segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Retorno de Cuiabá, um dos lugares mais quente que conheci... Mas quente mesmo!

De volta a Porto Alegre, depois de uma semana em Cuiabá, onde participei do XIV ENCOB, já retornei ao trabalho e, normal, muito trabalho. Amanhã vou a Osório para participar de uma reunião sobre o Termo de Referência (TR) para a construção de um barramento móvel entre as lagoas da Fortaleza e Miguel Nunes, entre os municípios de Pinhal e de Cidreira. É um tema controverso que merece toda a atenção dos envolvidos na questão.

Mas eun touxe de Cuiabá, além de umas "bugigangas", conhecimento e conhecidos. Num evento dessa magnitude, tem-se muita coisa a aprender e debater e, os conhecidos, são as pessoas do Brasil inteiro, que trazem para o debate as suas visões de mundo e os problemas nas suas comunidades, nos seus rios.

Também fiz uns passeios clássicos, como um ao Pantanal Matogrossesse e outro a Chapada dos Guimarães, lugares pitorescos que, como geógrafo e estudioso da paisagem, é sempre oprtuno conhecer.

A cidade de Cuiabá, em si mesma, é meio inóspita. É quente, muito quente. Quando chegeuei lá, no dia 4/11, a temperatura estava em 37°C. Com seus quinhentos mil habitantes, na minha visão, uma cidade média mas que tem problemas excessívos, principalmente o transito caótico e as ruas muito estreitas onde, na periferia, corre até esgotos a céu aberto. Fora os transtornos das obras para a Copa 2014. Sem um time de expressão, o melhorzinho é o Mixto, vai construir um estádio de R$520 milhões para três partidas 

Aqui algumas fotos:










Nenhum comentário: