quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Zé e Mendes não vão melar a eleição: Eleitor só precisa de um documento oficial com foto, decide STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira, por 8 votos a 2, que o eleitor só precisa levar um documento oficial com foto na hora da votação. A maioria dos ministros acatou ação do PT contrária à obrigatoriedade de dois documentos. Leia AQUI


A preocupação do partido era com um grande número de abstenção na hora da votação, levando-se em conta que muitas pessoas não encontram o título eleitoral no dia das eleições.

A relatora do caso, ministra Ellen Gracie, encontrou uma solução para não declarar a norma inconstitucional, mas permitir que o eleitor vote apenas com um documento com foto, como identidade, carteira de motorista ou passaporte, por exemplo.

Mas para todos os efeitos, leve o Título de Eleitor junto

E não esqueça... VOTE 13

O povo vai as compras: Classes C e D levam supermercados a registrar crescimento de quase 7% nas vendas este ano.

Segundo a Agência Brasil AQUI, o volume de vendas nos supermercados brasileiros cresceu 6,8% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009, quando foi registrado aumento de 2%. O mas faturamento do setor permaneceu estável, segundo informou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

“Esse é um sinal de que mais pessoas estão entrando no mercado de consumo. Estão entrando as classes C e D e, por isso, aumenta o volume de vendas. Mas o faturamento não aumenta porque essas pessoas compram produtos de valor mais baixo”, afirmou o presidente da Abras, Sussumu Honda.

As vendas em agosto cresceram 1,2% em relação ao mesmo mês de 2009. Já na comparação com julho, houve redução de 1,4%. Segundo Honda, os resultados são efeito da massa salarial que cresceu 8,8%, indicador que está ligado ao número de empregos gerados este ano.

São por estas e por outras, que a população confere ao Presidente Lula, 80% de aprovação. É a prova de que as políticas de inclusão social e econômica, fazem a felicidade, tando de consumidores, quanto de comerciantes.  

Gilmar Mendes é a vergonha do STF: Ele e o Zé querem melar a eleição.

                  Capa do Folha com a manchete sobre a suposta conversa entre o Zé e o Gilmar

Repercute muito mal a decisão de vistas ao processo, feita pelo Ministro do Supermo, Gilmar Mendes, no julgamento de ontem sobre a ação do PT questionando a obrigatoriedade de dois documentos para votar, o Titulo de Eleitor e um documento com foto.

Leia AQUI a matéria completa:

Nos corredores do Supremo, fala-se em impeachment de Gilmar Mendes

A matéria apresentada pelo Jornal Folha de S. Paulo é de extrema gravidade. Pelo noticiado, e se verdadeiro, o ministro Gilmar Mendes e o candidato José Serra, tentaram, por manobra criminosa, retardar julgamento sobre questão fundamental, referente ao exercício ativo da cidadania: o direito que o cidadão tem de votar.

Atenção: Gilmar e Serra negam ter se falado. Em outras palavras, a matéria da Folha de S.Paulo não seria verdadeira.

Pelo que se infere da matéria, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes interrompeu o julgamento do recurso apresentado pelo PT. Pela ação proposta, considera-se inconstitucional a obrigatoriedade do título eleitoral, acrescido de um documento oficial com fotografia.

O barômetro em Brasília indica alta pressão. Pressão que subiu com o surpreendente pedido de “vista” de Mendes. E que chegou no vermelho do barômetro com a matéria da Folha. Ligado o fato “a” (adiamento) com o “b” (pedido de Serra), pode-se pensar no artigo 319 do Código Penal: crime de prevaricação.

Já se fala entre políticos, operadores do Direito e experientes juristas, caso o fato noticiado na Folha de S.Paulo tenha ocorrido e caracterizado o pedido de Serra para Gilmar “parar” o julgamento, em impeachment do ministro.

O impeachement ecoa na “rádio corredor” do Supremo. E por eles circulam ministros e assessores.
_______________________________________

Gilmar Mendes, ou Gilmar Dantas, como diz o jornalista Paulo Henrique Amorim, é aquele que concedeu dois Habeas Corpus em menos de vinte quatro horas para livrar o banqueiro Daniel Dantas, condenado a dez anos de cadeia por crimes de evazão de divisas e corrupção ativa.

Também foi protagonista de um "escândalo" da tal escuta no STF, que não tinha áudio. Onde foi feita varredura pela PF do seu gabinete e nada foi constatado.

É rápido em dar entrevistas para a mídia, adiantando, nas entrelinhas, sua posição em processos ainda não julgados.

O Supremo já vem desacreditado por não condenar a tortura e os torturadores da Ditadura Militar, também se omitiu no empate de 5 x 5 no julgamento da Lei da Ficha Limpa.

Vamos ver hoje, se Gilmar vai proferir seu votou ou vai desmoralizar mais ainda o STF.

65% da biodiversidade dos rios está ameaçada pela ação antrópica.

Os recursos hídricos (AQUI) sua biodiversidade em todo o mundo estão em crise, ameaçados pela ação humana. Cerca de 80% da população mundial está exposta a um grau elevado de escassez hídrica e 65% das espécies que vivem nos rios estão ameaçadas. Os maus-tratos aos rios - que historicamente ordenaram a ocupação humana - custam aos países US$ 500 bilhões por ano em ações para remediar o problema.


Essas são as conclusões do mais amplo estudo realizado sobre o estado dos rios e bacias hidrográficas no mundo, publicado na edição da revista científica Nature que circula hoje. O trabalho foi conduzido por especialistas da Universidade da Cidade de Nova York e da Universidade de Wisconsin, além de sete outras instituições, e pode ser consultado no site riverthreat.net.


"Os rios de todo o mundo estão realmente em crise, tanto nos países ricos e industrializados quanto nos países em desenvolvimento", afirmou ao Estado Peter McIntyre, professor de zoologia da Universidade de Wisconsin e um dos autores da pesquisa.

Segundo ele, os países ricos sofrem tanto quanto os pobres com os efeitos da degradação dos rios, mas estão mais protegidos da escassez por causa dos investimentos pesados que fazem em tecnologias de tratamento. Mas as nações pobres e em desenvolvimento devem ser as mais afetadas, se continuarem gerenciando seus recursos hídricos de forma predatória, com a construção de barragens, poluição, falta de saneamento e pesca predatória.

"No Brasil, os rios mais ameaçados são justamente os que estão mais próximos dos grandes centros urbanos, nas Regiões Sudeste e Nordeste."

Amazônia. O estudo aponta que a porção brasileira do Rio Amazonas ainda está bem preservada, em comparação à nascente do rio, no Peru. "A maior parte do Amazonas está sob risco moderado, porque há baixa ocupação humana na sua extensão e há grandes porções de florestas no entorno."

O estudo alerta ainda para a necessidade de uma gestão dos recursos hídricos que leve em consideração a proteção dos ecossistemas, em vez de apenas investir em despoluição, que é o modelo adotado pelos países ricos.

Na avaliação de Roland Widmer, coordenador do programa Eco-Finanças da ONG Amigos da Terra, o estudo traz uma nova abordagem. "Está na hora de sair da visão reducionista que reduz um sistema vivo como um rio a uma simples acumulação de água", analisa.

Segundo ele, a visão de que os rios devem ser gerenciados tanto do ponto de vista da segurança hídrica quanto da biodiversidade deveria pautar o governo e também os bancos, que financiam grandes obras.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES DO ESTUDO

Segurança hídrica

Cerca de 3,4 bilhões de pessoas nos países em desenvolvimento estão sujeitas a escassez de água em razão do mau uso dos rios, como a construção excessiva de barragens e hidrelétricas.

Biodiversidade

Os seres vivos que habitam os rios, de micro-organismos a peixes, estão ameaçados pela pesca predatória e pela introdução de espécies exóticas - como nas criações de pescado.

Duas machetes... dolorosas para a democracia

Do Blog Diário Gauche AQUI

Seguindo a máxima segundo a qual "quem tem jornal tem medo", a Folha do grupo Frias (que fez parte da logística da repressão policial-militar durante a ditadura) começa a corrigir a rota da sua mais recente aventura golpista. A manchete de hoje da Folha (fac-símile acima) já embica e converge com a realidade dos fatos, dizendo que a candidata Dilma estancou a queda apontada dias atrás pelo instituto Datafrias e interpretada pela própria Folha e seus celetistas como um indício claro e definitivo de que o segundo turno era líquido e certo.

Chama a atenção igualmente a desfaçatez com que o candidato Serra conseguiu uma ligação telefônica com o ministro do STF, um reconhecido militante tucano, Gilmar Mendes, durante o julgamento do recurso do PT contra a obrigatoriedade de apresentação dos dois documentos na hora de votar, domingo próximo.

Segundo a própria Folha, ontem "Serra pediu que um assessor telefonasse para Mendes pouco antes das 14h, depois de participar de um encontro com representantes de servidores públicos em São Paulo. A solicitação foi testemunhada pelos repórteres da Folha.

No fim da tarde, Mendes pediu vista (mais prazo para análise), adiando o julgamento. Sete ministros já haviam votado pela exigência de apresentação de apenas um documento com foto, descartando a necessidade do título de eleitor.

A obrigatoriedade da apresentação de dois documentos é apontada por tucanos como um fator a favor de Serra e contra sua adversária, Dilma Rousseff (PT). A petista tem o dobro da intenção de votos de Serra entre os eleitores com menos escolaridade" - recorda a matéria da Folha.

Nos últimos dias, depois que o presidente Lula criticou duramente a imprensa brasileira, a Folha vem modificando lentamente a sua cobertura eleitoral, fez várias matérias explicando/justificando o próprio comportamento editorial, e hoje dá esse destaque para a conversa de compadres entre Serra e o ministro Gilmar Mendes, reveladora de promiscuidade pré-republicana, que ilustra bem o conceito de Sérgio Buarque acerca do "brasileiro cordial".

Depois dizem que é o Lula que quer "acabar com a democracia"...

Desenvolvimento verde pode ser caminho para 'Brasil superpotência', diz diretor do Greenpeace

Deu na BBCBrasil AQUI

Um modelo de desenvolvimento "verde" pode ser o caminho para o Brasil se estabelecer como uma “superpotência” mundial e um exemplo a ser seguido, na avaliação do diretor-geral da organização ambiental Greenpeace International, Kumi Naidoo.

Naidoo, que se tornou conhecido como ativista contra o apartheid em seu país natal, a África do Sul, dirige o Greenpeace desde novembro do ano passado. Ele é uma das personalidades ouvidas pela BBC Brasil como parte da série de reportagens "O que falta ao Brasil?", que discute os desafios do Brasil para se tornar um país desenvolvido.

“O Brasil está bem no caminho da transição entre uma economia ‘emergente’ e uma economia ‘industrializada’. Se eu pudesse dar apenas um conselho para o próximo presidente do país seria isso: Não baseie seu crescimento em modelos que não serviram bem ao mundo”, diz Naidoo.

“Considerando a crise do aquecimento global, apenas os países que incluírem a preocupação ambiental em seus planos de desenvolvimento econômico, tecnológico e social terão sucesso como líderes do futuro”, afirma o ativista.

Descoberto planeta habitável fora do Sistema Solar

Astrônomos informaram hoje que pela primeira vez avistaram claramente um planeta fora do Sistema Solar com condições ideais de vida, onde pode existir água líquida na superfície do planeta. Se confirmado, este seria o exoplaneta mais parecido com a Terra já descoberto e o primeiro caso potencialmente habitável.

O planeta tem o do tamanho da Terra e três vezes a sua massa. Os pesquisadores estimaram que a temperatura de superfície do planeta seja entre - 31 e -12 graus Celsius - valores onde a vida humana possa existir. E acima de tudo, o novo planeta está muito próximo da Terra, apenas 20 anos luz de distância, na constelação de Libra.

O planeta está em torno da estrela anã vermelha Gliese 581, que tem outros planetas ao seu redor. Como o Sistema Solar, os planetas ao redor de Gliese 581 têm órbitas quase circulares. O novo planeta tem um período orbital (o que na Terra equivale a um ano) de menos de 37 dias. Sua massa indica que ele é provavelmente um planeta rochoso.

“Nossa descoberta representa um caso muito convincente para um planeta potencialmente habitável”, disse Steven Vogt, professor de Astronomia e Astrofísica da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, que participou do estudo. ”O fato de termos detectado esse planeta tão rapidamente e tão perto da Terra nos diz que planetas como este devem ser muito comuns".

O estudo, realizado pela Universidade da Califórnia, Santa Cruz e pelo Instituto Carnegie, foi publicado hoje no periódico científico Astrophysical Journal.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Milhares protestam contra medidas de austeridade na Europa: A crise de 2008 continua forte

Dezenas de milhares de pessoas de toda a Europa se encontraram em Bruxelas, Bélgica, nesta quarta-feira, para protestar contra medidas de austeridade aprovadas por alguns governos europeus.

Manifestantes também foram às ruas na Grécia, Itália, Irlanda e Letônia. A Espanha também está enfrentando um dia de greve geral, com paralisações nos transportes e serviços públicos.

A Confederação Europeia dos Sindicatos afirmou que cerca de 100 mil pessoas marcharam na região onde ficam os prédios oficiais da União Europeia em Bruxelas.

Enquanto os protestos ocorriam, em meio a muitos manifestantes e cartazes, a polícia isolou a sede da administração da União Europeia e fez barricadas em volta de bancos e lojas de Bruxelas.

Leia a matéria da BBC AQUI

Nível de desemprego volta a cair em sete regiões pesquisadas pelo Dieese: Bye, bye Serra 2010!

São Paulo - A taxa de desemprego apurada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em sete regiões metropolitanas voltou a cair durante o mês de agosto. Este é o quinto recuo consecutivo registrado pela Pesquisa Emprego e Desemprego (PED) nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e do Distrito Federal (DF).

Leia a matéria completa AQUI

Vote 13 - Dilma, vote 13 - Traso, Vote 131 - Paim, Vote 651 - Abigail, vote 13400 - Raul, Vote 1300 - Zulke, Para o Brasil segur mudando... eo RS também!

PT é o partido preferido dos eleitores brasileiros

A pesquisa Ibope divulgada hoje, além de pesquisar a intenção de voto, também perguntou sobre a preferência partidárias dos eleitores brasileiros. O PT aparece em primeiro lugar, disparado, com 27% das preferências. Considerando a disputa presidencial, o PSDB de José Serra tem apenas 5% de preferência, enquanto que o PV, de Marina Silva, tem 3%. Em uma visão simplificada desta preferência, se reflete nas intenções de voto. 

O quadro da preferência partidária é o seguinte:


Nunca antes na história desse país, 79,4% da população aprovaram um governo e 80,7% gostaram de um presidente

A elite branca e golpista, aquela que não tolera o Lula, deve estar se roendo.

Durante os quase oito anos do governo Lula, fizeram de tudo para derrubá-lo. Mentiram, caluniaram, achicalharam, chamaram-no de apedeuta, ignorante, vagabundo, ditador, entre muitos outros adjetivos desabonativos do nosso vocabulário, no intuito de denegrir o chefe de estado mais popular da história do Brasil.

Levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Instituto Sensus (leia AQUI)mostrou nesta quarta-feira (29) que 79,4% da população aprova o desempenho do governo do presidente Lula (PT). Os que fazem uma avaliação negativa da atuação do presidente somam 4% da população.

A avaliação positiva do desempenho pessoal do presidente Lula continua alta e está em 80,7% de aprovaçao.

A "massa cheirosa", aquela que odeia o Lula continua em 4%... os mesmos.

FHC deve ter cortado os pulsos.

Candidato do PRP acusa des-governo Yeda (PSDB) de contratar empresa fantasma

Laia AQUI

O candidato ao Palácio Piratini pelo PRP, Aroldo Medina, acusou nesta quarta-feira o governo do Estado de ter contratado uma empresa fantasma. “Constatei que a empresa não tinha corpo físico, ou seja, ela só existia no papel.” Segundo ele, uma construtora de Montenegro teria ganho uma licitação, mas não seria apta a executar o trabalho no departamento de logística da Brigada Militar (BM).

“A empresa que se habilitou para construir uma nova rede lógica de telefonia e de eletricidade no departamento de logística e patrimônio, a menos de um ano, era uma revenda de automóveis. Que experiência uma revenda de automóveis tem para desenvolver uma rede lógica?”, declarou durante entrevista nesta manhã.

A Brigada Militar marcou uma coletiva para tratar do assunto. Segundo a corporação, há provas e documentos que indicam a lisura da licitação. A governadora Yeda Crusius não quis falar sobre o caso nesta manhã, mas sua assessoria informou que deve se manifestar em breve.

Extra... Extra... IBOPE desmascara DataSerra: Dilma tem 50% das intenções; Serra tem 27% e Marina 13%

A quatro dias da eleição, a vantagem de Dilma sobre os adversários continua inalterada.

DataSerra tenta, mas não se sustenta.

Leia AQUI a pesquisa IBOPE de hoje:

A presidenciável do PT, Dilma Rousseff, venceria a eleição no primeiro turno, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 29, com 50% das intenções de voto, contra 27% de José Serra (PSDB) e 13% de Marina Silva (PV). Outros 8% não sabem ou votarão em branco.

Em relação à última pesquisa CNI/Ibope, de junho de 2010, o crescimento de Dilma alto, passou de 38% para 50%. José Serra caiu, desde o último levantamento, de 32% para 27%. Marina Silva quase dobrou o número de indicações, de7% para 13%.

Na simulação de segundo turno entre a petista e o tucano, Dilma venceria a eleição com 55% dos votos, contra 32% de Serra. Em junho, Dilma tinha 45% e Serra 38%. Na hipótese de uma disputa entre Dilma e Marina Silva, Dilma teria 56% dos votos, contra 29% da verde. Em um eventual segundo turno entre Serra e Marina, o tucano venceria a eleição com 43%, contra 35% da candidata verde.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde em quem votará sem ter acesso a lista dos candidatos, Dilma lidera as intenções de voto com 44% das indicações; Serra tem 21%, Marina 10% e o presidente Lula, que não poderia se candidatar, ainda é apontado por 1% do eleitorado. Os demais candidatos apontados somam 1%, brancos e nulos chegam a 7%, e outros 18% não souberam responder.

A pesquisa CNI/Ibope levantou ainda o espaço para crescimento de cada candidato. No caso de Dilma Rousseff, somados os que votarão nela com os que poderiam votar, a probabilidade de voto chega a 67%, contra 63% aferido em junho. Marina Silva tem 58% das possibilidades de voto, somados os que garantem voto nela com os que poderia votar. Em junho, a candidata verde tinha 43%.

Vox desmente DataSerra: quadro inalterado com eleição de Dilma em primeiro turno

Ontem foi divulgada pesquisa DataSerra em que Dilma aparece em queda, com 46% dos votos. Mas a noite, o Tracking Vox/BAND/IG, que faz pesquisas diárias, mostra quadro inalterado com a canditata do PT com 49% dos votos.

A pesquisa DataSerra, foi amplamente divulgada pelo PIG (Partido da Imprensa Golpista) dando um alento a oposição. Manchetes nos principais veículos de comunicação fazem crer que o Zé ainda não sucumbiu.

Mas e a pesquisa do Vox?

Porque não é divulgada?

Óbvio, não interessa ao PIG.

Depois se dizem "imparciais"...

Fazendas que eram de Fernandinho Beira Mar vão para a reforma agrária

Se você quer ler algo favorável ao governo Lula e ao Brasil, infelizmente, deve garimpar muito na Web. O PIG (Partido da Imprensa Golpista) está muito ocupado em eleger o Zé. Portanto, notícias boas, nem pensar. Quando elas "vazam", estão num cantinho qualquer, bem escondidinhas.

Laia AQUI a matéria a seguir:

"Nesta terça-feira (28), o Ministério do Desenvolvimento Agrário recebe oficialmente duas fazendas do traficante Fernandinho Beira Mar, onde já residem cerca de 30 famílias de trabalhadores rurais. O superintendente substituto do Incra/GO, Emival Lopes, e o superintendente estadual do Patrimônio da União, Clóvis Lopes Granado, assinam um termo que transfere do patrimônio da União para o do Incra/GO, as duas fazendas que pertenciam ao traficante Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar. O ato de transferência será às 14h30, na sede da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), em Goiânia, situado na Rua 82, esquina com a 83, no Centro.

Com a assinatura deste documento, o Incra/GO pode registrar os imóveis em nome do órgão. As duas áreas, denominadas fazenda Descanso Ponte de Pedra (727 hectares) e Fartura II e III (148 hectares), estão no município goiano de Paraúna, a 160 quilômetros da capital. No local, as 30 famílias de trabalhadores rurais, aguardam o registro da área em nome do Incra para serem oficializados como beneficiários da reforma agrária.



Assim que as áreas forem transferidas em cartório para a autarquia fundiária, será criado o Projeto de Assentamento José Carlos da Silva, em homenagem a um ex-militante da reforma agrária em Goiás". 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

DataSerra, da Folha de São Paulo, quer segundo turno: Falta combinar com o povo


Na foto, Dilma é recebida calorosamente pelo povo na rodoviária de Brasília
 
Na última pesquisa DataSerra, que será explorada pelo Jornal Nacional. O instituto de propriedade da Folha de São Paulo, favorável ao Serra, não somente segurou, como deu uma forcinha para os adversários, induzinso o público que "pode" haver segundo turno.

O suposto crescimento de Marina, "pode" levar a disputa para o segundo turno. Mas a Marina não vai desputar o segundo turno. Quem disputa é o Zé.

A Marina, saída do movimento ambientalista, que é de esquerda, ajudar o Zé a disputar um pretenso seundo turno, é uma piada.

A quem ela pensa que engana? O que ela pretende ajudando o Zé?

Mas não adianta, a militância e o povo, vão fazer a diferença.

Beto Richa (PSDB), o censor, perde todas as inserções até o fim da campanha e recebe multa de R$ 500 mil.

Liea a matéria completa AQUI

A Justiça Eleitoral suspendeu ontem no ínicio da noite todas as inserções comerciais do candidato Beto Richa (PSDB) na televisão até o final da campanha por conta dos ataques da coligação Novo Paraná ao candidato Osmar Dias (PDT) em informes sem qualquer identificação de quem produziu o material e estabeleceu multa de R$ 500 mil por invasão em horário eleitoral gratuito do espaço destinado para candidatos ao Senado ou a deputado (federal ou estadual).

Se a multa pudesse ser retroativa, Beto teria que pagar R$ 13 milhões por invadir 13 vezes os horários destinados para candidatos nas proporcionais e no Senado. “Foi uma vitória extraordinária e já esperada. Ele perde totalmente as inserções de televisão, que são as mais vistas porque são feitas durante a programação normal da emissora”, afirmou o advogado Luiz Fernando Pereira, que defende a coligação A União Faz Um Novo Amanhã.

Elite diz: documento com foto é coisa de pobre.

O PT entrou com uma representação no Supremo Tribunal Federal, com uma ação de inconstituicionalidadem contra a decição do Tribunal Superir Eleidoral, que exige, para este pleito, a apresentação pelo eleitor para votar, de um documento com foto, além de Título de Eleitor. Segundo a justificativa apresentada pelo partido, diz que a determinação pode aumentar a abstenção nas regiões mais pobres, principalmente no Norte e Nordeste.

Sobre este fato, veja AQUI a declaração típica de elite branca e separatista de São Paulo:

O ex-deputado Afif Domingos (DEM), candidato a vice-governador de São Paulo, está surpreso com a preocupação do PT em relação à exigência do documento com foto, além do título de eleitor, para os brasileiros poderem votar no dia 3.


"Se o PT acredita que têm mais votos na população mais humilde, não deveria ter essa preocupação porque as pessoas pobres é que andam com documento com foto, com vários 'documentos enrolados num elástico'. A classe média é que só anda com cartão de crédito". 

Quem tem medo da Democracia? Os barões da mídia, claro!

Um grupo de juristas divulgou ontem (27) um manifesto intitulado “Carta ao Povo Brasileiro”, onde reafirmam o compromisso do governo Lula com a preservação e a consolidação da democracia no país. Os juristas rebatem a tese do “autoritarismo e de ameaça à democracia” que setores da grande imprensa e a oposição vêm tentando imputar ao presidente Lula e ao seu governo, após o presidente ter feito críticas ao comportamento da mídia em relação à candidatura de Dilma Rousseff. A iniciativa é uma resposta ao manifesto lançado por um outro grupo de juristas de direita, ligados ao PSDB e ao DEM, que lançaram texto a pedido dos empresários da mídia atacando o presidente Lula.


“Nos últimos anos, com vigor, a liberdade de manifestação de idéias fluiu no País. Não houve um ato sequer do governo que limitasse a expressão do pensamento em sua plenitude. Não se pode cunhar de autoritário um governo por fazer críticas a setores da imprensa ou a seus adversários, já que a própria crítica é direito de qualquer cidadão, inclusive do Presidente da República”, diz um trecho do documento, assinado por dezenas de personalidades do mundo jurídico, incluindo vários presidentes estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O documento registra ainda que é preciso deixar o povo “tomar a decisão dentro de um processo eleitoral legítimo, dentro de um civilizado embate de idéias, sem desqualificações açodadas e superficiais, e com a participação de todos os brasileiros“.

Veja abaixo a íntegra do manifesto que é assinado, entre outros, por Celso Antonio Bandeira de Mello (foto), Cezar Britto, Dalmo Dallari e Márcio Thomaz Bastos (veja aqui a relação completa dos signatários):

Em uma democracia, todo poder emana do povo, que o exerce diretamente ou pela mediação de seus representantes eleitos por um processo eleitoral justo e representativo. Em uma democracia, a manifestação do pensamento é livre. Em uma democracia as decisões populares são preservadas por instituições republicanas e isentas como o Judiciário, o Ministério Público, a imprensa livre, os movimentos populares, as organizações da sociedade civil, os sindicatos, dentre outras.

Estes valores democráticos, consagrados na Constituição da República de 1988, foram preservados e consolidados pelo atual governo.

Governo que jamais transigiu com o autoritarismo. Governo que não se deixou seduzir pela popularidade a ponto de macular as instituições democráticas. Governo cujo Presidente deixa seu cargo com 80% de aprovação popular sem tentar alterar casuisticamente a Constituição para buscar um novo mandato. Governo que sempre escolheu para Chefe do Ministério Público Federal o primeiro de uma lista tríplice elaborada pela categoria e não alguém de seu convívio ou conveniência. Governo que estruturou a polícia federal, a Defensoria Pública, que apoiou a criação do Conselho Nacional de Justiça e a ampliação da democratização das instituições judiciais.

Nos últimos anos, com vigor, a liberdade de manifestação de idéias fluiu no País. Não houve um ato sequer do governo que limitasse a expressão do pensamento em sua plenitude.

Não se pode cunhar de autoritário um governo por fazer críticas a setores da imprensa ou a seus adversários, já que a própria crítica é direito de qualquer cidadão, inclusive do Presidente da República.

Estamos às vésperas das eleições para Presidente da República, dentre outros cargos. Eleições que concretizam os preceitos da democracia, sendo salutar que o processo eleitoral conte com a participação de todos.

Mas é lamentável que se queira negar ao Presidente da República o direito de, como cidadão, opinar, apoiar, manifestar-se sobre as próximas eleições. O direito de expressão é sagrado para todos – imprensa, oposição, e qualquer cidadão. O Presidente da República, como qualquer cidadão, possui o direito de participar do processo político-eleitoral e, igualmente como qualquer cidadão, encontra-se submetido à jurisdição eleitoral. Não se vêem atentados à Constituição, tampouco às instituições, que exercem com liberdade a plenitude de suas atribuições.

Como disse Goffredo em sua célebre Carta: “Ao povo é que compete tomar a decisão política fundamental, que irá determinar os lineamentos da paisagem jurídica que se deseja viver”. Deixemos, pois, o povo tomar a decisão dentro de um processo eleitoral legítimo, dentro de um civilizado embate de idéias, sem desqualificações açodadas e superficiais, e com a participação de todos os brasileiros.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Virado à paranaense: Cesnsura de fazer inveja à Ditadura Militar... Quem tem medo da Democracía?

Depois dizem que o Lula e o PT é que são contra a democracia, não toleram a liberdade de imprensa, as instituições, a moral, etc... etc... e tal...

Pois no Paraná, a galera do Beto Richa (PSDB) e o próprio, perderam as estribeiras.

Veja AQUI o que acontece por lá:

Não se pode mais falar em “virada”. Beto Richa (PSDB), o grande censor paranaense, na contramão da história de luta pela redemocratização do país que seu sobrenome carrega, conseguiu ontem liminar que cobra retratação da revista Isto É (edições impressa e on-line) sobre divulgação de um parágrafo que informa a “virada” de Osmar Dias (PDT) sobre Beto aqui no estado. Além disso, veda a utilização do termo “virada” aos demais veículos que “se atreverem” a fazê-lo, sob pena de multa diária de R$ 200 mil.


Em outras palavras, não se pode mais falar em “virada” de Osmar nem que a vaca tussa. Longe de nós, deste blog, nos referirmos à bendita da “virada”. Não queremos nem saber dessa abençoadinha, visto que o bolso humilde não sustenta tamanho engajamento. O que não descarta a possibilidade de sermos otimistas, intuitivos e de termos os ouvidos bem sintonizados com o clamor das ruas, que não mais sussurra… Já berra: VITÓRIA!

Também não podemos nos omitir de constatar que esse Zé Bonitinho Beto seja um poço de contradições e – por que não dizer? – de confusões. Proíbe a veiculação dos resultados de pesquisas devidamente registradas e não deixa que se fale do que já é público e notório, a menos que se baseie em pesquisas das quais não se pode falar. Hello??!! Outra contradição está estampada em forma de propaganda enganosa no slogan do site de campanha do Zé Bonitinho: “Saber ouvir! Saber Fazer” (Fazer calar, né? É o que ele sabe fazer de fato). Chega a ser piada pronta.

Enfim, vamos voltar no tempo e reeditar a alternativa encontrada pelos periódicos para cobrir os espaços censurados pelo pente-fino do regime militar. Em tempos de repressão e mordaça no Paraná, a sugestão do dia do blog Lado B é o “virado à paranaense”.

É mole?

Quem tem medo da democracia?

Emir Sader, sempre lúcido em seus pensamentos, escreve um artigo que nos mostra quem tem medo da democracia. Não é o governo, não é o povo, não são as instituições públicas, o mercado, as empresas...

É a elite e os donos da mídia, não não conseguem conviver com a pluraridade e a diversidade de opiniões:

Leia o artigo completo AQUI

"O momento mais trágico da história brasileira – o do golpe de 1964 e da instauração do pior regime político que o Brasil já teve, a ditadura militar – foi o momento da verdade da democracia. O momento revelou quem estava a favor e quem estava contra a democracia. E quem pregava e apoiava a ditadura. Foi um divisor definitivo de águas. O resto são palavras que o vento leva. A posição diante da ditadura e da democracia, na hora em que não havia outra alternativa, em que a democracia estava em risco grave – como se viu depois - foi decisiva para definir que é democrata e quem é ditatorial no Brasil.



Toda a velha imprensa, que segue ai – Folha de São Paulo, Globo, Estadão, Veja – pregou e apoiou o golpe militar, compactuou com a destruição da democracia no Brasil e enriqueceu com isso. Compactuou inclusive com a destruição da Última Hora (hoje Zero Hora), o único jornal que sempre resistiu à ditadura. O mesmo aconteceu com a maior parte da elite política da época - uma parte da qual ainda anda por aí, quase todos dando continuidade ao mesmo papel de inimigos da democracia, mesmo se disfarçados de democratas".

Pois é assim mesmo, eles são falsos democratas, creceram e se fortaleceram durante a Ditadura Militar e, agora, pelo que parece, querem novamente dar um golpe na democracia para continuarem se loclupetando.
 
Se a democracia está em perigo, é somente a democracia deles.
 
A Folha, emprestava suas viaturas para o regime militar, já publicou uma ficha falsa da Dilma e, o mais emblemático, chamou o regime militar que assolu o Brasil de "ditabranda".
 
Convenhamos...

PIG assume seu lado: o ANTI-PETISMO, O ANTI-LULISMO E ANTI-DILMA... Ponto final.

Quando Lula disse que, a imprensa, a grande mídia, agem como partido político e têm candidato, os setores da elite conservadora, principalmente a paulista, apressarm-se em divulgar um manifesto a favor da liberdade de imprensa e contra as palavas de Lula.

Meia dúzia de gatos pingados assinaram o manifesto, figurinhas carimbadas do anti-petismo.

Mas parece que o puxão de orelhas do presidente, tinha sim fundamento.

No último sábado, o Estadão, com o dedo na moleira, em um editorial cheio de ódio contra o Lula e seu governo, assume a candidatura do Zé. A favor de seu candidato, três frases, contra o Lula e Dilma e seu projeto, nove paragrafos.

Mas não foi somente o Estadão que sentiu o "cutúco". A Folha de São Paulo, também e editorial, não chega a assumir a candidatura do Zé, mas deixa subentendido a sua preferência, foi dúbia. Mas dá prá entender. Alí também, o tom do editorial, é do mais puro anti-petismo.

"Os altos índices de aprovação popular do presidente Lula não são fortuitos. Refletem o ambiente internacional favorável aos países em desenvolvimento, apesar da crise que atinge o mundo desenvolvido. Refletem, em especial, os acertos do atual chefe do Estado.


Lula teve o discernimento de manter a política econômica sensata de seu antecessor. Seu governo conduziu à retomada do crescimento e ampliou uma antes incipiente política de transferências de renda aos estratos sociais mais carentes. A desigualdade social, ainda imensa, começa a se reduzir. Ninguém lhe contesta seriamente esses méritos".

Mais a diante...

"Esta Folha procura manter uma orientação de independência, pluralidade e apartidarismo editoriais, o que redunda em questionamentos incisivos durante períodos de polarização eleitoral.

Pelo que demonstra a Folha neste editoial, o sucesso do governo Lula no desenvolvimento do Brasil, que lhe confere 80% de aprovação, é graças a "política sensata" do FHC. Mas não diz que o mesmo FHC, faliu três vezes o Brasil no seu governo, que desemprego era avassalador, a taxa de juros batia quase os trinta por cento, o salário mínimo era de setenta dólares (hoje está próximo dos trezendos), em fim, um govermo para se esquecer.

Assim sendo, este editorial mostra sim, que a Folha tem lado... E não é o do Lula e Dilma...

É o lado do Zé Naturalmente.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Número de passageiros em voos domésticos e internacionais bate recorde: Culpa do Lula, claro

A melhora da qualidade de vida do brasileiro com o aumento da renda e com a estabilidade econômia do País, está fazendo o povo viajar mais, e de avião. O Arnaldo Jabor é que não está gostando nada disso.

Segundo matéria da Zero Hora, o número de passageiros que desembarcaram no Brasil nos oito primeiros meses de 2010 é recorde. Em rotas nacionais, 43,3 milhões de desembarques foram registrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Já em voos internacionais, 5,1 milhões de pessoas chegaram ao país. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo.


Nos voos domésticos, o número de desembarques em 2010 é 23% maior do que o registrado durante os mesmos oito meses do ano passado. Já nos voos internacionais, o crescimento é de 11%. Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto, as marcas históricas são parte de um processo de crescimento do setor no país.

– Espero que o PIB [Produto Interno Bruto] do país cresça de 7% a 8% e a economia do turismo, 12%, 13% ou até 14% neste ano. Se for mantido esse ritmo, fecharemos o ano com 64 milhões de desembarques domésticos – declarou Barretto na abertura de um evento da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, na capital paulista.

Caso essa previsão de desembarques se confirme, o crescimento em relação a 2009 será de 14%. Muito disso, segundo o próprio ministro, devido a inclusão de consumidores recém-chegados à classe média ao mercado turístico do país.

O ministro afirmou que esses novos consumidores compõem um grande mercado a ser explorado. Ele disse que pelo menos 11 milhões de brasileiros deverão fazer sua primeira viagem de avião em 2010, outros 11 milhões em 2011, e assim até o mercado atingir sua capacidade máxima.

– Especialistas dizem que o mercado turístico do Brasil explora só 20% do seu potencial. Ainda temos muito espaço para crescer – disse, destacando o crescimento potencial relacionado aos grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos e lembrando a importância de investimentos no setor.

Barretto admitiu que o país tem falhas em seu sistema de aeroportos, de transporte e na sua rede hoteleira. Disse, porém, que o governo federal está investindo em soluções.(Zero Hora)

A maior transação financeira do mundo: a Petrobrás é dos brasileiros!!!


O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta sexta-feira (leia AQUI) que, com a capitalização, a parte do governo na petrolífera sobe de 40% para 48% do capital total. "O Brasil não terá 'a maldição do petróleo'. Eu diria que será 'a benção do petróleo'", disse o ministro, durante cerimônia na BM&F-Bovespa. "A capitalização da Petrobras é um sinal dos bons tempos que o Brasil vive", acrescentou.


Ainda segundo o ministro, o rateio para os investidores de varejo foi de 45,77%.

Ontem à noite, a empresa anunciou que levantou R$ 120,36 bilhões (US$ 70 bilhões) na maior venda de ações já feita no mercado de capitais. O montante equivale a 4,2% do PIB brasileiro em 2009.


Desse total, até R$ 74,8 bilhões virão do governo na forma de barris de petróleo. Dinheiro assegurado até agora são R$ 45,6 bilhões. A captação supera as ofertas da japonesa NTT (US$ 36,8 bilhões) e do chinês AgBank (US$ 22,1 bilhões).

A Petrobrás, que o governo do Farol da Alexandria, FHC, queria chamar de PetroBrax (leia AQUI) e depois privatizar, hoje torna-se a segunda petroleira do mundo com um capital de US$ 270 Bilhões, somente atrás da Exxon Moboil, com US$ 313 Bilhões.

Queria ver a cara do FHC e da oposição que, durante todo o processo no Congresso Nacional, jogando contra o Brasil e os brasileiros, fez de tudo para barrar a venda das ações que vão financiar a exploração da camada pré-sal.

A mídia não teve como esconder a notícia que, com certeza, faz desvanecer a falsa visão de um governo perdulário e incompetente que tentam incutir nos seus leitores e telespectadores.

Este é o NOVO BRASIL...



Datafolha: Tarso aumenta vantagem sobre Fogaça

Na mais recente pesquisa Datafolha para o governo do Rio Grande do Sul, o candidato do PT, Tarso Genro, aparece com 46% das intenções de voto, aumentando em dois pontos a vantagem sobre o segundo colocado, José Fogaça (PMDB), que tem 23%. Já Yeda Crusius (PSDB) subiu quatro pontos em relação ao levantamento anterior e está com 15%.

A sondagem, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e Grupo RBS, foi realizada entre os dias 21 e 22 de setembro.

A nove dias das eleições no Rio Grande do Sul, a vantagem de Tarso, pode levá-lo a vencer no primeiro turno. (leia AQUI).

Os eleitores já se deram conta que, nos últimos dois governos, Rigotto (PMDB) e Yeda (PSDB) o nosso estado andou na contra-mão do Brasil.

É a hora da mudança.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Lula diz que imprensa deveria assumir 'categoricamente' que tem candidato e partido


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas à imprensa brasileira em entrevista nesta quarta-feira ao portal "Terra".

"A imprensa brasileira deveria assumir categoricamente que ela tem um candidato e tem um partido, que falasse. Seria mais simples, seria mais fácil. O que não dá é para as pessoas ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada. Muitas vezes fica explícita no comportamento que eles têm candidato e gostariam que o candidato fosse outro. Tiveram assim em outros momentos. Acho que seria mais lógico, mais explícito. Mas, eles preferem fingir que não têm lado e fazem críticas a todas as pessoas que criticam determinados comportamentos e determinadas matérias", disse.

Leia AQUI

O que Lula disse na esntrevista, qualquer pessoa com razoável discernimento, dirá: a mídia corporativa, a grande imprensa oligárquica, com seus lacáios "fazedores de opinião", tem sim um candidado, o Zé Baixaria Serra e agem sim, como um partido político... O PIG (Partido da Imprensa Golpista.

A liberdade é imprescindível, mas você não pode dizer uma coisa e ser outra.

O PIG é assim. Ataca o governo Lula e o PT, mas alivia o Serra e os partidos que o apóiam.

Isso é crime: Art. 299 do Código Penal Brasileiro - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

Isso o PIG está fazendo todos os dias para eleger o seu candidato.

Mas o PIG não tem medo... eles podem tudo.

Após 11 anos sem registro da doença, Incompetência Yeda/Foga$$a: Rio Grande do Sul confirma três casos de sarampo


Quem não lembra dos escândalos da Secretaria da Saúde e do Instituto Solus, das propinas da empresa de vigilância Reação que resultou no assassinato do secretário da saúde Eliseu Santos?

Quem não sabe que o des-governo Yeda (ainda bem que está terminando) sucateou a Secretaria Estadual da Saúde e não repassa os recursos que vêm do Govervo Federal?

Pois é, estes fatos, somente poderia desencadear o que hoje ocorre no RS.

Crise na Saúde, hospitais superlotados e, por incrível que possa parecer, doenças que já haviam sido erradicadas do nosso estado, voltam a preocupar a população.

Depois de 11 anos (leia AQUI), a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou três casos de sarampo no Estado. De acordo com o governo gaúcho, o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência nacional para o sarampo, identificou nos doentes o mesmo vírus que circula na África desde 2007.

Depois de tudo isso, os mesmos que des-governam do Rio Grande do Sul, têm a cara-de-pau de vir padirvotos ao povo rio-grandense.

Não bastasse as falcatruas em que estão metidos (os processos correm em segredo de justiça) maltratam a população que busca atendimento médico.

Mas os gaúchos já sabem em quem NÃO votar.

Próximo Enem vai selecionar 92 mil vagas para federais


Não é para menos que o desespero toma conta da oposição.

Eles não conseguem entender como (talvez por sua empáfia).

É que o Brasil avança e cresce.

Um dos grandes pilares para se erger e manter um grande País é a educação do seu povo.

O Brasil precisa de trabalhadores qualificados se quiser seguir em frente e dar mais qualidade de vida aos brasileiros.

Neste ano, a partir dos dados fornecidos por 59 universidades federais e 39 institutos federais, mais de 92 mil vagas serão oferecidas exclusivamente com a nota do Enem, sem que o aluno precise fazer outras provas.

A projeção é que, em 2011, essas instituições tenham ao todo 235 mil vagas, a serem preenchidas também por outros processos seletivos.

Bye, bye Zé 2010: Desemprego recua para 6,7% e atinge menor taxa na série histórica do IBGE.


A taxa de desemprego média no Brasil em agosto foi de 6,7%, desacelerando frente aos 6,9% registrados em julho, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice é o menor registrado na série histórica, iniciada em março de 2002.

Na comparação com agosto de 2009, houve queda de 1,4 ponto percentual --a taxa havia ficado em 8,1% naquele mês.

A renda média do trabalhador cresceu 1,4% ante julho e 5,5% frente ao mesmo intervalo no ano passado, ficando em R$ 1.472,10.

O IBGE registrou em agosto uma média mensal de 1,6 milhão de pessoas desocupadas, com estabilidade no confronto mensal, mas queda de 15,3% ante igual período em 2009.

A população ocupada média em agosto foi de 22,1 milhões de trabalhadores, o que indica alta de 3,2% ante agosto do ano passado.

O IBGE mede a situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. São pesquisados cerca de 44 mil domicílios.

Zé Baixaria continua bem atrás: A oposição pode amargar a sua maior derrota


Mesmo com toda a baixaria do Zé, que agora também diz que apagão do metrô de São Paulo (leia AQUI) é sabotagem (da Dilma, é claro), do PIG (Partido da Imprensa Golpista), que mente de forma descarada (leia AQUI), Dilma vense no primeiro turno

Segundo o Jornal do Brasil, a candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff, lidera a corrida eleitoral com 49% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (22) no Jornal Nacional. O candidato tucano José Serra atingiu 28% da preferência do eleitorado, aumentando . Em terceiro lugar, vem Marina Silva (PV) com 13%. Nenhum dos outros candidatos somou 1% dos votos. Brancos e nulos somam 3% e 5% dos eleitores não sabem ou não quiseram responder. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Num possível cenário de segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff e José Serra, Dilma também venceria com 55% e Serra alcançaria 38% da preferência do eleitorado.

A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31.330/2010. O levantamento foi realizado entre os dias 21e 22 de setembro. O Ibope ouviu 12.294 eleitores em 444 municípios.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Na reta final da campanha, vídeo tucano compara petistas a rottweilers


Tenho pouco assistido a propaganda política na TV.

Mas o que eu tenho visto, me agradou mais o programa da Dilma. Não somente por ser ala a minha candidata, mas pela qualidade técnica e conteúdo.

De nenhuma forma eu vi, por parte do PT e da Dilma, ou qualquer integrante da coligação, qualquer ato que possa ser classificado como agressivo ou desrespeitoso. Pelo contrário, se existe algo neste sentido, e há, vem da campanha do Zé baixaria e sua troupe.

Leia AQUI a nova estratégia dos representantes da direita raivosa e do Zé baixaria:

"Numa espécie de estratégia paralela, a campanha do presidenciável tucano, José Serra, encomendou vídeos de ataques à adversária Dilma Rousseff (PT) nos quais os radicais do PT são comparados a cães ferozes da raça rottweiler. A produção faz parte de um conjunto de filmes que criticam duramente o PT e a adversária e que serão usados como munição na reta final da campanha.

Integrantes da ala política do PSDB, que pressionam a campanha para adotar um discurso mais agressivo contra os adversários petistas, encomendaram os vídeos a um marqueteiro que já trabalhou para o DEM e para o próprio PT na campanha presidencial de 2006, que reelegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva".


E o Zé Baixaria ainda que ser visto como um "homem qualificado"...


Coitado: É puro desespero.

A direita está raivosa: Jornalista gaudério não sabe o que diz para defender sua troupe


O Jornalista raiviso, Políbio Braga (leia AQUI), aquele "democrata" que não publica em seu blog comentários contrários ao que ele vocifera da Internet, está babando...

Ao fazer a defesa de um manifesto a favor do PIG (Perito da Imprensa Golpista), que está tentando influenciar nas eleições em favor do seu candidato, o Zé Mentira (PSDB/DEM/PPS), não sabe mais nem o que diz. (leia AQUI)

O tal manifesto, intitulado "Manifesto em Defesa da Democracia", na realidade, defende a democracia deles, dos donos da mídia. Pois na realidade, o que vemos hoje, é a total liberdade de expressão. Jornais, revistas e as rádios e TVs, trazem denúncias sem qualquer prova e com o "testemunho" de pessoas até condenadas pela justiça.

Também vemos o Legislativo e o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal, agindo livremente dentro de suas prerrogativas constitucionais. Inclusive, investigando e prendendo, membros de partidos aiados ao governo.

Mas aí, o vestal da moral e dos bons costumes, vem e dis o seguinte:

"O manifesto defende a liberdade de imprensa, portanto a liberdade de expressão de todos os brasileiros, ameaçadas pelos arreganhos fascistas da tropa de choque petista, que nesta quinta-feira quer promover um ato público para "queimar" em praça pública jornais, revistas e publicações em geral que não rezam pela cartilha do PT e do governo Lula".

Então eu pergundo ao cão raivoso anti-PT o seguinte, se o tal manifesto defende a "liberdade de expressão de TODOS os brasileiros", aí não se inclui o PT, as centrais sindicais, os movimentos sociais?

O ato programado para amanhã, não seria uma ação que demonstra a liberdade de expressão que é vigente no nosso País?

Quando se viu o Movimento Cansei ir a rua pedir o impedimento do Presidente Lula, não vi o Políbio ser contra, então, porque agora ele é contra o ato contra o PIG?

PS. O tal manifesto, é assinado por notórias personalidades que vivem no arrasto do PIG, sem o qual, não sobreviveriam. Mas, de qualquer forma, mais uma mostra de que há sim, no Brasil, liberdade de expressão.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Michael Hudson: “Modelo econômico dos EUA está falido”

BRASÍLIA - “No cinema, nós já tínhamos o Michael Moore. Agora, na economia, temos o Michael Hudson”. A brincadeira feita pelo conselheiro Jacy Afonso de Melo revela o impacto causado pela intervenção do economista e professor da Universidade do Missouri na quinta-feira (16), durante sua participação em um seminário internacional promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) em Brasília. Hudson, um ex-economista de Wall Street, mereceu repetidos aplausos dos participantes do seminário ao apresentar, assim como o xará cineasta, um ponto de vista ácido e crítico sobre o modelo econômico de seu país.

Segundo o economista norte-americano, os Estados Unidos impulsionou “um modelo econômico que está falido” e, com o advento da mais recente crise econômica global, cabe agora aos países que compõem o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) usar sua força conjunta para colocar em marcha um modelo alternativo: “Quando o EUA diz que os países do Bric ainda têm espaço para aumentar suas dívidas, o que quer dizer é que estes países ainda têm minas que podem ser vendidas e ainda têm florestas que podem ser cortadas. Nos próximos anos, o Norte vai fazer o máximo possível para pegar os seus recursos”, disse Hudson, em uma de suas muitas frases de impacto.

Hudson afirmou que o governo norte-americano passou 50 anos obrigando os países em desenvolvimento a contrair empréstimos que, na verdade, tinham como objetivo principal a criação de uma infra-estrutura que facilitasse a exportação de grãos, minério e outras matérias-primas para os EUA: “Mais tarde, em sua fase neoliberal, o governo dos EUA perguntou: por quê vocês, para pagar as dívidas que contraíram conosco, não vendem as estradas e portos que construíram com o dinheiro que emprestamos?”, concluiu.

Laia AQUI

As promessas do Zé: o que faz o desespero...


Já não é de hoje que o candidato da direita e da elite sabe que a sua derrocada é eminente.

Mesmo com toda ajuda do PIG (Partido da Imprensa Golpista), a verdadeira oposição, segundo Judith Brito, ex-petista (como tudo que é ex sempre dá problema), persidente da ANJ (Associação Nacionalde Jornais) o Zé não consegue sequer chegar próximo de sua adversária Dilma Russeff.

A Folha, aquela da "ditabranda", da ficha falsa da Dilma, da matéria falsa sobre quando ela era segretária o Rio Grande do Sul, não se cansa de fazer força, mas... o Zé não cresce. A inVEJA com suas "denúncias" sem provas, com testemunhos de condenados, trapaceiros e larápios. O Jornal Nacional reverberando tudo em uma autêntica sopa de letrinhas. Nada dá resultado!

Bom, agora, o Zé vai fundo na demagogia barata que, mais uma vez, vai tirar mais ums votos,
votos estes dos que o apóiam, os patrões:

Aumentar o Salário mínimo para R$ 600,00.

Aumentar já em 2011 em 10% os salários dos aposentados.

Asfaltar a Transamazônica.

Aumentar o Valor do Bolsa Família e, agora, ele promete mais uma...

O 13° Bolsa Família.

Leia AQUI
Ele poderia, por exemplo, prometer não mais prometer...

O ambientalista cético capitula: as mudanças climáticas são uma realidade!


O estatístico Bjorn Lomborg, autor do livro "O ambientalista cético" (The skeptical environmentalist), de 2001, deu uma entrevista recente (13/9) ao Le Monde, intitulada: "As mudanças climáticas são uma realidade":

"Em "Smart solutions to climate change", livro coletivo que ele dirige, aquele que se tornou o diretor do 'Consenso de Copenhagen' cessa os ataques contra a teoria das mudanças climáticas. Ele propõe agora outras soluções que não as normalmente lançadas".

Na entrevista, B. Lomborg admite que o aquecimento global "é uma realidade, decorre da atividade humana e é um fenômeno importante".

Sobre o IPCC: "ele é a melhor fonte de informação que nós temos sobre as mudanças climáticas. No entanto, ele não está ao abrigo de erros, e deveria ser politicamente neutro (...), mas o ponto fundamental é que o IPCC está correto a 90%".

Sobre a relação entre riqueza (dos países) e o aquecimento global:

Pergunta: "Uma das maneiras de reduzir as emissões seria reduzir a riqueza dos países?" Resposta: "Absolutamente. Mas nenhum responsável político seriá reeleito se levar seu país a produzir menos riqueza. Ainda mais porque as mudanças climáticas não são o único problema a resolver: tornar-se mais rico é o único meio de responder aos problemas de água, alimentação, de saúde ou de educação. O desafio é encontrar um meio de enriqucer sem emitir CO2".

Sobre as soluções: ele critica o protocolo de Kioto, por ser insuficiente, e defende medidas de geo-engenharia e, no curto prazo, a taxa de carbono como a medida mais eficaz.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Esta é boa... Do Conversa Afiada: Ah! esse PHA...

Amigo navegante telefona preocupado: o PiG (*) vai ao Tribunal Superior Eleitoral e impedir a vitória da Dilma no tapetão.

Há certo perigo aí.

A Procurador Eleitoral é a Dra. Cureau, sempre imparcial, que quer calar o Mino Carta.

Marco Aurélio de Mello, que, em 2006, como presidente do TSE, ameaçou não dar posse ao Lula, é titular do TSE.

Gilmar Dantas (**) é suplente no TSE, ele que tentou, com as tropas do Estadão, dar o Golpe de Estado da Direita.

O jenio tem mais chance no TSE do que no voto.

E a UDN só ganha eleição no tapetão – no Golpe.

Acontece que a Dilma perdeu a paciência.

Dilma não é Lula.

Na resposta à Folha – clique aqui para ver esse vídeo histórico – ela se pôs ao lado de Leonel Brizola, autor de outro vídeo histórico – clique aqui para ver o editorial que Brizola obrigou o Roberto Marinho a ler.

Os filhos do Roberto Marinho sabem disso – o temperamento da Dilma está mais para Brizola do que para Lula.

A Dilma não vai esperar o Golpe sentada em cima das mãos.

Dilma tem um aliado importante.

Já imaginou o Lula na rua, a pregar uma greve geral para garantir a posse da Dilma ?

Lula não é Jango.

Isso parece uma insensatez ?

Insensatez é o que o PiG (*) faz hoje no Brasil.

A eleição não é mais entre a Dilma e o Serra, que foi atropelado pela própria insignificância.

A eleição é entre a Dilma e o PiG (*).

A Judith Brito disse que a Associação Nacional dos Jornais, que preside em nome do Otavinho, é a oposição.

Ela provavelmente não sabia que tinha entrado para a História do Golpe, que tinha escrito uma página do Livro de Ouro da extrema direita brasileira.

O PiG (*) não tem mais volta.

Ele destruiu todas as pontes que o ligavam à Democracia e ao Estado de Direito.

O PiG (*) é o PiG (*) da Argentina e da Venezuela.

Vai fazer o que ?

Demitir a Eliane Catanhêde para se aproximar da Dilma ?

A urubóloga, o Merval, o Waack, o Ali Kamel, o do Golpe de 2006 ?

Não tem como.

O ultimo recurso será entrar com um pedido de anulação da eleição no TSE, redigido por um jurista de prateleira, como, por exemplo, Yves Gandra Martins.

O que o PiG (*) quer ?

Uma Guerra da Secessão ?

Uma “Revolução” de 32, para se separar de Vargas ?

O PiG (*) está miseravelmente isolado.

Deve representar uns 5% da população brasileira – seus leitores.

Na tem uma passeata do Cansei na rua.

Não tem uma Marcha com Deus pela Família e a Propriedade.

Não tem um Carlos Lacerda.

A FIESP não está no Golpe.

A FEBRABAN não está no Golpe.

A Associação Comercial … associação comercial, qual ?

Acabou a União Soviética e não assusta mais as mal-amadas.

A Igreja Católica afundou-se com seus próprios pedófilos e não tem autoridade moral para derrubar nem prefeito.

Os americanos estão atolados no Afeganistão e nas dividas.

Não vão mandar a Frota que derrubou o Jango.

E o Obama acha o Lula “o cara”.

Não tem Manifesto dos Coronéis.

Não tem mais seu redator, o grande democrata Golbery e seu fantoche, o George Washington do Elio Gaspari, o general Geisel.

Não tem o IPÊS (o Millenium do Jabor, convenhamos…)

Tem alguém na tribuna da Câmara a pedir o Golpe, como o Padre Godinho, da UDN de São Paulo ?

Cadê o jovem deputado da UDN da Bahia, Antonio Carlos Magalhães, a dizer que o Lula é ladrão ?

Eles morrem de medo do Lula

Quem o PiG (*) representa ?

Quer dar o Golpe em nome de que ?

Em defesa de quem ?

De seus próprios interesses ?

A quem interessa defender o interesse do Otavinho, a não ser o próprio Otavinho ?

Quantas lágrimas serão derramadas no dia em que a Folha fechar ?

Provavelmente só as do Clóvis Rossi.

O PiG (*) não tem mais como conversar com a presidenta Dilma, depois desse desabafo, hoje, no Rio.

Não adiante produzir manchete na Folha para o jenio e o Gonzalez reproduzirem no programa eleitoral.

Não dá em nada.

A pesquisa tracking da Vox Populi desmoralizou o Datafalha e o Globope.

A Sensus idem.

Os institutos mineiros acabaram com o blefe, a chantagem.

O Tribunal Superior Eleitoral vai dar o Golpe em nome de que ?

Da quebra dos 30 milhões de sigilos da filha do Serra ?

Do filho da Erenice ?

Do tucano que sumiu com a Caixa (2?) do Serra ? – Clique aqui para ver no Blog Amigos do Presidente Lula.

Como diz o Vasco: acharam um monte de Vavás e o Daniel Dantas está solto.

Esse é o problema grave: o PiG perdeu a importância.

Ele só serve para dar Golpe.

Para desestabilizar o país.

Com o Lula, o PiG (*) podia achar que levava o Brasil à beira do precipício e, na hora “h”, o Lula conciliava.

A bonomia do Lula não deixava o caldo virar.

A Dilma não é o Lula.

O Otavinho que se cuide.

Os filhos do Roberto Marinho que se cuidem.

Eles vão fechar o negócio do pai.


Paulo Henrique Amorim

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Favela Farrapa: o desrespeito ao patrimônio natural do Parque da Harmonia


Todo o ano acontece, em comemoração (?) ao dia 20 de setembro, data que, na realidade, foi assinada a rendição dos Farrapos, em Porto Alegre, um desfile alusivo a data máxima do Rio Grande do Sul.

No início, ocorria um acampamento no Parque Harmonia, um ou dois dias antes, para no dia vinte, os gaudérios desfilarem para os porto-alegrenses. De á para cá, estes dias foram aumentando e o acampamento também. Neste ano, o acampamento começou a ser montado no final de agosto e, com certeza, será finalizado o seu desmonte, lá pelo fim de setembro. Portanto um mês sobre o parque.

Eu, particularmente, não tenho afinidades com esta tradição, mas acho que cada um cultua o que quer. Mas fico indignado que, o Parque da Harmonia, sua flora e fauna, sofrem sobremaneira com o longo tempo de duração do evento. E mais, com a retirada dos piquetes ali instalados, detritos e mais detritos são abandonados, deixando aquele belo lugar, com uma paisagem de terra arrasada.

Cresceu de mais o evento. O parque não comporta mais o acampamento que, de acampamento, já não tem mais nada. Hoje, virou uma espécie de Disneylândia Gaudéria. Inclusive com construções de até três andares de grandes empresas e instituições que querem “faturar” com o evento.

O acampamento... Acabou.

O capitalismo sulista se apoderou do que era uma manifestação popular, transformando em um evento comercial.

Quem passa pelo parque, na realidade, vê um amontoado de construções improvisadas de costaneiras (casca de pinus que não é utilizada pela indústria), com visual de uma autêntica favela.

Digna de ser camada de “Favela Farrapa”.