terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pronto para ser votado, projeto que põe fim a rotulagem de transgênicos recebe críticas


Pronto para a votação final no plenário da Câmara (leia AQUI), o projeto de lei que propõe extinguir a rotulagem específica de produtos com ingredientes transgênicos é criticado por conta dos riscos que pode significar à saúde. O PL 4148, de 2008, de autoria do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), teve requerimento de urgência aprovado em novembro e pode entrar na pauta de votação desta última semana do ano no Legislativo.

Na visão do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a proposta, se aprovada, significa a impossibilidade de rastrear problemas de saúde que afetem a população a longo prazo. O advogado do Idec Flavio Siqueira afirma que o projeto é desfavorável à sociedade por interferir no direito à informação dos consumidores. “Retirar a rotulagem específica afeta a livre escolha do consumidor, sobretudo por não se conhecerem todas as implicações possíveis para a saúde das pessoas no longo prazo. Então, se a pessoa quiser escolher entre usar ou não um produto transgênico, terá seu poder de decisão limitado, pois o produto pode conter elementos transgênicos em sua formulação e não informar”, explica Siqueira.

Só para lembrar.Luis Carlos Heinze é ruralista, e produtor rural, membro da FARSUL (Federação dos Agricultores do Rio Grande do Sul). Assim, não supreende o seu projeto.

Os Organismos Genéticamente Modificados (OGM) ou transgênicos, aida não tiveram a sua segurança assegurada pelos estudos, muita coisa é, como se diz "segredo" das multinacionais que detêm a petente destas sementes, entre elas a Monsanto.

Mais uma vêz, como sempre, que perde, somos nós... Quem manda votar nessa gente descompromissada com o povo...

Nenhum comentário: