terça-feira, 28 de dezembro de 2010

E O PIG DE OURO VAI PARA....


Esta é para encerrar o ano e o Governo Lula. Durante oito anos o PIG (Partido da Imprensa Golpista) e seus cães de guarda ou "colonistas" como diz o Paulo Henrique Amorim, axincalharam TUDO a que se refere ao Lula... Seu governo, as pessoas que trabalham para o governo, as obras, não escapou nada.

Não se pode negar os equívocos, erros, descaminhos e outras coisas que, também, fazem parte de um governo.

Mas aqui eu repasso uma matéria que resume o que os 4% que desaprovam o Governo Lula disseram nestes últimos oito anos e que merecem um troféu "PIG de ouro" por categorias, assim como ocorre com a premiação do Oscar.

A matéria saiu AQUI

“Lá [em Honduras] como cá houve, na verdade, um contragolpe. Aqui, por uma ação militar que deixou o
Congresso diante de um fato consumado: a invacância da presidência, com a fuga de Goulart para o exterior. Lá, por uma ação totalmente dentro da legalidade.” (Alexandre Garcia, em 29/12/2009.)

Comentário: Documentos vazados pelo Wikileaks comprovam que o EUA assume ter ocorrido um golpe de Estado ilegal

“Na cobertura da tragédia da TAM, a grande imprensa se portou como devia. [... Ela] foi, honestamente, testando hipóteses, montando um quebra-cabeça que está longe do fim.” (Ali Kamel)

Comentário: Embora a mídia jogasse a responsabilidade pela a tragédia no Governo Lula, o acidente foi causado por falha humana

“Lula ressuscita a CPMF para vingar-se dos que sepultaram o sonho do terceiro mandato.” (Augusto Nunes em 5 de novembro de 2010)

Comentário: Por ser um estadista, Lula sempre respeitou o jogo democrático e nunca visou o terceiro mandato.

“A adversária com que sonham todos os candidatos do mundo“. (Augusto Nunes, título de post no site da “Veja” 7/2/2010)

Comentário: Dilma virou o pesadelo do Serra

“O chanceler de Lula é só um áulico a caminho da lata de lixo da História.” (Augusto Nunes, título de post no site da revista “Veja” 16/11/2010)

Comentário: A famosa e respeitada revista Foreign Policy elegeu o Celso Amorim como o melhor Ministro das Relações Exteriores do mundo. Quem tem mais credibilidade?

“Eu não estou dizendo que Lula é nazista. [...] O que estou dizendo é que Lula e o PT, de modo geral [...] têm sistematicamente recorrido a símbolos e táticas que [o teórico nazista] Carl Schmidt de bom grado aprovaria.” (Bolívar Lamounier, 22/10/2010 Sobre a campanha)

Comentário: A campanha de José Serra para a presidência utilizou redes neonazistas para caluniar a Dilma Rousseff

“Todos os limites foram ultrapassados; não há como o Congresso postergar um processo de impeachment contra Lula. Ou melhor, a favor do Brasil.” (Boris Casoy, “Folha de S. Paulo”, 28 de março de 2006)

Comentário: O mensalão nunca foi provado. O PIG tentou usar o escândalo para golpear o Governo Lula

“Duzentas pessoas estão mortas. Elas devem ser somadas às 154 vidas segadas no Boeing da Gol que colidiu com o jato Legacy. Balanço terrível do caos da aviação: 354 vítimas da incompetência, da corrupção, da omissão e do desgoverno.” ”O presidente é o responsável” (Carlos Alberto Di Franco)

Comentário: Desligamento do transponder pelos pilotos no jato Legacy ocasionou o acidente

"Não se pode dizer que o ano foi bom para a economia do Brasil.” (Carlos Alberto Sardenberg, Rádio CBN em 28 de dezembro de 2009)

Comentário: Em 2009, enquanto os países sofreram grave recessão e cortes de emprego, o Governo Lula continuou a política de geração de empregos. O saldo de empregos foi de 1.765.980

“(Lula)… passou seu governo inteiro no palanque, anunciando planos e mais planos, metas e mais metas, inaugurando várias vezes a mesma obra. Uma parte da imprensa simplesmente aderiu ou foi obrigada a isso pelo volume das verbas oficiais de publicidade. A imprensa livre e independente, apesar das reclamações do presidente, sempre cobriu essas atividades, o que ampliou os palanques. (Carlos Alberto Sardenberg, “Lula é o nosso Mao; FHC, o nosso Deng, 21 de dezembro de 2010)

Comentário: 87% de aprovação popular contraria isso. Só se inaugura obras porque elas existem. Quer dizer, o José Serra inaugura maquetes, né? Quer dizer que Sardenberg é independente? Huumm

“A provável reeleição de Lula é sinal de que, para boa parte dos brasileiros, a ética e a honestidade definitivamente deixaram de ser valores em si mesmas, para tornarem-se qualidades subjetivas.” (Cora Rónai, em 28 de setembro de 2006)

Comentário: O PIG mostra não suportar o jogo democrático, muito menos respeitar o voto soberano e o povo brasileiro.

“Fato é que os Poderes, os partidos, os políticos, as instituições, as entidades organizadas, a sociedade estão todos intimidados, de cócoras ante um mito que se alimenta exatamente da covardia alheia de apontar o que está errado.” (Dora Kramer, “Uma Nação de Cócoras” 15/10/2009)

Comentário: A dondoca indignada por ninguém escutar seu cacarejar.

“O segundo erro foi tratar como autêntica uma ficha cuja autenticidade, pelas informações hoje disponíveis, não pode ser assegurada – bem como não pode ser descartada.” (Folha de S. Paulo sobre a ficha falsa do DOPS sobre Dilma Rousseff)

Comentário: Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Bicho Papão e ET de Varginha. A autenticidade desses personagens não pode ser assegurada – bem como não pode ser descartada.

“E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo.” (Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais, em 17 de março de 2010)

Comentário: Estamos esperando os meios de comunicação serem honestos e dizer que são de oposição

“A irritação do presidente Lula com as críticas demonstra a dificuldade de conviver com a democracia.” (Marco Antonio Villa, Folha de S. Paulo, 24 de setembro de 2010. Contexto: Lula criticou a imprensa)

Comentário: Como diz o Lula: “Não existe maior censura do que a ideia de que a mídia não pode ser fiscalizada”

“O PT vai pensar com mais cuidado na escolha de seu candidato para a Presidência. Será mesmo a Dilma Rousseff? Se alguém quiser dar nome a um poste, pode chamá-lo de Dilma. Ela nunca foi eleita para um cargo representativo, não tem experiência eleitoral. Como pretendem jogá-la na eleição de 2010, que se anuncia como a mais disputada da história republicana do Brasil?” (Marco Antonio Villa, no “Estado de S. Paulo” 28/10/2008)

Comentário: Uma mulher que lutou contra a ditadura, foi barbaramente torturada, Secretária Municial da Fazenda, Secretária de Minas e Energia, Ministra de Minas e Energia, Ministra da Casa Civil e foi eleita Presidenta do Brasil pode ser considerada um poste?

“Serra foi atingido, sim, por uma bobina de papel crepe (o tal ‘artefato’) que, arremessado com força, pode provocar danos graves na pessoa atingida.” (Merval Pereira, em 24 de outubro de 2010)

Comentário: O fato é que José Serra foi atingido somente uma vez e por uma bolinha de papel, contrariando a versão do PIG.

