quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Rio Grande do Sul é o lugar que mais choveu no mundo em novembro.


Nos últimos 15 dias, o oeste gaúcho é apontado pelo satélite da NASA como a área em que mais choveu no mundo. "O mapa estima a precipitação de chuva em todo o planeta e, nas duas últimas semanas consecutivas, o oeste do Rio Grande do Sul e o norte da Argentina aparecem disparados na imagem", informa o meteorologista Alexandre Aguiar, da MetSul. Leia (aqui)


De acordo com o instituto MetSul, o volume de chuva registrado naquela região oscila entre 500 e 700 mm - números 10 vezes superiores à média contabilizada em novembro. "Pelo mapa da Nasa, não conseguimos descobrir o volume do segundo ponto do mundo onde mais choveu, mas a imagem nos permite dizer que o primeiro foi em território gaúcho", diz.

O RS, que está situado a mais ou menos entre 30° e 35° de latitude Sul, é uma zona de turbulência climática, caracterizada por choques provocados por frentes frias vindas do sul do continente e pelo ar quente e úmido que chega do norte do País. "Ao se chocarem, formam área de instabilidade e nuvens carregadas, que provocam as chuvas", diz o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo.

Em 2009, o volume anormal de precipitação e a ocorrência de tempestades, são atribuídos ao fenômeno El Niño, que também influencia na ocorrência de chuvas. O aquecimento nas águas do Pacífico deixa o tempo chuvoso no sul do Brasil e secas prolongadas no nordeste e leste País. "Devido ao fenômeno, a previsão é de as chuvas sigam castigando o RS até fevereiro de 2010", informa Pinheiro.

Nenhum comentário: