quinta-feira, 10 de julho de 2014

A Copa das Copas, independente de não ganharmos o título, deu Brasil



Não poderia deixar de falar aqui sobre a frustração de não estar na final da Copa do Mundo no Brasil.

Assim como milhões de brasileiros, não pude acreditar na facilidade em empilhar gols pela Alemanha na nossa Seleção. A gurizada parou em campo. Quem lembra da final de 1998 contra a França? Também paramos, graças aos problemas do Ronaldo.

Acho que esta derrota, por enormes 7 x 1, mostra muita coisa e, também deixa de mostrar outras tantas.

Mostra uma seleção imatura, que se julgou órfão de um jogador, Neimar (assim como em 98 com Ronaldo) e, somente por isso... parou em campo. Olha, quando eles entraram em campo com bonezinho "#forçaneimar" e, depois, na hora do Hino, se agarrarem a uma camiseta do Neimar Jr, foi demais... me pareceu que era uma homenagem a um falecido, que morreu em "combate". Não, Neimar, assim como outros jogadores nesta e em outras copas, somente se lesionou.

Uma Seleção não pode depender somente de UM jogador, foi assim agora e foi assim em 98.

Só poderia dar no que deu: uma Seleção apática, amorfa, fraca e sem vontade... E digo, saiu barato, pois se os alemães quisessem, sairiam muito mais gols.

O que não é mostrado, e que influencia nesta nefasta atuação do Brasil, é estrutura do futebol brasileiro.

Desde a Lei Pelé, nossos jogadores e promessas de craques, vão cada vez mais cedo para o exterior e, longe do Brasil, perdem sua brasilidade, tratando de, em caso de uma convocação, atuarem burocraticamente. Quem vai ficar no Brasil depois da Copa?  um ou dois... Os outros vão para os seus clubes no exterior, ganhar suas fortunas... é assim.

Temos uma CBF "particular", de meia dúzia de cartolas, que se submete aos ditames de uma rede de TV, a poderosa Globo, que manda e desmanda em campeonatos e clubes. Chamaram um treinador que, apesar de ter sido campeão em 2002, contra esta mesma Alemanha, já está ultrapassado em seus métodos... Vivemos em um tempo em que há um nivelamento... Camiseta não ganha jogo... O Brasil fez poucos treinos, regados a muita festa, invasão de torcedores, fotos, comerciais, etc.

Quem quer ganhar, faz diferente, talvez como os alemães fizeram, quem sabe...

Mas nada de terra arrasada. O Brasil é grande e se anda é para frente.

A nossa Copa foi nota 10. Perdendo ou ganhando, já somos campeões em fazer este grande evento.

E, agora, vamos que vamo, de qualquer maneira, buscarmos a vitória e a terceira colocação, para tentar apagar um pouco a péssima atuação contra a Alemanha.

Bom, eu sempre digo que somente torço para dois times, a nossa Seleção, é caro, e o meu time do coração, o Grêmio Futebol Portoalegrense. Então, eu diria, quem ganhar ganhou. Por motivos geopolíticos e estratégicos, seria melhor a vitória da Argentina.

Mas isso somente o jogo vai dizer.

Nenhum comentário: