Racismo na TV: Sim ou Não? Ou como ridicularizar a mulher negra e pobre.
A TV Globo, aos sábados a noite, em horário nobre, leva ao ar um programa "humorístico" completamente sem graça, o Zorra total. Este programa, nada mais faz do que axincalhar personalidades e, também, as pessoas do povo. Como seu diretor mais poderoso, Ali Kamel, que já escreveu um dia o livro intitulado “Não somos racistas – Uma reação aos que querem nos transformar em uma nação bicolor” (leia AQUI), não vê problema algum na criação de estereótipos ridicularizando o negro(a), sempre como sendo pobre, feio e ignorante e, neste caso, mulher.
Pois a personagem Adelaide (leia AQUI) , interpretada pelo ator Rodrigo Sant'Anna no programa da Rede Globo, é uma mulher negra e pobre, que circula pelo corredor do metrô com seu "tablet", pedindo "50 centarru, 25 centarru, dez centarru" aos passageiros, vem causando forte reação da sociedade. Para viver a personagem, cujo bordão é "a cara da riqueza", o humorista escurece a pele com maquiagem. Ele também usa um nariz falso e uma prótese na boca sem os dentes da frente.
ONGs e espectadores denunciaram o programa à Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, alegando que o personagem apresenta "estereótipos racistas". As acusações foram levadas à 19ª Promotoria de Investigação Penal, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que está investigando o caso.
A mobilização, que começou de forma dispersa na internet, ganhou força depois que Humberto Adami, diretor do Iara (Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, o mesmo que propôs ações contra a adoção de "Caçadas de Pedrinho" e "Negrinha", de Monteiro Lobato, em que supostamente havia racismo), levantou a questão em seu blog. "A quem o personagem faz rir? Àqueles que não se comovem com o sofrimento e a luta das mulheres negras brasileiras. E que ainda lhe imputam a responsabilidade pela situação de descuido", questionou o advogado em post publicado no fim de julho.
Pois então eu pergunto, isso é ou não é racismo na TV?
4 comentários:
pensamento:
Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor. ( do livro Desaforismos de Georges Najjar Jr )
Deviam também criticar os diversos tipos de racismo vistos nos programas do Pânico na TV. Lamentável ...
AH! MAIS TB TUDO QUE FALA DE NEGRO. ALGUMAS PESSOAS JÁ PENSAM QUE É RACISMO, PRECONCEITO!!!!SE NÃO COLOCA O PRETO FALA, SE COLOCA TB FALA, É DIFICIL ENTENDER VCS, HEIM!! SEMPRE VAI TER PRETO POBRE!!!!
CLARA!!!
Mina, vc é retardada ?
Postar um comentário