“Depois de aparelhar o estado por oito anos, numa versão petista de ‘o estado sou eu’, Lula bradou ontem num comício em Campinas que ‘a opinião pública somos nós’. Do alto de sua popularidade, nosso Luis XIV tropical acha definitivamente que tomou posse do povo brasileiro.” (Lauro Jardim, em 19 de outubro de 2010.)

Comentário: O PIG nervoso por descobrir através do Lula que o povo brasileiro são seres pensantes.

“Se o Serra ganhasse, faríamos uma festa em termos das liberdades.” (Demétrio Magnoli, 1/3/2010).

Comentário: Que liberdade o Serra prega? A de imprensa? Logo ele que é responsável por demissões de jornalistas e roubo de gravações na CNT?

“Impressionante como a política atrai vagabundo e picareta, aproveitar pelo presidente da república que não vale nada,vai demorar gerações para que o Brasil desfaça o mal que o Lula fez, eu tenho que desmistificar esse picareta que está na presidência da república” (Marcelo Madureira, Manhatan Connection, 03 de outubro de 2010)

“Este governo que está aí é um governo autoritário que não perde a oportunidade de mostrar seu autoritarismo” (TV Estadão, 02 de março de 2010)

Comentário: Caceta e Planeta acabou, mesma tática de Tasso Jereissati e César Maia: Ao ficar desempregado, ataque o Lula por toda frustração e impotência sexual guardada ao longo da vida.

“Dilma não é uma ameaça ao vernáculo ─ mas à segurança nacional. Essa mulher evidentemente não tem a menor condição de representar um único brasileiro ─ sequer seu neto Gabriel, ainda ‘unborn’. (…) No dia em que o Criador, depois da última cinzelada na criatura, ordenou ‘Fala Dilma’, o mito começou a ruir.” (Celso Arnaldo, no site da “Veja”, 16/5/2010)

Comentário: O neto da Dilma nem havia nascido e o PIG já o bombardeou. “O mito começou a ruir”? Só digo isso: Dilma Presidenta.

“Cada vez mais, Lula tem menos chances. A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira pelo Jornal Nacional mostra que o presidente Lula foi atingido em cheio pelas denúncias.” (Cristiana Lôbo, em artigo no jornal “O Globo” 29/8/2005)

Comentário: Cristiana Lôbo como jornalista é uma ótima vidente. Ops, nem isso!

“O Brasil pode não aderir, mas é incapaz de impedir a formação da Alca.” (Eurípedes Alcântara, em artigo na revista “Veja” 15/10/2003)

Comentário: Ministro Celso Amorim disse tudo sobre o Alca: “(…)foi melhor talvez mesmo não ter tido a Alca. A crise nos EUA demonstrou isso. Nós ficamos mais protegidos, tivemos mais liberdade. E pudemos investir numa política Sul-Sul. E nada foi mais importante do que o processo de integração da América do Sul”

“Em breve, o número de carentes duplicará e o dispêndio com o programa, também.” (Ferreira Gullar, em artigo na “Folha de S. Paulo” 5/7/2009)

Comentário: A verdade é que mais de 2 milhões de famílias deixaram o programa por ter ascendido socialmente. Vale ressaltar também que nas famílias beneficiadas, há um aumento na frequência escolar e na aprovação. Há também redução trabalho infantil e no abandono escolar

“Gripe [suína] pode afetar até 67 milhões no Brasil em até oito semanas. [...] De 3 milhões a 16 milhões desenvolverão algum tipo de complicação a exigir tratamento médico e entre 205 mil e 4,4 milhões precisarão ser hospitalizados.”Helio Schwartzmann, em matéria na “Folha de S. Paulo” 19/7/2009)

Comentário: Documentário estrangeiro (legendado) mostra o quão golpista foi essa ”Operação Pandemia”

“Aécio fecha acordo para ser vice de Serra.” (Kennedy Alencar, em coluna na “Folha de S. Paulo” 17/5/2009)

Comentário: Mais uma barrigada… quer dizer, furo jornalístico.

“O governo Lula terminou quando ele não soube ou não pôde enfrentar sem medo o mar de lama do caixa 2 do PT, do mensalão de Delúbio Soares e das falcatruas alimentadas pelo loteamento de cargos públicos.” (Lucia Hippolito, em artigo no “Globo” 2005)

Comentário: Será que a Lucia Hippolito também estava bêbada ao escrever? (Youtube)

“Lula, o Lírico da Marolinha, deveria se desculpar pela besteira que falou. O efeito da crise no Brasil, no que concerne ao emprego (ver um dos posts abaixo), já está mais perto mesmo de uma tsunami.” (Reinaldo Azevedo, em post no site da “Veja” 14/1/2009).

Comentário: Mais uma vez terei de citar, o que houve foi um tsunami de empregos. Em 2009, enquanto os países sofreram grave recessão e cortes de emprego, o Governo Lula continuou a política de geração de empregos. O saldo de empregos foi de 1.765.980

“Vocês viram essa? Lula, ao deixar a Presidência, quer escrever de vez em quando. Sim, vocês leram direito: escrever” (Ricardo Setti, Veja, 28 de outubro de 2010)

Comentário: Silvio Santos (empresário) não cursou ensino superior. Bill Gates (empresário – Microsoft), Michael Dell (empresário – Dell) e Steve Jobs (empresário – Apple) não concluíram o ensino superior. Por que não cobram dos milionários? O PIG se mata de inveja, não conseguem aceitar que Lula é “O Cara”.

“Por que devemos curvar-nos ante a magnificência presidencial de um pervertido que se gaba de ter tentado estuprar um companheiro de cela e diz sentir nostalgia do tempo em que os meninos do Nordeste tinham – se é que tinham – relações sexuais com cabritas e jumentas?” (Olavo de Carvalho, Diário do Comércio 20/12/2010)

Comentário: Como todos sabemos, a história do estupro é falsa. Mas o Olavo de Carvalho com certeza ganhou o troféu de FILHO DA P* do ano com esse comentário.

“(…) com Lula no poder o Brasil tornou-se, de forma premeditada, um dos países mais corruptos do mundo, onde a população se deixa escravizar seis meses ao ano para, entre outras mazelas, financiar o incontrolável aparelhamento da máquina pública, a bilionária propaganda enganosa, os “movimentos sociais” criminosos, as incontáveis ONGs parasitárias, o fausto palaciano, os partidos políticos de aluguel, programas sociais fraudulentos, etc., para não falar no enriquecimento súbito e milionário de amigos e familiares” (Ipojuca Pontes, “Lula, o filho do Mal” 21 setembro de 2009)

Comentário: Como vocês veem, o Brasil é o pior lugar do mundo para se morar.

“É óbvio também que ao longo dos últimos anos os fatos se impuseram, de maneira impiedosa, aos que elogiaram a política externa de Lula como um de seus grandes feitos. Quem sabe perdeu-se muito tempo à procura do ponto G.” (William Waack, Globo, 29 de junho de 2007)

Comentário: Saiu no jornal alemão Der Spiegel: “Lula salta para a Grande Liga da diplomacia mundial“. Quem tem credibilidade?

“A biografia de Lula será escrita nos tribunais. O julgamento histórico de seus oito anos no poder estará estampado numa série de inquéritos penais.” (Diogo Mainardi, Veja, 20 de março de 2010)

Comentário: A biografia do Lula está concorrendo ao Oscar.

“Sobre o livro ‘Lula, minha anta‘, no caso é anta substantivo e não adjetivo. Eu não tenho grande apreço pelo intelecto do presidente mas nesse caso é animal de caça, eu caçei esse bicho durante 2 anos e ele conseguiu fugir” (Diogo Mainardi, no Programa do Jô)

“Na única vez que fiquei ao lado do Lula, eu cometi um ato criminoso. Isso deve ser um indicativo de alguma coisa” (Diogo Mainardi, no Programa do Jô falando que participou de uma greve”)

Comentário: Mainardi como todos sabem, sofre de inveja crônica. Além disso, é citado pelo Nassif como lobista de Daniel Dantas.

“A chamada política nacional dos direitos humanos do governo Lula põe fim à liberdade de expressão e opinião dos meios de comunicação e de pesquisa científica. Ainda dá um chute no balde de nossa galinha dos ovos de ouro, o agronegócio. Comparadas com isso aí, as reformas de base de João Goulart que levaram os militares ao poder em 64 é café pequeno, mas hoje o presidente assina sem ler, a oposição também não lê e os militares, bem, alguém sabe por onde anda os militares?” (José Nêumanne Pinto, SBT)

Comentário: Por um momento pensei que Nêumanne estivesse convocando um golpe militar. É incrível como o PIG que prega “liberdade de imprensa” e ao mesmo tempo adora uma ditadura.

“Dilma parece estar no seu inferno astral. Além da radioterapia, ela enfrenta a entrada em cena de Marina, o empate com Ciro nas pesquisas, o envolvimento desgastante de Lula e do PT com a defesa de Sarney e, enfim, a cristalização da imagem de mentirosa (diploma, dossiê contra FHC, embate com Lina Vieira, versões divergentes de sua ação no caso Varig)” (Eliane Cantanhêde, Pulverização Governista, agosto de 2009)

Comentário: Lina Vieira é casada com ex-ministro de FHC e suspeita de tráfico de influência e prevaricação. Dilma Rousseff, a presidenta do Brasil, é a mentirosa?

“O governo tem que ter um plano para enfrentar a recessão. (…) O problema da tese da marolinha é que ela foi um diagnóstico errado e quando o governo erra no diagnóstico, ele não vê o que está realmente acontecendo na economia. (…)” (Miriam Leitão, no Bom Dia Brasil (Globo) em 2009)

Comentário: Chega a ser cômico as análises da Miriam Leitão, só para citar: “Brasil ganha nota máxima em medição da reação à crise” e “Brasil recebe elogios por reação à crise global”. Mais uma barrigada do PIG.

“OK, NINGUÉM É perfeito. Mas por um momento Obama nos pareceu a pessoa mais perfeita do mundo; aquele presidente que adoraríamos ter. Mas pouco tempo passou para ele dar uma pisada de bola. Foi quando disse, de maneira elogiosa, que Lula era o “cara”. Tudo bem, ele não pode saber de tudo o que acontece no Brasil, mas para isso tem 500 assessores que deveriam contar as barbaridades que o nosso presidente diz -e permite que façam.” (Danuza Leão, Folha de São Paulo, 12 de abril de 2009)

Comentário: É o famoso”complexo de vira-latas”, o que vem de fora é melhor. O PIG acha tudo de fora bonitinho, já o que é brasileiro é ruim. Veja o discurso histórico de Lula sobre isso (Youtube)

“A idéia de comemorar as bodas de pérola com uma festa caipira não podia ter sido pior. O Brasil tem tantos regionalismos bacanas, uma culinária riquíssima, várias maneiras de ser cheias de ginga e charme que deslumbram o mundo inteiro, e o presidente e dona Marisa Letícia vão escolher logo uma caipirada dessas?” (Danuza Leão, 15 de junho de 2004)

Comentário: O PIG possui um ódio enorme do povo brasileiro e de sua cultura.

“Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos. Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes , as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo. Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações.“

Comentário: Olavo de Carvalho chama o Lula de pervertido e estuprador, já Jabor chama de psicopata. Essa é a ética do PIG

“Lula deve desculpas a Serra. Chamou-o de mentiroso sem ver os vídeos que reconstituem o incidente. Se os tivesse visto, não teria mentido, pois só uma pessoa desonesta (e as houve, muitas) não via que retratavam dois episódios, distintos. Serra foi atingido duas vezes, por uma bola de papel e por um objeto mais pesado. A entrada de Nosso Guia [Lula] no debate foi um golpe desleal, demagógico. Se tivesse ocorrido um “dia da farsa”, com Serra simulando uma agressão, teria havido uma malfeitoria de candidato. Infelizmente o farsante foi Lula” (Elio Gaspari, 24 de outubro de 2010)

Comentário: O Indio da Costa deve estar certo então: “Eu estava ao lado do Serra quando aquele pacote enorme bateu na cabeça dele e fez até barulho, tinha 2kg. Veio numa velocidade enorme” Um OVNI

“(…) antes de mais nada, é a popularização do automóvel, hoje qualquer miserável já tem um carro. (…) Essa popularização do automóvel é resultado deste governo espúrio que popularizou por crédito fácil o carro para quem nunca tinha lido um livro” (Luiz Carlos Prates, comentando sobre acidentes trânsito na RBS, 2010)

Comentário: Para o PIG, pessoas de classe social mais baixa não podem ter carro. Não deveria nem ficar no mesmo ambiente das pessoas ricas. Será que só pobres causam acidentes? “Juíza, com suspeita de embriaguez, foge de blitz policial e bate em 8 carros em Porto Alegre”

“Como se sabe, o PAC é uma criação literária de razoável sucesso. Sob seu condão, até dragagem de lodo virou aceleração do crescimento. O PAC é tudo. Conseqüentemente, não é nada. E um centavo de nada também é nada. Nada mais apropriado do que um ministro (Mantega) abstrato dando uma declaração contundente sobre um programa abstrato, a mando da Mãe do PAC – a abstração em pessoa – e tudo sendo dissolvido em uma frase por Lula, o concreto. Agora, anunciando que continuará concreto a partir de janeiro. Lula 12 anos. Se dá certo com uísque, por que ele também não pode envelhecer sem sair da garrafa?” (Guilherme Fiuza, portal EXAME, 8 de dezembro de 2010)

Comentário: O próprio PIG diz que o PAC concluiu 82% das obras previstas para 2010 com investimento de 619 bilhões de reais. O PIG necessita de coordenação, ou o PAC existe ou não. Assim os colOnistas terão um piriPAC.

Segundo Lula, as “elites” querem os pobres e os negros fora das universidades. Que pessoas integram essas elites? (…) As “elites”, afirma o presidente, são também contrárias aos programas de transferência de renda e, de modo geral, aos programas sociais. Mais uma vez: quem se opõe, de fato, a esses programas? (…) Ele comete um pecado mais grave que o da imprecisão quando se refere, por exemplo, a defensores da privatização do Banco do Brasil. Quem defendeu essa privatização? Qual de seus concorrentes políticos propôs a venda desse banco ou da Caixa Econômica Federal? (Rolf Kuntz, “Lula, Chávez e seus preciosos inimigos”, 12 de novembro de 2009)

Comentário: DEM entra com Ação no STF contra o ProUni. PSDB e DEM defendem as privatizações. Oposição chama Bolsa Família de Bolsa Esmola. Será que responde?

“Vejamos, agora, onde o Influente (Lula), de fato, influenciou. Ele influenciou a decisão brasileira de não declarar as narco-guerrilheiras Farc como organizações terroristas. Ele influenciou a eleição de Evo Morales que fez campanha anunciando que agiria contra a presença da Petrobras na Bolívia. Ele influenciou a eleição de Lugo, que fez campanha anunciando que agiria contra o acordo com o Brasil em Itaipu. Ele influenciou a OEA a favor da readmissão de Cuba na organização e, dias depois, influenciou a decisão da OEA contra a destituição do golpista Manoel Zelaya em Honduras. Ele sistematicamente protege regimes de esquerda quando são votadas, em organismos internacionais, moções de repúdio a violações de direitos humanos. Visitou e recebeu afetuosamente todos os ditadores do planeta. Ele é o Influente. Ele é o cara.” (Percival Puggina, “O Influente”, Zero Hora, 03 de janeiro de 2010)

Comentário: E o Lula foi premiado pelo Le Monde como o “Homem do Ano 2009″. Só o PIG acha ruim

“Em nome da conquista do poder, todos se calaram. O MST entrou no jogo, mas está saindo. E o barril pode explodir” (Denis Rosenfield, Veja, 23 de julho de 2003)

Comentário: Cadê a explosão?

Pois é assim, como se diz: a caravana passa e os cães latem...
 
Aqui no Rio Grande do Sul, a Zero Hora já começou a fazer o seu papel... de PIG. Nem o Governo Tarso assumiu e já ganha as páginas... na sacanagem... sutilmente...
 
Dilma e Tarso que se cuidem.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Planeta extremo: o clima da Terra está descontrolado.

Julio Cortez/AP

Quando se fala em Aquecimento Global, que está causando as mudanças climáticas, nos vêm à mente um planeta escaldante. Sabe-se que a temperatura média da Terra já aumentou por volta de um grau celsius desde a Revolução Industrial, mas as loucuras do clima, causam também, os grandes contrastes de tempreaturas altas e muito baixas e, também, os cataclismos.

Enquanto temos um calor de 35 graus aqui, no Hemisfério Norte, o frio está implacável.

Leia AQUI que uma nevasca que atingiu o nordeste dos Estados Unidos entre domingo e segunda-feira chegou tarde para compor a paisagem do Natal, mas cedo para frustrar os planos de milhares de passageiros que pretendiam viajar de avião, trem ou ônibus antes do Ano-Novo.


Mais de 1,5 mil voos foram cancelados nos três maiores aeroportos de Nova York. Em Washington, Baltimore, Chicago e nas Carolinas do Sul e do Norte, o número de decolagens e pousos também foi reduzido praticamente a zero.
 
Na Europa também ocorem nevascas que chegaram antes do previsto, causando problemas em diversos países.
 
Por aqui, vamos torrando...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Nasa acaba com o mistério: imagens do lado escuro da Lua

Sonda da Nasa irá fazer mapas dos terrenos e crateras da Lua; tom em vermelho indica as áreas mais elevadas
Os mais antigos ou os fãs do Pink Floyd, conhecem um dos grandes clássicos da banda The dark side of the moon. Feita em homenagem ao ex-lider Cyd Barrett, a músia fala da loucura.

Mas hoje, o lado escuro da Lua, não é mais segredo ou um mistério, pois uma sonda da agência espacial americana, Nasa, (leia AQUI), está permitindo aos pesquisadores criar o mais completo e preciso mapa da Lua.

A Sonda de Reconhecimento Lunar da Nasa usa um dispositivo, o Altímetro a Laser da Sonda Lunar (Lola, na sigla em inglês), para fazer mapas dos terrenos e crateras da Lua, incluindo o lado mais distante.

"O conjunto de dados está sendo usado para a criação de mapas de terreno e mapas digitais de relevo que se servirão como referência fundamental para futuras missões científicas e de exploração à Lua", disse Gregory Neumann, do Centro de Voos Espaciais Godard da Nasa.

Mapa do hemisfério sul da Lua feito com imagens de sonda; tom em vermelho indica áreas elevadas e em azul, as baixas

"Depois de um ano recolhendo dados, já temos quase cerca de 3 bilhões de pontos de informações do Altímetro a Laser da Sonda Lunar a bordo da Sonda de Reconhecimento Lunar."

Neumann afirmou que a equipe de pesquisadores espera continuar coletando as medidas do terreno da Lua e, perto dos polos, os cientistas esperam "fornecer capacidade de navegação próxima a do GPS".
A capa do antológico disco do Pink Floyd que revoucionou a música dos anos 70 - 80.

Oposição garante a assinatura necessária para abrir a CPI da Saúde em Porto Alegre... vai feder

Parece que agora sai a CPI da saúde em Porto Alegre (leia AQUI). Pois desde janeiro deste ano, o Vereador Pedro Ruas (Psol) tenta-se instalar a CPI, mas somente 11 assinaturas inviabilizaram a sua instalação que visa investigar as ações do Instituto Sollus, são necessárias no mínimo 12 assinaturas. É bom lembrar também que o Secretario da Saúde de Porto Alegre foi assassinado em circunstâncias nebulosas, onde há indícios de estar ligado a sua gestão na Secretaria.

A assinatura que faltava vem justamente de um parlamentar do partido do prefeito Fortunati, que sucedeu o ex-prefeito Foga$$a, candidato ao governo do estado, derrotado por Tarso no primeiro turno das eleições deste ano. Juliana Brizola, Du a CPI a assinatura que faltava.

Juliana está em pé de guerra com o seu partido, o PDT, por conta de acusações mútuas entre ela e Mauro Zacher sobre a gestão da Secretaria da Juventude e de desvios de recursos do Pró-Jovem. (Leia AQUI)

Juliana foi eleita Deputada Estadual pelo PDT, mas alega estar sendo perseguia internamente por suas posições e sua postura contrária a cúpula do partido, portanto, ela estuda trocar de sigla, indo para o Psol.

Recentemente Juliana foi ao TER para informar-se desta possibilidade.

O Psol está empenhado em levá-la para o partido, pois Luciana Genro, por conta do coeficiente partidário, obteve os votos necessários, mas não se reelegeu. Assim, o Psol continuaria com representação na Assembléia Legislativa.

Pequenos mas perigosos, os celulares, os eletrônicos e o meio ambiente.

Fabricação de aparelhos eletrônicos requer extração de minerais raros que geram emissões de CO2, alertam ONGs (Katsumi Kasahara/AP)
São pequenos, leves e tentadores, mas os celulares, os MP3, os tablets ou outros brinquedinhos eletrônicos que dominarão as árvores de Natal este fim de ano têm um impacto notável sobre o ambiente. (leia aqui )


De sua fabricação, que requer a extração de minerais raros que geram emissões de CO2, até o final de sua vida, quando devem ser submetidos a um processo de reciclagem nem sempre empregados, estes aparelhos têm todas as características necessárias para não integrar a lista de presentes dos defensores do ambiente.

Fabricação de aparelhos eletrônicos requer extração de minerais raros que geram emissões de CO2, alertam ONGs

"São aparelhos em miniatura, com um aspecto inofensivo, mas têm um impacto ambiental colossal: para extrair pequenas quantidades de minerais, é preciso desmatar hectares de florestas e espaços naturais", denuncia Annelaure Wittmann, da Associação Amigos da Terra.

Mas é claro que isso não significa que a ativista pregue a extinção destes produtos, mas a compra consciente, evitando a troca desnecessária de aparelho. E, também, de seu descarte, que deve ser feito em locais apropriados para a sua reciclagem.

Dilma é diplomada a primeira presidente do Brasil: a verdade venceu a mentira.


A presidente eleita, (leia AQUI)  Dilma Rousseff (PT), e seu vice, Michel Temer (PMDB-SP), foram diplomados nesta sexta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.


Logo após a execução do Hino Nacional, o presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, entregou diploma à presidente.

“Pela vontade do povo brasileiro expressa nas urnas em 31 de outubro, a candidata Dilma Vana Rousseff foi eleita presidente da República Federativa do Brasil”, afirmou o ministro.

Em um rápido discurso, Dilma afirmou que o fato de receber o diploma representava uma ruptura de preconceitos na história do Brasil.

“Esse fato demonstra a maturidade da democracia brasileira, rompe com os preconceitos e desafia os limites”, disse a presidente, acrescentando que o diploma dá esperança ao povo brasileiro e orgulho às mulheres.

Realmente foi uma tarefa árdua.

Dilma foi torturada na ditadura e, também, agora, durante a campanha eleitoral. Os emails caluniosos, a mídia com a ficha falsa, as matérias tendenciosas.

Sim, a Dilma venceu o preconceito e tem uma oportunidade única de fazer o Brasil um país realmente de todos... Uma grande Nação.

Tomara que ela consiga fazer mais e melhor pelo nosso povo, segundo o que Lula fez...

Brasil faz história no mundial de natação: Com esporte também se constrói uma Nação.



O Brasil, a até bem pouco tempo atrás, somente se destacava no futebol. Coisa que qualquer criança parece que já nasce sabendo e, a bola, o primeiro brinquedo, de meninos e meninas. Somos multi campeões em todos os torneios mundiais e copas.


Normal num país de Pelés, Garrinchas, Ronaldinhos, Romários, etc.

Mas hoje, não mais somente o futebol brasileiro é destaque no mundo. Hoje, vôlei, atletismo, e natação, demonstram a capacidade do nosso povo, com performances extraordinárias e de destaque no mundo inteiro.

Nos últimos oito anos, o governo Lula, através do Ministério dos Esportes, investiu pesado nos esportes olímpicos, principalmente visando estar preparado para fazer bonito nas Olimpíadas de 2016.

Ontem, 19/12, (leia AQUI ) o Brasil levou 26 atletas para os Emirados Árabes Unidos e saiu do Mundial de Piscina Curta com a 7.ª posição no quadro geral e oito medalhas: foram três ouros, uma prata e quatro bronzes. A campanha em Dubai superou o Mundial do Rio, em 1995, até então o melhor desempenho do País. Na ocasião, foram seis medalhas (três de ouro, uma de prata e duas de bronze).

"Foi um dia incrível para a natação brasileira", afirmou Cesar Cielo. "Estou muito contente e é bom saber que tive certa influência (na evolução do esporte no País). Quem sabe a gente feche o próximo ciclo olímpico como uma das melhores gerações do mundo na natação?"

Muito bom para nós brasileiros. É assim, também, que se forma uma Nação.

Fim de ano e as perspectivas para 2011



Fim de ano é assim, com o Natal e as festas, parece que as notícias também tiram férias... Fica tudo meio morno, não que o mundo pare, mas ficamos meio que “distraídos” com o que passa a nossa volta.


Queiramos ou não, sempre fazemos alguma retrospectiva de nossas próprias vidas e do mundo. Também pensamos no próximo ano, do que podermos fazer para melhorar, anos mesmos e, consequentemente, o nosso mundo.

Tenho escrito pouco e viajado muito, não dá muito tempo. Faço o possível para escrever diariamente, mas coisas que sejam relevantes. Durante a campanha eleitoral deste ano, fiz isso com afinco, diariamente, tentando ser mais um militante virtual, pois tenho pouco tempo para militar nas ruas. Fico muito feliz de ter, modestamente, ajudado a desmistificar os mitos contra a Dilma e elegê-la como a primeira presidente do Brasil. Aqui no Rio Grande do Sul, conseguir tirar do cenário a direita gaudéria que, nos últimos oito anos dilapidou nosso estado, foi uma vitória maiúscula, em primeiro turno, avassaladora.

Estou contente com o aumento dos meus vinte e seta seguidores que me lêem diariamente, espero que vocês continuem em 2011.

Boas festas a todos que por aqui se aventuram e um 2011 repleto de realizações.

Sim... Com saúde, amor e muita paz no coração... e nas ações!



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Como "VOAM" as notícias: definitivamente a mídia não gosta do Lula... e do Brasil

Quando as notícias são ruins... são exploradas ao extremo.

São opiniões, especialistas, a corroborar o que quer o meio de comunicação dizer.

Mas quando é uma boa notícia... rapidinho desaparece

Este é o PIG (Partido da Imprensa Golpista)

Duas noticias que deveriam ser amplamente divulgadas, ficaram muito pouco tempo disponíveis... é só conferir.

A primeira é que o Presidente Lula, após oito anos de governo, chega a seu final, com 87% de aprovação.

Isso é inédito. Nenhum presidente brasileiro chegou sequer próximo deste paramar.

É fruto de toda a sua história.

Outra é o nível de desemprego no Brasil, que cguega a seu menor patamar... 5,7%

Em três capitais que vivem o chamado pelo emprego, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, esta última, ficou a baixo de 5%, o que é considerado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) uma situaão em que, as pessoas desempregadas são aquelas que estão em processo de troca de emprego.

Pois é

Procurem nas páginas dos principais portais estas duas notícias... se vocês encontrarem, mandem o link, pois eu não as encontro mais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lula diz que participará de protestos pela liberdade de imprensa e defesa do WikiLeaks



O alarde sobre o Wikileaks, ao meu ver, é chover no molhado. Pois eu pergunto a vocês:

Quem é que não sabe o que pensam os EUA de tudo aquilo de que não gostam ou vai contra seus interesses?

É que, com tudo documentado e circulando na Internet, ficou evidente quem são os caras que mandam nos EUA e cuidam da sua truculenta política externa. A total falta de respeito com os paíes pelo mundo à fora, é o de menos. E isso que estes, não são nem documetos "secretos", Imaginem se fossem?

Leia aqui que o Presidente Lula disse nesta segunda-feira que, ao deixar o governo, não ficará dentro de uma "redoma de vidro" e que participará de protestos. Brincou que só não participará de manifestações contra sua sucessora, Dilma Rousseff.

Segundo ele, o primeiro evento nas ruas pós-governo poderá ser pela liberdade de imprensa e pela defesa do site WikiLeaks.

Lula sabe que, agindo assim, cria a polêmica e, seta maneira, outros países o seguirão para não calar o site.

Mas como disse, o que foi vazado, todos já sabiam, mas não tinham certeza...

Agora nós temos certeza!

Israel elogia nova postura americana em negociações de paz: Paz prá quem, cara pálida?



TEL AVIV - (Leia AQUI) O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, elogiou nesta segunda-feira a decisão americana de desistir de pressionar por um novo congelamento nos assentamentos judaicos na Cisjordânia e tentar resolver as questões centrais do processo de paz por meio de negociações indiretas.

Eu penso o seguinte:

Tá na cara que Israel gostou da posição americana. Os EUA, assim, meio que lavam as mãos. Ficam encima do muro. Não dizem que não e nem que sim.

Como se sabe, Israel tomou as melhores terras dos palestinos.

Ocuparam-na com os assentamentos.

Claro que Israel não quer sair. Com esta posição Israelense e a desculpa de que "Para alcançar a paz, temos de discutir as questões que realmente a atrasam. Aceito o fato de que iremos agora discutir estas questões", como disse Netanyahu, é uma piada.

Na sexta-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que Washington retornaria às negociações indiretas, com ênfase nas questões centrais do conflito. As principais delas são as fronteiras, os assentamentos, o status de Jerusalém e os refugiados palestinos.

Quer dizer, como sempre, querem impôr sua posição ao povo palestino e, pior, a maior potência mundial, não vai mais "importunar" os sionistas.

Bem assim!

Danem-se...

Este é o nosso mundo,
onde ter mais nunca é o bastante...
(Renato Russo)

Um ícone do futebol mundial vai ao chão: Estádio do Maracanã com "upgrade" para 2014

Laia AQUI, que a reforma do Maracanã virou atração turística. Fechado desde o início de setembro, a visitação do estádio cresceu, até agora, 12,5% em relação ao ano passado.


De acordo com a Suderj (Superintendência dos Desportos do Estado do Rio de Janeiro), o número de visitantes no período de janeiro a novembro deste ano chegou a cerca de 180 mil e supera o total de visitas de 2009, quando 160 mil pessoas passaram por lá.

Mas também serão gastos, na obra para o Maracanã receber a final da Copa do Mundo, até R$ 850 milhões dos cofres públicos. Uma pequena fortuna que, certamante, não trará em retorno, nem sequer, a mesma quantia investida.

Um dos maiores ícones do futebol brasileiro e mundial, está dando lugar a um estádio que atenda as exigências da FIFA. Eu, modestamente, não daria um único centavo para fazer a obra. Mas na realidade, vamos pensar juntos, tem muita gente que vai ficar mais rico.

Não tenho nada contra ao futebol, muito antes pelo contrário, mas esta incurções, do tipo a do Grêmio, sair do que é seu, ficar amrrado a um contrato de vinte anos, é dose.

Quem ganha com isso?

E o pior é que a mídia (sempre a mídia) faz côro e engambela os torcedores para apoiar sete tipo de projeto. Que é ótimo... Mas para quem fai fazê-lo, não é?

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cheiro de verão... e de Natal



Quem caminha pelas ruas de Porto Alegre nesta época do ano, principalmente nas ruas centrais, sente no ar o exótico perfume dos ligustros (Ligustrum lucidum).

O ligustro é uma árvore originária da China, introdizida no Brasil pelos imigrantes europeus em meados do século XIX e plantada em ruas, avenidas, praças e outros logradouros públicos do Sul e Sudeste. Árvore de rápido crescimento. Raízes superficiais que se adaptam facilmente a diversos ambientes. Não possui restrição de drenagem, adaptando-se em solos bem drenados e úmidos. Como dizem os biólogos, uma praga.

Mas o que me encanta no ligustro é seu perfume que me trás à mente a lembrança da casa de meu avô, da minha infância. Dos natais com toda a familha reunida, tios, tias, primos e primas, esperando os presentes, poucos, mas bem vindos.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Países do Mercosul reconhecem o Estado palestino: Todo o povo deve ter seu território


No mapa, a evolução de Israel sobre os territórios palestinos até 2000.

A Argentina (leia AQUI, AQUI) reconheceu o Estado da Palestina dentro das fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967, informou ontem a chancelaria do país. O Uruguai, por sua vez, confirmou que reconhecerá a Palestina no próximo ano. A decisão ocorre três dias após o Brasil anunciar o reconhecimento do Estado palestino.

Segundo o ministro de Relações Exteriores argentino, Héctor Timermann, "a Argentina compartilha com seus sócios do Mercosul - Brasil, Paraguai e Uruguai - a crença de que chegou o momento de reconhecer os territórios palestinos como Estado livre, com o objetivo de favorecer a solução do conflito no Oriente Médio".

Na sexta-feira, o Itamaraty anunciou que o governo brasileiro reconheceu o Estado palestino também nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967. O pedido havia sido feito pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em carta datada de 24 de novembro. Timmerman lembrou que a AP instalou uma missão diplomática em Buenos Aires em 1996, enquanto a Argentina inaugurou sua representação em Ramallah em 2008.

Este reconhecimento, dentro das fronteiras existentes antes de 1967, tem haver com as ocupações promovidas por Israel durante a Guerra dos Seis Dias (leia AQUI), quando em uma ação preventiva, Israel tomou as Colinas de Golã, importante região, onde nasce o Rio Jordão e tem solo fértil para produção de alimentos, pois assim, em tese, Israel seria obrigada a devolver os territórios ocupados.

A desocupação dos territórios aos palestinos seria o início das tratativas de paz na região.

O reconecimento não invalida o Estado de Israel, que também teria o seu território delimitado a configuração de antes de 1967. É claro que Israel não gostou nada desta decisão, mas... 

Brasil está entre países que mais evoluíram em educação na última década


O Brasil (leia AQUI) está entre os três países que alcançaram a maior evolução no setor educacional na última década. É o que apontam os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, divulgados nesta terça-feira.

A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. No ano passado, participaram 65 países.

O Brasil ingressou no Pisa em 2000. Desde então, a média entre as três provas – considerando os resultados em leitura, matemática e ciências - subiu de 368 para 401 pontos. Nesse mesmo período, apenas dois países conseguiram melhorias superiores aos 33 pontos alcançados pelo Brasil: Chile (mais 37 pontos na média) e Luxemburgo (mais 38 pontos). Na média, os países-membros da OCDE ficaram estagnados de 2000 a 2009, sem avanços.

O Brasil estabeleceu metas de melhorias no Pisa, como as que já existem para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para 2009, o objetivo era atingir 395 pontos, o que foi superado. Em 2021, o país precisa alcançar 473 pontos, média dos países da OCDE.

Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados desmontam a teoria de que o Brasil estaria sempre em defasagem em relação aos países desenvolvidos, já que somente em 2022 atingiria níveis semelhantes na avaliação. “O mundo está estagnado do ponto de vista da qualidade [da educação]. Embora alguns países da OCDE tenham melhorado, outros pioraram e, na média, ficaram estagnados. Em educação sempre há espaço para melhorar, mas o mundo desenvolvido está com dificuldade em fazer a sua média subir”, afirmou.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Poluição no Rio dios Sinos chega ao Lago Guaíba: que água bebemos?

Nos períodos de baixa precipitação, as águas dos nossos rios fica carregada de matéria orgânica, o que causa um consumo de Oxigênio maior, chamada de DBO, ou Demanda Bioquímica de Oxigênio. Em consequência, a água fica com baixa quantidade deste gás, imprecindível para a vida.

Centenas de peixes (Leia AQUI) da espécie pintado foram encontrados agonizando na manhã desta segunda-feira no Guaíba, em Porto Alegre. A provável causa seria a falta de oxigênio na água provocada pela poluição. Equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Secretária Municipal do Meio Ambiente (Smam) foram chamadas para avaliar o incidente. Uma análise química da água será realizada pela Fepam para avaliar se há contaminação.

Conforme o Comandante do 1º Batalhão Ambiental da Brigada (CABM), coronel Jorge Luiz Agostini, a situação preocupa porque acontece próximo a um local de navegação, com profundidade variável entre seis e nove metros, onde deveria ter oxigênio suficiente para os animais. "O peixe de couro, como é o caso do pintado, é um dos mais resistentes. Talvez seja por isso que eles estejam resistindo", analisou. O coronel admitiu ser necessário uma reunião entre os órgãos ambientais para analisar o fenômeno.

É bom lembrar que na semana passada houve mortandade de mais de 16 toneladas de peixes no Rio dos Sinos e o efeito da poluição chegou até o Lago Guaíba. Mas não é somente o Rio dos Sinos que enfrenta os problemas da estiagem no estado. O Rio Gravataí também está com seu nível hoje em 1,57 m, somente ciquenta e sete sentímetros acima do nível de alerta.

Estes dois importantes rios estão localizados na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde há grande densidade populacional e alta concentração de indústrias e, no caso do Rio Gravataí, das lavouras de arroz irrigado. Se não forem tomadas medidas restritivas às atividades econômicas nestas duas bacias hidrográficas, o abastecimento de mais de quase dois milhões de pessoas estará em perigo.

Faltam 24 dias para o fim do governo Lula com aprovação histórica: FHC morre de ciúmes.



Esta charge, mostra bem o Papel do PIG (Partido da Imprensa Golpista) em dar eco ao que a oposição diz.

Em cecente artigo, publicados nos jornais brasileiros, o Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Farol da Alexandria, aquele que laça sua luz sobre a antiguidade, disse nesta sexta-feira, 3, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está interferindo demais na formação da equipe de ministros da presidente eleita, Dilma Rousseff. Porém, ponderou que cabe a ela limitar os abusos que Lula cometer . "O presidente Lula sempre me criticou porque dizia que eu me metia demais na política depois da presidência. Agora e ele quem está se metendo demais".

Essa declaração de FHC, não passa de ciúmes e, ainda por cima, quer interferir nas escolhas de Dilma.

Lula e Dilma, nunca esconderam que a candidatura da presidente eleita é a continuidade do que vem sendo praticado no Brasil nos últimos oito anos. Sendo assim, nada mais normal do que Lula e Dilma, montarem, os dois, mais o PT, o PMDB e os partidos da base aliada, o novo governo.

Se Zé Serra tivesse vencido (ainda bem que não) a eleição, vai querer me dizer o FHC, que ele não indicaria  também os seus homens de confiança (novamente, ainda bem que o Zé não venceu)?

Mas achei a charge bem criativa. Com cetreza será difícil para o Lula "deixar" a presidência. Lula terá de fazer terapia, hehehe.

Mas, com certeza, ele tem muita experiência para ajudar o novo governo. 

Decadência do Brique da Redenção: A feira está atirada a sua sorte.

               Na foto, a imagem da decadência do Brique da Redenção.

Como eu já disse aqui no blog, além de geografo, sou artesão desde 1973, no auge do movimento hippie.

Em 1984, entrei para a Feira do Artesanato do Bom Fim, que hoje é, juntamente com os antiquários e os artistas plásticos, chamado simplesmente de Brique da Redenção.

Ao longo deste tempo, participei da coordenação da feira e da Artefim, associação que hoje já não atua mais.

Neste período, muito se vendeu e muito se conseguiu, em termos de visibilidade e atuação pela categoria. Mas hoje, o Brique, mais parece um fantasma do que já foi no passado. A descaracterização foi um dos motivos desta decadência, outro é uma coordenação que se perpetuou no poder e que nada faz para fazer frente aos novos tempos. E, é claro, do poder público e da Secretaria de Indústria e Comércio - SMIC, que não investe um centavo furado na feira.

Hoje em dia, fazer compras, se vai ao shopping. Não soubemos fazer frente a esta realidade e, aos poucos, perdemos o nosso tradicional público comprador. Hoje, quem vai ao Brique, o faz como simplesmente um passeio, tomer chimarrão e levar seu cão para dar uma volta.

A ineficiência da coordenação nos últimos anos, fez com que os expositores perdessem sua capacidade de produzir um produto de qualidade, transformando um espaço de arte em espaço da mesmisse, sem condições de investir, o artesão somente vende para comer, só.

É triste de ver um trabalho de muitos anos chegar a este ponto, deixar o Brique morrer, assim como ja ocorreu em outras capitais brasileiras. E nós, o Brique, estamos indo para o mesmo caminho. 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vazamento azeda laços entre EUA e Rússia: Wikileaks está estremecendo o mundo do poder.



Vem causando muitos incômodos a divulgação de documentos tidos como confidenciais pelo já famoso site Wikileaks ( leia AQUI). Os textos, na sua grande maioria telegramas trocados entre a diplomacia norte americana, estão desnudando as reais intenções dos EUA em suas relações internacionais. A hipocrisia é o tom, inclusive deixando as relações (perigosas) entre EUA e Rússia, estremecidas:  

"Prioridade da política externa da Casa Branca, a tentativa de "reinício" das relações Estados Unidos-Rússia azedou com a revelação do conteúdo de 3.376 telegramas secretos da embaixada americana em Moscou pelo site Wikileaks.

Nos textos, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, foi qualificado como "um líder cínico, corrupto e ocasionalmente brutal", e a Rússia foi descrita pelos telegramas diplomáticos revelados como um país que sofre com a corrupção.

A esse constrangimento se somou a insatisfação do Kremlin com uma possível desaprovação do tratado bilateral de redução de arsenais nucleares, o Novo Start, pelo Senado americano. A ainda pendente associação da Rússia ao projeto de construção do sistema de defesa antimísseis na Europa também marca a insatisfação russa".

Os americanos, que se acham os donos do mundo, já estão acionando todos os organismos internacionais para tentar impedir que continuem as publicações que, mesmo não sendo TOP SECRET, demosntram o pensam e sentem a cúpula do poder dos EUA.

Mais um fracasso: sem concenso entre os participantes do COP16 as decisões não acontecem

                                 cop-16
CANCÚN - O embaixador Luiz Alberto Figueiredo (leia AQUI), negociador chefe do Brasil na 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16), afirmou nesta quarta-feira que a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o encontro que está sendo realizado em Cancún, no México, expressa uma certa frustração com o ritmo das negociações. Segundo ele, o Brasil está indo além do que se comprometeu a fazer, enquanto há um "jogo de empurra" entre outros países.

"Eu não posso comentar a declaração do presidente Lula, mas o que eu entendo é uma grande frustração, no momento em que o Brasil anuncia suas ações e mostra que está fazendo mais e mais rápido que o que foi comprometido e o que vemos aqui é que outros países não estão com esse grau de engajamento", disse.

Em evento em Brasília, nesta quarta, Lula disse que a COP-16 "não vai dar em nada" e destacou a ausência de "grandes lideranças" no encontro. Por este motivo, o presidente também desistiu de viajar a Cancún.

Como estamos cansados de saber, os governos e as grandes corporações transnacionais, não estão nem aí para o clima e as suas transformações. Em discurso se comprometem, mas na hora de fazer se omitem. Tenho convicção de que, assim como Lovelock (aqui), a Terra está dançando conforme a música. Nem que cessem todas as emissões dos gases do efeito estufa, o aquecimento que está em curso, não será revertido. É só lermos um livro que fale sobre o tempo geológico que veremos que a Terra já passou, ao longo dos 3,5 bilhões de anos, por vários períodos de aquecimento e resfriamento de sua atmosfera e que, com isso, extinções em massa ocorreram.

Estamos próximos de mais um destes eventos, agora, com a contribuição humana.  

O PIG (Partido da Imprensa Golpista) bem que tentou, mas brasileiros querem manutenção de Enem no governo Dilma

Pois é, todos vimos que, com os problemas ocorridos nas provas do Enem deste ano, a mídia se encarregou de desmoralizar a prova.

Claro, o Enem democratiza o acesso à Universidade Pública.

A elite e o PIG, não querem ver o pobre fazendo curos superioir, que esse privilégio para si.

Mas parece que deram com os burros n'água. Não adiantou fazer a campanha negativa, pois em pesquisa feita pelo Vox Populi (leia AQUI) o povo quer a manutenção do Enem.

"Se depender da maioria dos brasileiros, a seleção de alunos para universidades por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), uma das principais bandeiras do governo Lula para a educação, deverá ser mantida durante a gestão de Dilma Rousseff (PT).

