sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa no Brasil, fala de corrupção: E a da Igreja, nada?


Em visita ao Brasil, o Sumo Pontífice, leva uma multidão de católicos às ruas do Rio de Janeiro. Sua simpatia é um ponto forte, ao contrário de se antecessor, sério e reservado.

Como um ícone, o Papa Francisco, é importante para uma legião de admiradores. Mas penso que seu discurso é um tanto quanto clichê e fora do contexto atual de mudanças que o mundo exige.

A Igreja católica é, e não poderia ser diferente em seus dogmas, conservadora. Desde os tempos da Inquisição, fez de tudo para manter o seu poder no Estado, mesmo que para isso tivesse que colocar na fogueira, quem tivesse a ousadia de pensar e divulgar idéias diferentes.

Penso também que, por culpa da Igreja Católica, poderiamos estár mais avançados no progresso humano, na ciência e na cultura pois, muito livros e idéias, foram confiscados e/ou destruídos.

Mas voltando a visita do Papa, acho que ele se esqueceu de criticar a sua própria Igreja, não pelo passado, mas pelo presente. Pois o Vaticano, passa por diversos problemas.

Segundo o G1 (leia AQUI) o Papa Francisco falou sobre corrupção nesta quinta-feira (25), em discurso na comunidade de Varginha, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, e pediu aos jovens que "nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança" frente às "notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício".

Tudo bem, a corrupção é um mal no Brasil e, não somente no Brasil. A corrupção está em todo o mundo e é uma das principais causas da desigualdade.

Mas e a corrupção da Igreja Católica?

Do Banco do Vaticano?

Bom disso ele não falou, não era conveniente... Então tá.

Um comentário:

Anônimo disse...

acho que vc não assistiu toda a entrevista do papa .