segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Os caminhos do Litoral Médio e Sul: Uma bela aventura.

A ocupação do litoral pelo Pinus e Eucalipto é um fato preocupante para a manutenção da biodiversidade deste ambiente tão frágil. (BR 101)

Estrada que leva ao Porto do Barquinho, em Mostardas. Vejam as "estradinhas" que eu andei.


Copmo havia dito no post anterior, em minhas férias, iria fazer uma aventura pelo litoral e lagoas. Andei por cinco dias por lugares muito diferentes de quem vai para o Litoral Norte. Aque não existe a agitação de cidades como Tramandaí ou Capão da Canoa, mas a natureza agreste é o atrativo principal.




Andei 1645 kilômetros, entrando em toda a estradinha que me levasse até uma praia, tanto no mar quanto nas lagoas litorâneas. Sai de Porto Alegre, tendo como o marco zero a esquina da Av. Ipiranga com Borges de Medeiros, até Viamão. Pela RS 40, até Capivari do Sul e daí, ingressando na BR 101, em direção sul, passando por Palmares do Sul, Mostardas (onde pernoitei), Tavares, Bojurú e São josé do Norte. Atravessando na balsa a Laguna dos Patos para Rio Grande (pernoite) e indo até Chui (mais um pernoite), no ponto mais meridional do Brasil.




No retorno, passei por Santa Vitória do Palmar até Pelotas (último pernoite), onde fui na Praia do Laranjal e conheci aas charqueadas. Saindo de Pelotas, fui a São Lourenço, Camaquã e, finalizando a aventura, Porto Alegre.




Neste percurso, fiz uma análise da paisagem litorânea, com coordenadas geográficas, fotos, conversas com os moradores locais, usos e ocupação do solo que vou passando aos poucos aqui no blog e, posteriormente, compilar um artigo a respeito.




Aqui vai algumas fotos.

Um comentário:

Antoni Artigues disse...

Estive em POA em maio de 2007 (IX Congresso Internacional de Geocrítica-UFRGS) e singelamente fiquei maravillado (apaixonado) da cidade e de sua gente. Desde então não me tem abandona a saudade. Para curá-la (ou quiçá para alimentá-la) sigo notícias e blogs de RS. Com o que tenho chegado ao seu. Parece-me muito bom, muito interessante. Igual animo-me a imitar-lhe. Gostei de forma de particular o comentário que fez sobre a crise como oportunidade. Ao respeito permito-me enviar-lhe este site
http://www.elpais.com/articulo/cataluna/decrecimiento/elpepuespcat/20070921elpcat_5/Tes
http://www.ua.es/personal/fernando.ballenilla/Preocupacion/Pepa_Decrecimiento.pdf
http://www3.planalfa.es/cidaf/noticias/news%20229.htm
Obrigado por seu blog. Um colega em Espanha, Antoni.