quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Desemprego na Espanha atinge recorde de 26,02% no quarto trimestre: serão 202 milhões de desempregados no mundo em 2013



Parece que, mesmo com uma melhora da economia na zona do Euro, o número de pessoas desocupadas está em tendencia de alta (leia AQUI) pois o desemprego mundial atingirá mais de 202 milhões de pessoas em 2013 e baterá o recorde absoluto de 199 milhões de 2009, estimou nesta terça-feira a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em seu relatório anual sobre as tendências mundiais do emprego divulgado em Genebra.


"Apesar de uma recuperação moderada do crescimento da produção" esperada para os próximos dois anos, "a taxa de desemprego deverá novamente aumentar e o número de desempregados no mundo vai crescer 5,1 milhões em 2013 para ultrapassar os 202 milhões e ganhar mais 3 milhões em 2014", consideram os especialistas da OIT.

Mas a crise mundial, que ainda está muito presente, não "respeita" nem a realização do Fórum Econômico de Davos, este que é a meca do liberalismo econômico que levou a economia mundial a banca rota, a quase insolvência. Pois sem um regramento imposto estado, que deve defender suas populações, sobre os bancos e o sistema financeiro internacional, de nada vão adiantar as medias de austeridade imposta ao países endividados.

Assim, o que se vê é que, o desemprego continua a afligir as pessoas. Saiu hoje na Folha de São Paulo(leia AQUI) que a taxa de desemprego da Espanha atingiu novo recorde no quarto trimestre de 2012, chegando a 26,02% da população economicamente ativa, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados nesta quinta-feira.


Em números absolutos, 5.965.400 dos mais de 22 milhões de adultos no país estavam sem trabalho entre outubro e dezembro, 363 mil a menos que no período entre julho e setembro. O número de empregados ficou em 16.957.100.

O índice do terceiro trimestre foi revisado e fechou em 25,02%. Ainda não foram divulgados os dados consolidados de todo o ano passado, mas a expectativa é que superem amplamente a meta do governo de 24,6%.

Quer dizer, um terço da população economicamente ativa da Espanha está sem emprego... imaginem com está a vida por lá.

Nenhum comentário: