quarta-feira, 23 de abril de 2008

Vamos comer dinheiro?

BRASÍLIA (Reuters) - Os fundos globais de investimento e a desvalorização do dólar são os grandes responsáveis pela alta nos preços dos alimentos, disse na quinta-feira um dirigente brasileiro da FAO (órgão da ONU para agricultura e alimentação).

"A crise é um ataque especulativo e vai durar -- isso não é uma teoria conspiratória", disse José Graziano, representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe.

Longe de ser uma teoria conspiratória, esses fatos demonstram que o modelo capitalista de produção de alimentos não se sustentará e não sustentará a população mundial. O agrobussines, calcado na produção de commodies vai gerar fome e conflitos generalizados (tal como já ocorre hoje), pois está ancorado na "produção" de lucros e realização do capital especulativo.

Vai aí uma pergunta: e os transgênicos? Não vieram ao mundo para baratear os alimentos e saciar a fome dos miseráveis? Bobagem, vieram para gerar mais lucros.

Ainda por cima, aí se deve somar, também, em virtude desse modelo, o alto custo dos combustíveis fosseis, empregados na movimentação da gigantesca frota de plantadeiras, colheitadeiras e outras engenhocas utilizadas na produção em larga escala de alimentos, que hoje já alcança preços estratosféricos.

Não bastasse isso, as mudanças climáticas globais, o desaparecimentos das abelhas e outras "pragas", tendem a prejudicar colheitas em diversas partes do mundo, em fim, olhando tudo isto eu me recordo de um pensamento indígena que diz mais ou menos assim:

Quando o homem pescar o último peixe,
Poluir o último rio,
E derrubar a última árvore,
Ele verá que dinheiro não se come!

Nenhum comentário: