terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Um adeus ao Bar Flutuante Pôr-do-Sol... Tudo em nome do progresso e da Revitalização da Orla do Guaíba


Quem já não escutou dizerem por aí que o porto-alegrense "está de costas para o Guaíba"?

Pode ter sido no passado, mas hoje em dia, a população está muito bem integrada ao Guaíba e sua orla. É só dar uma passada em um domingo pelo Gasômetro que verá a avenida fechada, com milhares de pessoas passeando, correndo, andando de bike, de roller, de skate, ou simplesmente andando e tomando seu chimarrão ou uma cerveja, comento pipoca, ou um churrasquinho.

Sim, a população descobriu o Guaíba e, se as pessoas vão lá, mesmo que não seja para fazer algum esporte, vai sentar na grama e ver o nosso belíssimo pôr-do-Sol.

Pois é, mas com a falácia de que vivemos de costas para o Guaíba, o nosso alcaide, José Fortunati (PDT) vai destinar, nada mais nada a menos do que 56 milhões de Reais para "revitalizar" a orla do Guaíba (ver AQUI) . Apenas 1,5 km, da Usina a Rótula das Cuias... CINQUENTA E SEIS MILHÕES DE REAIS.

Com essa "mixaria" o que poderia realizar na cidade?

Concluir as obras da Copa, por exemplo, inacabadas.

A saúde e hospitais, precários... Ruas e avenidas esburacadas, mas não, a Orla é o alvo. Dá "fama".

Não que a Orla não precise de melhorias, mas o mirabolante projeto, concebido por Jaime Lerner (PDT), que prevê uma utilização 24 horas por dia durante o ano...kkkkkkk. Vamos ver quem vai para orla, a noite, no inverno, com o vento Minuano congelando?

Mas não, querem colocar concreto (Votorantim) querem Ferro (Guerdau) pois assim os mesmos ganham e nós pagamos.

Mas o que quero aqui me referir, é o fechamento do tradicional Bar Flutuante Pôr-do-Sol, do simpático Sr. Rogério, que foi fechado, causando uma triste lacuna na orla com a seguinte justificativa: O Flutuante não condiz com o mirabolante e magnânimo investimento.

Uma pena, pois retira um pedaço da nossa história e da espontaneidade que existia há muito tempo.

Uma pena mesmo...

O que ocorre na Orla do Guaíba, também já ocorre em outras atividades e locais, como no futebol, o esporte dito do "povo", onde para se assistir a uma partida, temos de desembolsar um terço de um salário mínimo.

Este é um processo que se dá no mundo capitalista conhecido como gentrificação    

Um comentário:

Alarico Adalbert disse...

¡No podría haber cerrado mi primera casa sin el Sr. Pedro! pedro y su equipo hicieron todo lo posible por mí en esta transacción. manejó mi tiempo de respuesta muy ajustado con facilidad y siempre estuvo disponible para mí cuando tenía preguntas (y tenía muchas), incluso cuando estaba fuera de la oficina, ¡lo cual aprecio mucho! él y su equipo manejaron muchos problemas de última hora con el vendedor y trabajaron incansablemente para asegurarse de que pudiera cerrar antes de que expirara mi contrato de arrendamiento (y mi asistencia para el pago inicial). señor. pedro es un oficial de préstamos increíblemente bien informado, cortés y paciente. Revisé un par de ofertas de propiedades antes de mi compra final y Pedro estuvo allí para ayudar con cada una, a menudo coordinando con mi agente detrás de escena. Me sentí apoyada durante todo el proceso. gracias a pedro y los incansables esfuerzos de su equipo, ¡ahora soy un orgulloso propietario! Lo animo a que considere a Pedro y su compañía de préstamos para cualquier tipo de préstamo. # préstamo de automóvil # préstamo de vivienda # préstamo comercial # préstamo personal Sr. Pedro oferta de préstamo correo electrónico- pedroloanss@gmail.com. mensaje de whatsapp: +1 863 231 0632