Relatório mostra que crédito ambiental do planeta se esgotará em 2030
Se fala muito na crise do mercado global do capitalismo. Mas não se diz uma só palavra sobre a crise ambiental que a Terra está enfrentando.
O consumismo desenfreado, fomentado pelo capital (que precisa do lucro para soberviver), está matamdo a "galinha dos ovos de ouro". Em breve, a Terra deverá entrar em colapso (o que já pode ser sentido através da perda da biodiversidade, do aquecimento global, por exemplo), levando a humanidade a um beco sem saída.
O relatório Planeta Vivo 2008, publicação bianual da Rede WWF, mostra que, caso o modelo atual de consumo e degradação ambiental não seja superado, é possível que os recursos naturais entrem em colapso a partir de 2030, quando a demanda pelos recursos ecológicos será o dobro do que a Terra pode oferecer.
Alguns países, como os EUA e a China, demandam mais que sua biocapacidade (aquilo que seus ecossistemas são capazes de oferecer), se caracterizando como “países devedores ecológicos”. Outros, como o Brasil, por exemplo, são “países credores ecológicos”, pois ainda possuem mais recursos ecológicos do que consomem, e usualmente “exportam” sua biocapacidade para os devedores.
É por isso que “países devedores ecológicos” mandam para o Brasil as suas corporações, para levar aos seu países de origem, a nossa riqueza.
Veiam a matéria completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário