quinta-feira, 16 de maio de 2013

Daniel Dantas: O dono do Brasil?



É simplesmente impressionante a influência do banqueiro Daniel Dantas. Filho de tradicional e rica familia nordestina, e tido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como "gênio". Ele está presente na história recente do Brasil, desde ser colaborador do governo Collor, nas privatizações da telefonia, entre outras falcatruas. Em 2008 foi preso na Operação Satiagraha, tentem imaginar seu poder, obteve dois Habeas Corpus, dado pelo Ministro do STF, Gilmar Mendes, em menos de 24 horas. Uma façanha inigualável.

Dantas, quando estava preso pela segunda vez, teria dito ao delegado Protógenes Queiroz, num recado endereçado aos políticos e governantes brasileiros em geral, que ia contar tudo o que sabia, tudo sobre suas relações com a política, com os partidos, com os políticos, com os candidatos, com o Congresso, sobre suas relações com a Justiça, sobre como corrompeu juízes, desembargadores, sobre quem foi comprado na imprensa, sobre como pagou um milhão e meio para não ser preso pela Polícia Federal em 2004: "vou contar tudo sobre todos." O que ocasionou o segundo Habeas Corpus.
Poderíamos ficar aqui discorrendo sobre as inúmeras façanhas a que ele está (ou esteve) ligado, mas a última foi em relação a MP dos portos, votada ontem e aprovada na Câmara Federal. Esta medida, inoportuna para Dantas, que opera o Porto de Santos. 

Dantas possui um time de trinta advogados trabalhando para não deixá-lo ir em cana.

Também é um latifundiário e, nesta condição, o departamento jurídico da Comissão Pastoral da Terra - CPT da Diocese de Marabá (leia AQUI), acaba de concluir um estudo, realizado em 4 das mais de 50 fazendas pertencentes ao Grupo Santa Bárbara, do banqueiro Daniel Dantas, o qual aponta que 71,81 % da área que compõe os quatro imóveis é composta por terras públicas federais e estaduais.

O estudo foi feito nas fazendas: Cedro e Itacaiúnas (localizadas no município de Marabá), Castanhais e Ceita Corê (localizadas nos municípios de Sapucaia e Xinguara). Os quatro imóveis juntos, possuem uma área total de 35.512 hectares e de acordo com o levantamento feito, desse total, 25.504 hectares não há qualquer comprovação documental de que tenha havido o regular destaque do patrimônio público para o particular, ou seja, mais de 2/3 da área é constituída de terras públicas federais e estaduais.

...

Nos últimos 5 anos, seguranças e pistoleiros do Grupo Santa Bárbara, já assassinaram um trabalhador sem terra e feriram à bala outros 33, nas ocupações em suas fazendas. O Grupo tem sido também, frequentemente, denunciado por despejo ilegal, uso de veneno pulverizado por avião, contratação de pistoleiros e uso ilegal de armas de fogo, com o objetivo de expulsar as famílias que ocupam 5 de suas mais de 50 fazendas na região.


Outra façanha, mesmo sendo uma das figuras mais "influentes" do País, seu nome e sua cara, não aparecem na mídia. Ele é poupado e escondido, quase ninguém sabe quem é ele mas, mesmo assim, sua influência no centro do poder e quase que infinita, compra juízes e parlamentares que o defendem, ele e suas pretenções.

Será ele o dono do Brasil?

Se não é, está bem próximo disso.

Nenhum comentário: