quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Notícias boaas no Brasil... Mas os urubús insisntem no caos: Desemprego em 7 regiões cai para 10,6% em agosto, dizem Seade e Dieese

SÃO PAULO - A taxa de desemprego nas sete regiões metropolitanas onde a Fundação Seade e o Dieese realizam a pesquisa de emprego e desemprego recuou de 10,9% em julho para 10,6% em agosto. O nível de ocupação cresceu 0,4%, na comparação com julho.

A pesquisa é realizada nas regiões metropolitanas das seguintes capitais: Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. O total de ocupados nas sete regiões foi estimado em 19,9 milhões e o total de desempregados chega a 2,355 milhões de pessoas.

Segundo o levantamento, o nível de ocupação subiu em Salvador (+2,1%) e em São Paulo (+0,6%), apresentou ligeira variação em Belo Horizonte (+0,1%), Recife (+0,2%) e Fortaleza (+0,3%), entre julho e agosto. Não houve variação no Distrito Federal, mas em Porto Alegre o nível de ocupação caiu 1,0%, no mesmo período.

Além dessa boa notícia, onde mais brasileiros tem acesso ao trabalho formal, temos mais outra boa notícia para a economia do Brasil:

A três meses do final do ano, essa é a interpretação que se extrai das projeções divulgadas nesta quarta-feira 25, pela Confederação Nacional da Indústria, sobre o PIB, a inflação e a taxa de juros deste ano. O Informe Conjuntural produzido pela entidade, a partir de informações coletadas diretamente da indústria e com apoio de outros dados da economia, eleva a projeção de crescimento do PIB de 2% para 2,4%, numa significativa alta de 20%.

A inflação, enquanto isso, deve recuar da previsão anterior de 6% para ficar em 5,8%, pressionada para baixo por uma taxa média rea de juros de 1,9% ao ano, bem inferior à registrada no ano passado, quando foi de 3,1%. No mercado futuro de juros, ontem, as taxas fecharam em declínio, enquanto dólar da sinais de flutuação controlada pelos leilões do BC e prosseguimento da política monetária de incentivos praticada pelo Federal Reserv, dos EUA.

Quer dizer, os urubús, que vivem prevendo o caos para atingir o govendo da presidente Dilma, devem estar roendo as suas unhas afiadas.

Nenhum comentário: