sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vazamento azeda laços entre EUA e Rússia: Wikileaks está estremecendo o mundo do poder.



Vem causando muitos incômodos a divulgação de documentos tidos como confidenciais pelo já famoso site Wikileaks ( leia AQUI). Os textos, na sua grande maioria telegramas trocados entre a diplomacia norte americana, estão desnudando as reais intenções dos EUA em suas relações internacionais. A hipocrisia é o tom, inclusive deixando as relações (perigosas) entre EUA e Rússia, estremecidas:  

"Prioridade da política externa da Casa Branca, a tentativa de "reinício" das relações Estados Unidos-Rússia azedou com a revelação do conteúdo de 3.376 telegramas secretos da embaixada americana em Moscou pelo site Wikileaks.

Nos textos, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, foi qualificado como "um líder cínico, corrupto e ocasionalmente brutal", e a Rússia foi descrita pelos telegramas diplomáticos revelados como um país que sofre com a corrupção.

A esse constrangimento se somou a insatisfação do Kremlin com uma possível desaprovação do tratado bilateral de redução de arsenais nucleares, o Novo Start, pelo Senado americano. A ainda pendente associação da Rússia ao projeto de construção do sistema de defesa antimísseis na Europa também marca a insatisfação russa".

Os americanos, que se acham os donos do mundo, já estão acionando todos os organismos internacionais para tentar impedir que continuem as publicações que, mesmo não sendo TOP SECRET, demosntram o pensam e sentem a cúpula do poder dos EUA.

Nenhum comentário: