Ilhas da Papua Nova Guiné correm risco de afundar: Nosso modo de vida influi na vida de povos distantes.
Este paraíso está com os dias contados.
Mudanças climáticas (leia AQUI) afetam particularmente ilhas. Muitas correm o risco de desaparecer. Com ideias criativas, moradores lutam para proteger seus territórios e se tornam peças-chave da política climática.
Os moradores do atol de Carteret, no sul do oceano Pacífico, não têm muito tempo. Em 2015, as ilhas pertencentes a Papua Nova Guiné já poderão estar inabitáveis. A causa é o aquecimento global e o consequente aumento do nível do mar.
Desde 1993, o avanço foi de 40 centímetros na região das Ilhas Carteret, cuja altitude mal chega a um metro. Estudos do Instituto de Pesquisa de Impactos Climáticos, de Leipzig, na Alemanha, prevêem um aumento do nível do mar, em termos globais, de um a dois metros até o fim deste século.
Pois é, a gente nem se dá conta, mas mesmo a milhares de quilômetros, nosso modo "moderno" de vida, influencia na vida de pessoas que nunca ouvimos falar. Não quero aqui pregar a volta ao passado, como se pudessemos reviver o mundo onde não tinhamos estres problemas, a volta a natureza perdida. Mas temos sim, de repensar nossas ações diárias e, não somete individuais, mas da nossa sociedade. Sei que é difícil, mas com as pequenas ações, de cada um(a) de nós, podemos melhoror nosso mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário