segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pode uma cidade falir? Detroit não receberá resgate federal.


Uma notícia me chamou a atenção nesta segunda (leia AQUI) na mídia. A cidade norte amenricana Detroit, a maior cidade do estado de Michigan, no norte dos Estados Unidos, está a beira da falência. Sede das maiores indústrias automobilísticas dos EUA e do mundo, entrou em crise em decorrência da invasão dos carros asiáticos que causou a queda de vendas e desemprego.

Detroit é considerada uma das grandes cidades mais violentas dos Estados Unidos, estando em primeiro lugar com a maior taxa de homicídios dentre as 60 maiores cidades estadunidenses, tendo uma média de 47 homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes, em 2006.3

A cidade também sofre com a má distribuição de renda, tendo 26,1% da população da cidade e 21,7% das famílias que vivem em Detroit abaixo da linha de pobreza.

Agora, o governador de Michigan disse neste domingo que ele não buscará um resgate do governo dos EUA para Detroit, acrescentando que a falência era um caminho necessário para reconstruir a cidade, que já foi um grande polo automobilístico norte-americano.

"Eu não espero um. Eu já disse antes que o estado não pode resgatar a cidade de Detroit", disse Rick Synder no talkshow da CBS, "Face the Nation".

"Isso não é apenas sobre colocar mais dinheiro em uma situação".

A cidade pediu concordata na quinta-feira, sobrecarregada com uma dívida de U$18 bilhões e uma base fiscal empobrecida por décadas de perda populacional e problemas urbanos.

Esta é a maior cidade nos EUA a declarar falência e a medida foi surpreendente, apesar de décadas de má gestão fiscal ter tornado isso previsível.

Quase metade da dívida da cidade é destinado a planos de pensão sem fundos e benefícios de saúde para pessoas aposentadas, transformando os trabalhadores da cidade nos maiores perdedores em caso de uma reestruturação.

Steven Rattner, o ex-investidor que conduziu a reestruturação da GM e da Chrysler, pediu esta semana para o governo federal intervir com ajuda financeira.

O vice-presidente, Joe Biden, contudo, disse a repórteres esta semana que a administração não sabia o que fazer.

"Eu acredito que é muito difícil, agora, pedir apoio diretamente", disse o prefeito Dave Bing, neste domingo ao "This Week" da rede ABC.

"Eles têm sido úteis, mas agora que já fizemos nossa solicitação de concordata, acredito que temos que recuar um pouco e ver o que vem a seguir", acrescentou.

O republicano Snyder disse que ele buscaria ajuda federal para programas específicos como a demolição de alguns dos 78 mil prédios abandonados da cidade.

Contudo, ele disse que a falência era necessária para lidar com a dívida da cidade.

"São 60 anos de declínio. Estamos empurrando com a barriga por 60 anos. E minha perspectiva é que já é o bastante", disse ao "Meet the Press" da NBC.

Nenhum comentário: