segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Um pouco da história da conquista da fronteira meridional do Brasil e o gaúcho.

Durante muito tempo, a colonização das terras do sul, pelos portugueses, foi protelada. Existia uma crença de que não haveriam muitas riquezas por aqui, pois ao navegarem pela costa do Rio Grande do Sul, somente se vislumbravam dunas e mais dunas.
Mas com o tempo, foram se chegando por aqui. E, aos poucos, começaram a dar-se conta de que, era primordial, para a soberania das terras portuguesas, a fixação da fronteira com o território espanhol.
Mas o povo aqui sediado, não tinha contingente para fazer frente às constantes invasões e ocupações de nossas terras. Para tanto, o império convoca, principalmente em São Paulo, familias para povoarem a região do pampa e defenderem a fronteira.
Em troca, cada familia, receberia em pagamento, 30 mil hectares de terras, podendo fixarem-se por aqui e prosperarem. E foi de São Paulo que, a grande maioria, se dispôs a vir como colonos e soldados da coroa.
Realmente foi feito o trabalho. Conseguiram conter os espanhóis e, a título de recompensa, os 30 mil hectares (uma razoável quentia de terras até para aquela época) foram distribuídos. Aí vem a parte "boa". Os colonos paulistas, muito espertos e amigos dos tebeliões da província, fizeram o seguinte: ao invés de 30 mil hectares para cada família, se apossaram dessa quantia, para CADA membro da família. Eis aí a origem do latifúndio da região da campanha, que perdura até aos dias de hoje.
Bom, e como estamos durante a semana farroupilha, onde se propaga o "gauchismo", podemos dizer que, o gaúcho, aquele da estância, do gado, da bombacha, da espora...nada mais é do que um paulista. E o pior, um paulista mal caráter, que se apropriou de terras que não lhe pertenciam.

Nenhum comentário: