quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Transgênicos aumentam em até três vezes ocorrência de câncer em ratos



















A propósito do post a baixo, sobre o futuro dos alimentos e a fome no mundo, saiu uma pesquisa que demonstra o perigo dos transgênicos para a saúde humana. Esta tecnologia, tida e alardeada como "salvadora" das populações famintas, não passa de uma grande mentira. Primeiro que, estas commodities, dentro da lógica do capitalista, é para gerar lucro, e não sanar os problemas enfrentados, principalmente pelos países pobres: a fome.

Por outro lado, outra mentira, é que estes organismos não fazem mal a saúde e são seguros. Tudo isso dito sem qualquer fundamento científico, mas sim dito para legitimar o seu plantio e consumo pelas próprias empresas fabricantes.

A Monsanto, a maior produtora dos OGM tem, no mercado mundial, várias espécies de OGM (Organismo Geneticamente Modificado) sendo comercializados, no Rio Grande do Sul, por exemplo, quase que a totalidade da soja plantada é transgênica. Também é a Monsanto, que fabrica o pesticida mais potente e o mais utilizado no mundo, o Glifosato, cujo ingrediente principal é o Randup. 

Agora, saiu o resultado de uma pesquisa (leia AQUI) , cujo resultado mostra que, os ratos alimentados com OGM morrem antes e sofrem de câncer com mais frequência do que os demais, destaca um estudo publicado nesta quarta-feira (19) pela revista "Food and Chemical Toxicology", que considera os resultados "alarmantes".

"Os resultados são alarmantes. Observamos, por exemplo, uma mortalidade duas ou três vezes maior entre as fêmeas tratadas com OGM. Há entre duas e três vezes mais tumores nos ratos tratados dos dois sexos", explicou Gilles-Eric Seralini, professor da Universidade de Caen, que coordenou o estudo.

Para realizar a pesquisa, 200 ratos foram alimentados durante um prazo máximo de dois anos de três maneiras distintas: apenas com milho OGM NK603, com milho OGM NK603 tratado com Roundup (o herbicida mais utilizado do mundo) e com milho não alterado geneticamente tratado com Roundup.

O estudo foi financiado pela Fundação CERES, bancada em parte por cerca de 50 empresas, algumas delas do setor da alimentação que não produzem OMG, assim como pela Fundação Charles Leopold Meyer pelo Progresso da Humanidade.

Pois então é assim... O que era para, segugdo seus defensores, acabar com a fome no mundo, vai mesmo é matar as pessoas mais cedo. Mas eles, os que produez e vendem, ficam mais ricos... E com certeza não comem transgênicos, é claro. 

Nenhum comentário: