quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Que calor... isso perece que é só o começo.


Com uma mínima de 27,9°C, Porto Alegre registrou hoje a mais alta temperatura mínima em fevereiro desde a década 40, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde já dá uma ideia do que promete ser a tarde de calor na Capital e Região Metropolitana, onde as máximas devem ficar entre 38ºC e 40°C. Mais uma vez, a umidade pode deixar a sensação térmica acima dos 40ºC, como vem ocorrendo desde a última sexta-feira.


____________________________________


Moro em Porto Alegre desde que nasci. Assim, estou aqui a 53 anos e não me lembro de tanto calor. Calor de não se trer um lugar mais fresco para se ficar, a não ser sob o ar condicionado. O sol, por sua vez, está torrando... fritando.


Ao contrário, no Hemisfério Norte, as tempreaturas são as mais baixas em décadas. Estes são os efeitos das mudanças climáticas, agravados pelo El Niño, que está nos levando a sentir na pele, o que está por vir.


Sim, o calor que estamos sentindo hoje, vai se agravar nos próximos verões e, assim como nossos invernos serão, também, cada vez mais intensos, mais frios.


As emissões dos gazes responsáveis pelo agravamento do efeito estufa não dão trégua. Pois cada vez mais se produz mais carros, que consomem petróleo e enchem a atmosfera de CO², se desmata cada vez mais florestas, se contrói cada vez mais arranhacéus e, como se sabe, que com o aumento do padrão de vida das populações antes excluidas, consome mais e mais matérias- primas.


Assim, a natureza está, sem sombras de dúvidas, nos dando o troco...


Pobres de nós...




Nenhum comentário: