Os caminhos do Litoral Médio e Sul: Uma bela aventura.
A ocupação do litoral pelo Pinus e Eucalipto é um fato preocupante para a manutenção da biodiversidade deste ambiente tão frágil. (BR 101)

Copmo havia dito no post anterior, em minhas férias, iria fazer uma aventura pelo litoral e lagoas. Andei por cinco dias por lugares muito diferentes de quem vai para o Litoral Norte. Aque não existe a agitação de cidades como Tramandaí ou Capão da Canoa, mas a natureza agreste é o atrativo principal.
Andei 1645 kilômetros, entrando em toda a estradinha que me levasse até uma praia, tanto no mar quanto nas lagoas litorâneas. Sai de Porto Alegre, tendo como o marco zero a esquina da Av. Ipiranga com Borges de Medeiros, até Viamão. Pela RS 40, até Capivari do Sul e daí, ingressando na BR 101, em direção sul, passando por Palmares do Sul, Mostardas (onde pernoitei), Tavares, Bojurú e São josé do Norte. Atravessando na balsa a Laguna dos Patos para Rio Grande (pernoite) e indo até Chui (mais um pernoite), no ponto mais meridional do Brasil.
No retorno, passei por Santa Vitória do Palmar até Pelotas (último pernoite), onde fui na Praia do Laranjal e conheci aas charqueadas. Saindo de Pelotas, fui a São Lourenço, Camaquã e, finalizando a aventura, Porto Alegre.
Neste percurso, fiz uma análise da paisagem litorânea, com coordenadas geográficas, fotos, conversas com os moradores locais, usos e ocupação do solo que vou passando aos poucos aqui no blog e, posteriormente, compilar um artigo a respeito.
Aqui vai algumas fotos.