quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Porto Alegre: para a Copa tudo, para o meio ambiente... nada.

Prefeitura inicia remoção de cem árvores para duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre Emílio Pedroso/Agencia RBSOntem, ao atravessar a Av. João Goulart, em frente ao Gazômetro, notei que várias árvores estavam marcadas. Mas não me detive ao que poderia acontecer, pois as árvores eram sadias e frondosas. Pensei eu: "não vai acontecer nada".

Ledo engano, pois hoje, em matéria do Correio do Povo (leia AQUI) dá conta que: O corte de dezenas de árvores na avenida presidente João Goulart, em frente à Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre, provocou indignação e atos de mobilização entre moradores. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), a retirada é necessária para viabilizar uma das obras da Copa de 2014, da duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Para evitar que outras árvores fossem derrubadas, estudantes chegaram a subir em algumas para protestar. “Não vou sair até ter a garantia de que não será cortada”, disse o jovem Felipe Martini, de 23 anos. Ele contou que a cena de devastação foi colocada por um amigo no Facebook, o que gerou a mobilização. “É inaceitável esse tipo de situação”, lamentou.

Enquanto isso, moradores que passavam no local se mostravam desolados com o cenário de devastação com a retirada das árvores. “É um crime contra a cidade. Não é possível aceitar isso”, afirmou a professora Ieda Coelho, que diariamente passa no local. “Retiraram todas as árvores. Aqui é nossa área de lazer. As árvores estavam aqui há décadas. É um crime ambiental”, esbravejou Ana Paula Crippa, que mora no entorno.

Vereadora acionou Ministério Público

A vereadora Sofia Cavedon (PT) acionou o Ministério Público para tentar conter o avanço da retirada das árvores. Ela adiantou que o ato representa um crime ambiental e que levará para debate na Câmara de Vereadores. “É um absurdo um ação dessa da prefeitura sem haver nenhum aviso”, afirmou.

A estimativa é de que cerca de cem sejam retiradas. Como compensação, a Smam anunciou que haverá o plantio de 400 outras unidades. Em função da quantidade de galhos na rua, o trânsito ficou complicado na avenida João Goulart.

Isso é que é "cuidado" com a cidade, ao invés de adaptar as obras ao que já existe, não... o negócio é botar a baixo as árvores. Moro no centro e estou indignado com o corte. Espero que a vereadora Sofia Cavedon consiga frear o corte, o que eu sinceramente não acredito.

Um absurdo... mas fazer o que? É a Copa. 

Nenhum comentário: