terça-feira, 1 de outubro de 2013

FAO: Brasil está entre os que mais reduziram a fome... onde estão os urubús?

No mundo, em pleno século XXI, a fome ainda é um dos maiores flagelos da humanidade.

Segundo as Nações Unidas, apesar da queda dos números, um em cada dez humanos tem fome.

1 October 2013, Rome - Some 842 million people, or roughly one in eight, suffered from chronic hunger in 2011-13, not getting enough food to lead active and healthy lives according to a report released by the UN food agencies. Leia aqui: http://www.fao.org/news/story/en/item/198105/icode/

No Brasil, também estre problama persiste.

Mas foi um dos países que mais reduziram a fome nos últimos vinte anos. O número de cidadãos famintos caiu de 22,8 milhões para 13,6 milhões, entre 1992 e 2013.

Com esses resultados, o Brasil já alcançou as chamadas Metas do Milênio, superando, em 54%, seu objetivo.

Em 1990, 15% da população brasileira passava fome. Hoje, o número é de 6,9%.

Ao tomar posse na presidência da República, em janeiro de 2003, o ex-presidente Lula colocou como primeiro objetivo de seu governo a erradicação da fome. O programa Fome Zero, que depois foi incorporado por outras ações sociais, como o Bolsa-Família, teve apoio de personalidades internacionais, como o cantor Bono Vox, que doou uma guitarra para a iniciativa.

Ainda existem no mundo, segundo a FAO, 842 milhões de famintos – em 1992, eram 1 bilhão. Curiosamente, enquanto caiu no mundo, a fome cresce nos países ricos, onde o número de famintos aumentou em 500 mil pessoas.

"Políticas de estímulo à produtividade agrícola podem dar uma contribuição decisiva para reduzir ainda mais a fome no mundo", disse o brasileiro José Graziano, que chefia a FAO e foi um dos mentores do Fome Zero.

Mas lembro bem, quando foi lançado o Fome Zero, a oposição no ato do anuncio já dizia que isso era demagogia, populismo, etc. Assim como todos os outros programas, como as cotas, o Bolsa Familia, Minha Casa Minha Vida, os PACs e, por último, o Mais Médicos.

Bom, assim a gente pode ter uma idéia do que é feito, e dá resultado e, por outro lado, a torcida para que tudo dê errado.

Nenhum comentário: