terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Paulistanos querem ir para longe de São Paulo: a metrópole é um caos.


Os governos de direita, representados pelos governantes do PSDB/DEM, não passam de facilitadores dos especuladores imobiliários e seu interesses. Sim, pois essa gente, que financia as suas campanhas eleitorais destes partidos, sempre o fazem, em troca de vantagens financeiras, é óbvio.

Não é de hoje que a maior metrópole brasileira, São Paulo, vem assistindo o agravamento dos problemas urbanos. O caos do trânsito, violência, descaso com a saúde e, o que ficou marcado neste verão, os problemas com as inundações.

A cidade de São Paulo está situada em uma região de clima tropical, com invernos secos e verões úmidos, quer dizer, um volume alto de chuvas ocorrem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, principalmente quando estamos em um El Niño, que intensifica as precipitações.

A população de São Paulo, principalmente a mais pobre é, naturalmente, a que mais sofre. Pois como não existe uma política pública na ocupação do solo urbano, quem não tem dinheiro para adquirir um lote urbanizado, ou um apartamento, se vê obrigado a ocupar as áreas impróprias, nas encostas dos morros ou nas várzeas, que são suscetíveis a desabamentos e inundações, respectivamente. Bairros inteiros de São Paulo estão debaixo d’água, por semanas, um caos. E o que o governo estadual (PSDB) e o municipal (DEM) fazem?

O solo urbano de São Paulo está quase que totalmente impermeabilizado dela especulação imobiliária, o que aumenta a torrente que transborda rios e córregos, levando água com esgotos e sujeira para dentro das casas.

E a população não está nada contente com esta situação.

Em pesquisa recente do IBOPE divulgada no Estadão e na Folha de São Paulo dá conta que, somente 28% apóiam o Gilberto Kassab à frente da prefeitura de São Paulo e que, se pudessem e tivessem para onde ir, 57% dos paulistanos deixariam a cidade. Mas nessa divulgação, nestes dois jornais “apoiadores” da direita, não são feitas nenhuma crítica. Mas indo além, vemos aqui que, Para Oded Grajew, membro da secretaria executiva do Movimento Nossa São Paulo, que encomendou a pesquisa ao IBOPE e um dos responsáveis pelo trabalho, que o quadro é alarmante - e totalmente previsível. "A maioria dos nossos governantes é representante de seus financiadores de campanha, que normalmente são grupos ligados à especulação imobiliária, que fazem a cidade crescer sem organização", diz.

Além disso, segundo Grajew, a sobrecarga na infraestrutura, a preferência pelo transporte individual e o abandono dos pobres agravam a sensação de caos urbano. "É um lugar com dois rios enormes e sujos, uma poluição tremenda e uma baita insegurança. Quem quer viver assim?", questiona.


Pois é assim que funciona... Mas até quando?

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice brief and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.