É o que revela pesquisa Vox Populi encomendada pelo iG sobre o que os brasileiros consideram prioritário na definição das políticas que serão aplicadas pela futura presidenta. Mesmo após a polêmica relativa a problemas na impressão de provas neste ano, o Enem ainda é considerado uma boa forma de se selecionar alunos para universidades por 67% dos entrevistados. Outros 13% discordam dessa forma de avaliação".


Outro tema que a pesquisa tratou foi o das cotas raciais:

"A pesquisa mostra também a posição dos brasileiros em relação a outros temas polêmicos que envolvem a educação, e que foram colocados em pauta durante o governo Lula, como a aplicação de cotas raciais nas universidades públicas. Atualmente, mostra o Vox Populi, 38% dos brasileiros defendem a ampliação das cotas raciais para pessoas de baixa renda. Para um quarto dos eleitores (25%), as cotas devem ser ampliadas para pessoas de baixa renda, sem que seja levada em conta a questão racial. Outros 22% dizem que não deveria haver qualquer tipo de cotas para as universidades".

Como se pode ver, a sensibilidade do povo em relação a educação brasileira vai ao encontro da decisões do governo Lula. Mas também não se pode negar que há problemas a serem equacionados para dar maior credibilidade ao Enem. Espero que Dilma consiga aperfeiçoar e ampliar ainda mais o acesso da população mais pobre na Universidade.

Não é a educação que melhora o Brasil?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Menos lixo na TV: Globo em queda tira Casseta & Planeta do Ar,,, Até que enfim!

                    
Uma notinha publicada hoje na coluna "Outro Canal" mostra que a Globo anda patinando na audiência...A Globo fechou novembro com uma das piores médias de audiência/dia em São Paulo de sua história: 15,8 pontos, uma queda de 4% com relação a novembro de 2009, que marcou 16,4 pontos. A Record, no período, pulou de 6,7 pontos (2009) para 7,9. Ficou 3 pontos acima do SBT, que caiu de 5,6 para 5 pontos.

Menos lixo na TV

Uma boa notícia (leia AQUI) para quem já não aguentava mais as piadas sem graça do Casseta & Planeta, que era um programa supostamente humorístico exibido pela Rede Globo, mas que descambou para a grosseiria e falta de respeito, com o Presidente Lula, e políticos da base aliada do Presidente

A assessoria da Rede Globo anunciou nesta sexta-feira (26) que o programa. A partir de 2011 a atração sai da grade de programação da TV e ainda não há definição sobre o rumo do grupo, que está no ar desde 1992. Segundo a Globo, um novo programa começará a ser gestado, pois os membros não cogitam separar-se. O último programa vai ao ar no dia 21 de dezembro.


Portanto o Casseta e Planeta chega ao fim.

E já vai tarde.

Até que enfim!!!!

Mercúrio torna aves homossexuais, diz estudo: Contaminação em áreas de pântano faz com que íbis brancos acasalem com aves do mesmo sexo.



Como eu já havia postado mais a baixo (AQUI), o homem está se exterminando, aos poucos, devido a sua vaidade de se achar Deus. O nosso ambiente altamente poluído e contaminado, está causando mutações genéticas, não somente na raça humana, mas também nos animais e nos vegetais. Esta últimas, também vão afetar o homem.

Agora, mais uma prova das transformações genéticas que estão ocorrendo pela contaminação de elementos químicos na natureza (leia AQUI), foi publicada hoje:

A contaminação por mercúrio afeta o comportamento dos íbis brancos tornando-os homossexuais, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Flórida, nos Estados Unidos, e do Sri Lanka.

A pesquisa - publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B - tinha o objetivo de descobrir por que as aves se reproduzem menos quando há mercúrio em seus alimentos, mas os resultados surpreenderam até mesmo os cientistas.

"Nós sabíamos que o mercúrio podia reduzir seus níveis de testosterona (hormônio masculino), mas não esperávamos isso", disse Peter Frederick, da Universidade da Flórida, que liderou o estudo. A contaminação por mercúrio - que pode vir da queima de carvão e de lixo, além de minas - é especialmente comum em regiões pantanosas.

Mas o pior de tudo isso, é que não temos escolha. Estamos tão acostumados com nossa maneira de vida, que não nos damos conta dos perigos quase que invisíveis que nos cercam. Muitas vêzes, olhamos uma bela paisagem e a temos como se fosse pura ou preservada. Mas na realidade, ela pode está irreversivelmente contaminada.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Taxa de desmatamento da Amazônia é a menor desde 1988, diz Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A área de floresta devastada na Amazônia Legal entre agosto de 2009 e julho de 2010 foi de 6.451 quilômetros quadrados, o que representa a menor taxa anual de desmatamento registrada desde 1988, quando teve início a série de medições feitas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Os dados, que fazem parte do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento da Amazônia Legal (Prodes), foram divulgados nesta quarta-feira e indicam uma redução de 13,6% no desmatamento em relação ao período anterior (2008/2009).

A área desmatada no período é pouco maior que as dimensões do Distrito Federal, que tem cerca de 5,7 mil quilômetros quadrados.

Na medição anterior (2008/2009), o desmatamento na Amazônia Legal havia sido de cerca de 7 mil quilômetros quadrados.

Redução

Durante a apresentação dos dados, o diretor do Inpe Gilberto Câmara afirmou que a redução geral no desmatamento é fruto de “ações coordenadas”, incluindo fiscalização pelo Ibama e pela Polícia Federal com a ajuda de informações obtidas pelo monitoramento via satélite, e a “responsabilidade empresarial” para evitar a compra de soja e carne provenientes de áreas desmatadas.

“Em geral, todos os Estados apresentaram queda no desmatamento”, disse o diretor do Inpe, citando Pará, Mato Grosso e Roraima, que já foram considerados os campeões em derrubada de florestas.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse durante a cerimônia que a medição faz com que o Brasil se aproxime da meta de redução do desmatamento prevista para 2015, de acordo com Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

Pelas metas, o desmatamento na Amazônia Legal terá de cair para 5 mil quilômetros quadrados até 2017.

Os dados do Inpe devem ser apresentados pela ministra na conferência sobre mudanças climáticas que está sendo realizada em Cancún, no México.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou a cerimônia de anúncio dos números de desmatamento dizendo que o Brasil está “cumprindo compromissos assumidos” e, assim, “aumentando a vantagem comparativa para os produtos (agrícolas) brasileiros no exterior”.

Onde está a Árvore de Natal do Gazômetro? A RBS abandonou o Fortunati?



Ontem a tarde fui tomar um chimarrão ao pôr-do-sol no na Usina do Gazômetro e um fato me chamou a atenção:

A não mobilização no erguimento da Árvore de Natal "oficial" de Porto Alegre.

Neste mesmo período dos anos anteriores, a movimentação estava no auge, para entregá-la pronta a tempo para as festividades natalinas.

Não sou adepto daquela alegoria, pois acho que é um desperdício de dinheiro mas, de qualquer maneira, as pessoas gostam e, mal ou bem, é uma atração turística neste período do ano na cidade. Muitas atrações acontecem no Gazômetro que movimentam o nosso povo.

A dita árvore, é patrocinada pela RBS, a Zero Hora e o Supermercado Zaffari, aquele mesmo que toca a música do nosso ex-prefeito poeta no aniversário do Porto Alegre, o Foga$$a... e aí fica a pergunta:

A RBS abandonou o Fortunati?

Agora, como o Foga$$a perdeu tudo, cortaram o patrocínio?

Alguém tem a resposta?