terça-feira, 18 de setembro de 2012

O preço dos alimentos em alta provoca fome no Mundo: O custo social da especulação alimentar

Preços altos provocam fome no mundo

Se você é uma pessoa preocupada com o futuro da raça humana, deve estar preocupado com a oferta de alimentos. Segundo pesquisas, estamos indo rumo a um período de fome mundial por diversos fatores.

A alta no preço dos alimentos chegou a níveis críticos, ou melhor, desesperadores, para os países pobres que necessitam importar comida para dar de comer às suas populações. Nos últimos meses os preços do trigo registraram uma disparada estratosférica entre 60% e 80%. O milho, um aumento de 40%. Uma nefasta combinação entre especulação com commodities, aquecimento global e produção de energia a qualquer custo estão entre os principais fatores causadores dessas elevações.

Segundo um artigo escrito por Glenn Ashton, do site The South African Civil Society Information Service (leia AQUI e AQUI), os preços dos alimentos estão rapidamente indo em direção a um novo recorde, e há muito mais em jogo do que uma simples seca no Centro-Oeste dos EUA. Há implicações sérias, especialmente para nações com altas taxas de desigualdade e pobreza. É quase certo que iremos enfrentar uma fome em escala global potencialmente catastrófica nas próximas décadas.

A principal razão pela qual já existem mais de sete bilhões de pessoas na Terra é em grande parte devido ao surgimento de duas tecnologias distintas. Em primeiro lugar, os combustíveis fósseis baratos nos permitiram cultivar alimentos em escalas industriais. Atualmente precisamos de cerca de dez calorias de energia de combustíveis fósseis para produzir uma caloria de comida. Há um século, cada caloria de energia gasta produzia duas calorias de alimentos. Em segundo lugar, os avanços na área da saúde, principalmente antibióticos e vacinas, têm aumentado a duração da vida humana.

É um desafio crescente alimentar essa população que aumenta exponencialmente. Nós produzimos o bastante para todos na Terra terem o suficiente de comida, mas, apesar desta abundância, uma proporção significativa de pessoas não tem dinheiro para se alimentar de maneira adequada. Por quê?

Há três razões principais para isso. Em primeiro lugar, a distribuição desigual da riqueza. Em segundo lugar, o consumo de carne tem crescido à medida que a riqueza aumenta. A área de pastagem para a produção de carne, principalmente bovina, utiliza mais de um quarto da superfície livre de gelo da Terra. Além disso, mais de um terço de todas as terras é usado para cultivar colheitas para a alimentação do gado. Esta é produzida por meio de práticas agrícolas industriais com utilização intensiva de energia.

Em terceiro lugar, os riscos associados a fontes de energia não renováveis incentivou os governos ricos a promover a produção e o consumo de “biocombustíveis”. Estes são produzidos a partir de recursos agrícolas, como cana-de-açúcar, beterraba, milho, soja e oleaginosas, como o dendê e a canola.

Leia o artigo completo AQUI.

Nenhum comentário: