quinta-feira, 30 de outubro de 2008
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Venha participar dessa Aula Grátis de História
Venha participar dessa Aula Grátis de História, promovida pelo Pré Vestibular Popular, em preparação para o Vestibular da UFRGS 2009.
Tema: II Gurra Mundial e Guerra Fria e seus desdobramentos.
Quando: domingo dia 02 de novembro de 2008, às 9 horas
Onde: Rua dos Andradas N° 691 sala 11 - Centro - Porto Alegre.
Inscrições pelo site: www.pvp.ongep.org
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, outubro 29, 2008 0 comentários
terça-feira, 28 de outubro de 2008
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Eleição em Porto Alegre: mais quatro anos de Foga$$a
Não posso deixar de tecer alguns comentários sobre a reeleição do Foga$$a aqui para a capital do "bovinão", Porto Alegre.
Foga$$a fez uma campanha "certinha", com chavões milimétricante elaborados por marqueteiros tarimbados que agradou em cheio o eleitorado (conservador).
O prefeito virtual (que somente saiu para rua para se reeleger), contou com a complacência da mídia gaudéria (assim como tem a Yeda), que não repercutiu os desmandos e a ineficiência administrativa do novamente alcaide da "mui leal e valorosa".
Utilizou-se muito bem da obras eleitoreiras (aquelas feitas às pressas para "dar voto"), tais como o recapeamento asfáltico de ruas centrais, entrega de casas, revitalização da orla do Guaíba para a Pepsi, etc.
Ele adonou-se de obras do PT, como o conduto Álvaro Chaves, das casas populares, até mesmo da duplicação da Diário de Notícias, conseguidas por Raul Pont, para a liberação do Shopping Barra Sul.
E, é óbvio, o cultivo da velha tática de alimentar o surrado anti-petismo.
E no segundo turno, o famoso "todos contra um", os mesmo os partidos que bateram no Foga$$a no primeiro turno, correram para seus braços (todos contemplados com CCs, é claro), num frentão anti-petê.
Mas, por outro lado, o que muito ajudou sua vitória, foi o próprio PT. Que não se empenhou em nada na campanha da Maria do Rosário. Isto foi fruto de uma convenção manipulada pela corrente do José Dirceu que, com muita grana, fez de Rosário a candidata do PT, em detrimento de Rossetto (que no meu ponto de vista, teria mais condições políticas e experiência para, quem sabe, vencer a eleição).
O discurso da Maria foi morno, sem aprofundar, igual a do próprio Foga$$a. Ela não conseguiu se posicionar como uma nova maneira de governar, o contra-ponto. E, como era tudo igual, o eleitor optou por dar mais quatro anos de atraso para a cidade (é claro que para os ricos não).
Mas de qualquer forma, do jeito que se apresentou esta eleição, o PT saiu de forma digna desta eleição. Elegeu a maior bancada na Câmara, e a Maria do Rosário fez 41% de votos no segundo turno (bem mais do que os 23% do primeiro). Estes números mostra que, o Partido dos Trabalhadores tem cacife e é a segunda força em Porto Alegre.
De resto, se viu uma divisão da esquerda, que ajudou a direita a reeleger o poeta. Mostrou um equívoco político do PC do B em coligar-se com o PPS, onde a Manoela achou que tinha grande apoio, acabou a eleição derrotada, com o PPS elegendo três vereadores e o PC do B nenhum.
Penso que está na hora do PT fazer uma avaliação (e penso que já está fazendo) do cenário político para 2010, pois com o que estamos vendo do desgoverno Yeda, dá para o PT chegar ao Piratini.
E no Brasil, o Partido dos Trabalhadores foi muito bem, cresceu seus eleitores e o número de cidades conquistadas, principalmente em cidades com mais de 250 mil habitantes.
E como diz o Olívio... BOA LUTA COMPANHEIROS
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, outubro 27, 2008 0 comentários
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Apesar da crise, desemprego fica em 7,6% em setembro, estável em relação a agosto
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, outubro 23, 2008 0 comentários
George Soros e a crise: o que deu neste homem?
Dá prá acreditar que o mega especulador George Soros, dono de uma fortuna avaliada em torno de U$ 8,5 bilhões (a custa de quanta gente passando fome?), fala da necessidade da mudança de paradigma do cenário econômico-financeiro do capitalismo globalizado, para superar a atual crise.
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, outubro 23, 2008 0 comentários
terça-feira, 21 de outubro de 2008
A Geografia e o estudo da paisagem
Ao tratar sobre a origem e a conformação do processo de produção de uma paisagem, seja ela natural ou cultural, intervém um conjunto de fatores geológicos, geográficos e biológicos, que não permitem analisá-la como ente independente do ser humano e sobre sua incidência no mesmo, posto que sua ideologia, desenvolvimento e cultura modificam em maior ou menor grau tais fatores. Essa correlação entre o homem e esses fatores daria lugar à história de uma paisagem. Não se pode realizar uma análise específica de um lugar sem considerar os aspectos gerais, que tornariam esse estudo mais completo.
A paisagem como suporte para a leitura da percepção
A Geografia Cultural é tida como um ramo das ciências geográficas preocupado com a distribuição espacial das manifestações culturais, como: religiões, crenças, rituais, artes, formas de trabalho; enfim, tudo que é resultado de uma criação ou transformação do homem sobre a natureza ou das suas relações com o espaço, seja no planeta, em um continente, país, etc. A exemplos dos estudos sobre: "espaço e religião; espaço e cultura popular; espaço e simbolismo; paisagem e cultura; percepção ambiental e cultural; espaço e simbolismo..."(CORRÊA, 1995, p. 03-11).
A esses aprofundamentos também são agregados à Geografia Cultural temas que não eram por ela tratados anteriormente. Nessa mudança, o conceito de cultura é repensado. A cultura não é mais vista como entidade supra-orgânica, nem como superestrutura. A cultura diz respeito às coisas do cotidiano, comuns, apreendidas na vida diária, na família, no trabalho e no ambiente local. As idéias, habilidades, linguagem, relações em geral, propósitos e significados comuns a um grupo social são elaborados e reelaborados a partir da experiência, contatos e descobertas – tudo isto é cultura.
Para Nassauer (1995), a cultura e a paisagem interagem em uma constante realimentação, na qual a cultura estrutura as paisagens e as paisagens incorporam a cultura. Há, por conseguinte, um feedback, em que a percepção do meio, através dos filtros da cultura, determina valores paisagísticos que são atribuídos a uma paisagem, que, por sua vez, podem ser modificados se houver uma mudança na paisagem. Essa dinâmica a ajuda explicar a estrutura da paisagem de duas maneiras: primeiro como um efeito da cultura, segundo como um produto das mudanças culturais.
"o urbano pode ser analisado sobre diversas dimensões que se interpenetram. A dimensão cultural é uma delas. Por seu intermédio amplia-se a compreensão da sociedade em termos econômicos, sociais e políticos, assim como se tornam inteligíveis as espacialidades e temporalidades expressas na cidade, na rede urbana e no processo urbano".
A água na paisagem urbana
Referências bibliográficas
BERQUE, A. (1998). Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, R. L. e ROSENDAHL, Z. Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Ed. UERJ. p. 84-91.
BERTRAND, G. (1968). Paysage et géographie physique globale. Esquisse méthodologique. In: Toulouse: Revue géographique des Pyrénnées et du SO, 39(2), p.249-72.
CARLOS, A. F. A. (2005). A cidade. São Paulo: Contexto. 98 p.
CORRÊA, R. L. e ROSENDAHL, Z. (1995) Espaço e Cultura. Rio de Janeiro: ed.uerj/ NEPEC. p.
_________. e _________. (Orgs.). (2002) Introdução à Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 224 p.
CORRÊA, R. L. (2003) O espaço urbano. São Paulo: Ática. 94 p.
COSGROVE, D. E. e JACKSON, P. (2003.) Novos rumos da Geografia Cultural In: Introdução à Geografia Cultural. CORRÊA, R. L. e ROSENDAHL, Z. (Orgs.) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 224 p.
