quarta-feira, 15 de maio de 2013

Crise do capitalismo mundial: Europa entra oficialmento em recessão


As notícias não são nada boas para os europeus. A situação econômica da Europa em declínio, faz com que aumente o desemprego e o desânimo.

Segundo o G1, a Eurozona começou 2013 em recessão, após a queda de 0,2% do PIB no primeiro trimestre, segundo anunciou nesta quarta-feira (15), segundo a Eurostat, agência europeia de estatísticas.

É a primeira estimativa do resultado do PIB neste ano, dando sequência aos índices ruins registrados desde o segundo trimestre de 2012.

A recessão técnica é definida pelos economistas como dois trimestres consecutivos de queda no PIB – dois períodos em que a soma das riquezas produzidas pelo país fica menor do que nos três meses anteriores.

A Alemanha, maior economia do bloco, registrou nos três primeiros meses do ano um leve crescimento de 0,1% (depois de fechar 2012 com queda de 0,7%), enquanto a França, segunda economia da zona do euro, registrou retrocesso de 0,2% e entrou oficialmente em recessão - no quarto trimestre do ano passado, o recuo foi de 0,2%.

Os dados são piores que os previstos pelos analistas entrevistados pela agência Dow Jones Newswires, que esperavam uma leve recuperação de 0,1% do PIB, após um retrocesso de 0,6% no último trimestre de 2012.

A Espanha registrou contração de 0,5% no primeiro trimestre de 2013 e permanece em recessão, situação na qual o país se encontra desde o fim de 2011.

No último trimestre de 2012, a economia espanhola registrou queda de 0,8%.

A Itália também registrou contração de 0,5% no período, após recuo de 0,9% no trimestre imediatamente anterior.

Portugal, por sua vez, registrou recuo de 0,3%, ante queda de 1,8% no quatro trimestre de 2012.

Pois é, como disse um dia James Carville, então estrategista da campanha presidencial de Bill Clinton contra George H. W. Bush, presidente dos Estados Unidos na época.

"É a economia, estúpido"

Nenhum comentário: