmente a voz das ruas é contundente. Mesmo que, em algumas vezes seja deturpada pela desordem e violência, é legítima e busca a mudança, tal qual ocorre em outras partes do mundo.

Não podemos mais viver da maneira que vinhamos caminhando. Não é somente os "vente vinténs", como disse Arnaldo Jabor no Jornal Nacional da Globo, como forma de apequenar o movimento.

O Brasil precida de mudanças e reformas. Precisa olhar seu povo e suas necessidades pois, mesmo que muita coisa tenha melhorado nos últimos anos, muita, mas muita coisa mesmo, continua igual.

Precisamos urgente de uma reforma política, para tirar de cena políticos de "carreira" que, devido ao poder do dinheiro, estão sempre no Congresso... sempre os mesmos, a legislar em causa própria. Contra a corrupção, que este modelo incentiva.

Uma reforma do Judiciário, pois como está, somente o pobre fica preso. Rico é sempre beneficiado.

Os executivos, Federal, Estaduais e Municipais, também têm de vislumbrar outras prioridades, o povo, e não facilitar os "negócios".

Hoje aqui, assim como no mundo todo, o capital e o lucro vem sempre antes do ser humano, da solidariedade e da convivência.

Não é somente pelos "vinte venténs", mas é por um País novo, com novos rumos, Saúde, Educação, Segurança e o acesso a cidade, a mobilidade urbana, pois como está, o empresário fica cada vez mais rico e o povo é que paga a conta.

Certo que esta transformação não se dará da noite para o dia, como os manifestantes desejam, mas tem, os poderes constituidos da sociedade brasileira, iniciar e mostrar que vão fazê-la.

Se não, não sei...

Nenhum comentário: