sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ministra Ideli Salvatti defende a vinda de médicos do exterior: Pobre percisa de médico.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, esteve em Goiânia nesta sexta-feira (23) para participar do Encontro Estadual dos Prefeitos e Prefeitas, organizado pelo governo federal. Em seu discurso, Ideli fez declarações fortes a respeito do programa Mais Médicos e chegou a criticar os profissionais brasileiros. A aliada de Dilma Rousseff disse que os salários oferecidos aos médicos brasileiros para trabalharem em cidade do interior são altos e mesmo assim eles rejeitam o trabalho. “Se não tem médico querendo ir para o interior, vamos trazer médico de fora sim”, avisou Ideli, que acabou colocando a culpa pela falta de profissionais no interior nos próprios médicos.
Na sequência, a ministra defendeu com unhas e dentes a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil. Nesta semana, o governo federal anunciou que até o final do ano 4 mil médicos cubanos chegarão ao País. A maioria (74%) da primeira leva, que já chega na próxima segunda-feira, vai atuar nas regiões Norte e Nordeste.
“Vai vir médico de Cuba, da Argentina, da China, de onde tiver. Tudo pra colocar médico no Brasil”, disse Ideli no evento em Goiânia.
Ideli Salvatti também ressaltou em seu discurso a importância das parcerias entre governo federal e governadores, independentemente das rivalidades partidárias. “Até os palanques do ano que vem temos a obrigação de trabalhar pra todos”, afirmou.

Com esta declaração a ministra pode ter arrumado algumas inimizades entre os médicos, mas vai ter milhaers e milhares de pessoas que vão ser muito agradecidas por ter um médico próximo de suas casas.

A oposição a vinda de médicos do exterior, no meu entender, é uma obrigação do governo, desde que tenha se esgotado todas as possibilidades de contratação de médicos brasileiros.

Eles, os brasileiros, não querem, mesmo com um salário de dez mil reais, ir para os mais de 3.000 municípios onde não há medicos.

medicos estrangeiros não é novidade no mundo. Vários países já tiveram esta experiência com ótimos resultados.

Eu apóio. As pessoas pobres que vivem no interior precisam disso.

Nenhum comentário: