Ambiente em colápso: Previsão de aumento do nível do mar piora
O futuro está em nossas mãos. Vivemos hoje com os recursos do futuro.
Nosso modo de vida pode determinar o modo de vida que as gerações futuras terão. O consumo desenfreado a que todos nós estamos expostos pelo modelo capitalista de desenvolvimento que vive do lucro e da obsolescencia de tudo que adquirimos, é danoso ao meio ambiente e a nós mesmos como humanos e sociedade.
A situação está cada vêz mais complicada:
A julgar pela versão preliminar do quinto relatório do IPCC (painel do clima da ONU), a ser divulgado na próxima sexta-feira, a principal atualização nas projeções da mudança climática não serão relacionadas ao aumento de temperatura, mas sim do nível do mar. (leia AQUI)
Quando o quarto relatório, que projetava um aumento de 18 cm a 59 cm, saiu em 2007, muitos cientistas o consideraram conservador. O esboço do novo texto fala agora de uma margem entre 28 cm e 89 cm de aumento até 2100.
Uma mudança da escala de dezenas de centímetros na projeção não é pequena. A margem de erro para o cenário mais pessimista chega a quase um metro de altura, o que afetaria áreas habitadas por algumas dezenas de milhares de pessoas.
"A expansão termal é a maior contribuição para o aumento futuro do nível do mar, sendo responsável por 30% a 55% do total, com a segunda maior contribuição vindo das geleiras", afirma a versão preliminar do sumário político do documento.
"Há alta confiabilidade em que o aumento do derretimento da superfície da Groenlândia vai exceder a elevação da queda de neve, levando à contribuição positiva [aumentando o nível do mar]."
Vá ao link acima para saber mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário