Emissão de gases-estufa no Brasil cai 38,4% em cinco anos
Puxado pela queda significativa no desmatamento na região amazônica (leia AQUI), o Brasil conseguiu reduzir em 38,4% a emissão de gases do efeito estufa entre 2005 e 2010, segundo estimativa divulgada nesta quarta-feira (5) pelo governo federal.
Os números são imprecisos, pela dificuldade natural de medição, em escala nacional, da quantidade de gases emitidos por indústrias e pelo setor agropecuário, por exemplo.
Por isso, oficialmente o governo nem chama os dados de "índice", mas de "estimativa". A margem de erro pode chegar a 15%, dependendo do tipo de fonte emissora dos gases do efeito estufa.
Os últimos dados do tipo, divulgados pelo governo, eram de 2005. Em 2009, o Brasil assumiu o compromisso voluntário de reduzir, até 2020, em até 38,9% o projetado para aquele ano em relação à emissão de gases causadores do efeito estufa.
Parece que, mesmo com as incertezas dos dados, o Brasil está fazendo sua parte para diminuir as emissões dos gases do Efeito Estufa e combater o Aquecimento Global. Mas mesmo assim, de nada adianta, pois nosso modelo de desenvolvimento é centrado no consumo e na obsolecência do que é produzido para gerar o lucro.
Mas já é alguma coisa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário