terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A "crise" e o comportamento dos brasileiros


O consumidor brasileiro mostrou-se mais confiante no primeiro mês do ano. É o que revelou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de janeiro, que subiu 3% na comparação com mês passado, segundo informou há pouco a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ainda segundo a fundação, nos três anos anteriores, o índice havia subido em média 1,6% nesta mesma época do ano.O índice passou de 97,4 pontos em dezembro para 100,3 pontos em janeiro, em uma escala que vai de 0 a 200.O índice é composto por cinco quesitos da "Sondagem das Expectativas do Consumidor", apurada desde outubro de 2002 (com periodicidade trimestral, até julho de 2004, quando passou a ser mensal).

O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 2 e 22 de janeiro. Às 11h a FGV concede coletiva de imprensa sobre o indicador.Vendas de supermercados do País crescem 8,98% em 2008, e a renda do brasileiro cresce e Associação Brasileira dos Supermercados destaca desempenho positivo no ano.

O faturamento dos supermercados do País cresceu 27,12% em dezembro ante novembro e 6,07% contra igual mês de 2007, segundo dados em termos reais divulgados pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), nesta terça-feira, 27. Em 2008 como um todo, o faturamento subiu 8,98%. O dado segue a expansão de 5,92% apurada em 2007 e ficou próximo da estimativa da entidade de alta de 9% a 10%.

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