COSTA, L. M. (2002). Rios Urbanos e Valores Ambientais. In: Projeto do Lugar. Rio de Janeiro, Contra Capa Livraria /PROARQ.
HUOAISS. A. (2007). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. 3008 p.
LEFF, H. (2006) Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 555 p.
NASSAUER, J. I. (1995). Culture and changing landscape estructure. In: Landscape Ecology v. 10 n. 4 p. 229-237, Amsterdam: SPB Academic Publishing bv.
PORTO-GONÇALVES, C. W. (2004). O desafio ambiental. Rio de Janeiro: Record. 179 p.
RANGEL, M. L. (2002). A influência da Ocupação Urbana na Qualidade da Água da Barragem Mãe D’Água. Trabalho de Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 69 p.
SANTOS, M. (2002). A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp. 384 p.
WAGNER, P. e MIKESELL, M. (2003). Temas em geografia cultural. In: Introdução à Geografia Cultural. CORRÊA, R. L. e ROSENDAHL, Z. (Orgs.) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 224 p.
Postado por Mario Rangel às terça-feira, outubro 21, 2008 11 comentários
Nota do DESgoverno Yeda
Mesmo antes de assumir o Piratini, a bruxa Yeda, já dava os ares para o que veio. De lá prá cá, os RS é uma fábrica de más notícias.
Detran, Daer, Banrisul, Busatto, Calau, Germano, Casa da Yeda, Lair, e por aí à fora...
Daí, para aparentar uma lisura inexistente, a Yeda cria uma cortina de fumaça (não confundir com Foga$$a), a tal Secretaria da Transparência.
Passados míseros três meses, a titular, Mercedes Rodrigues, cansada de esperar pela implantação da secretaria, pede exoneração.
Sua frase na despedida: "Este governo não está interessado em combater as irregularidades"
Postado por Mario Rangel às terça-feira, outubro 21, 2008 0 comentários
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Tão "trabalhando" muito mesmo!
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, outubro 17, 2008 0 comentários
O rombo é grande, e a especulação também
Estamos assistindo a queda de um império, o da especulação, que está atingindo os mercados de todo o mundo. Mas qual o início desta derrocada?
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, outubro 17, 2008 0 comentários
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Yeda chama Coronel MendeSS prá bater em grevistas
Presenciei a tropa de choque do Cel. MendeSS, bater nos grvistas que faziam piquete frente a agencia central do "banco dos gaúchos".
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, outubro 16, 2008 0 comentários
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Foga$$a e seus aliados: os pacificadores?
A mídia corporativa está sempre do lado de quem pode lhe trazer benefícios (de poder ou de lucratividade).
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, outubro 15, 2008 0 comentários
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Aracruz vai dar calote em seus acionistas.
Postado por Mario Rangel às terça-feira, outubro 14, 2008 0 comentários
Estatizar... pero non mucho.
O presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou nesta terça-feira a compra de ações, no montante de US$ 250 bilhões, de inúmeras instituições bancárias, com recursos que já haviam sido previstos no pacote anticrise de US$ 700 bilhões aprovado pelo Congresso. Leia a matéria completa aqui.
The wall Street Journal", que cita uma fonte ligada às negociações, o governo dos EUA planeja adquirir, entre outros, "blocos de ações preferenciais [que não dão ao portador direito a voto dentro da empresa, mas tem prioridade em distribuições de dividendos e reembolso do capital investido] de nove instituições de primeira linha".
Postado por Mario Rangel às terça-feira, outubro 14, 2008 0 comentários
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Adivinhem quem vai pagar a conta?
A ganância capitalista está desnudada.
A crise mundial dos mercados, afeta a todos. Mas ninguém lembra dos mais de 300 milhões de miseráveis que passam as mais diversas privações, a principal delas, a fome.
Segundo a Folha de São Paulo on-line leia a matéria na íntegra aqui, os países que integram a zona do Euro, mais a Inglaterra e a Rússia, vão injetar o equivalente a dois trilhões de Dólares para refinanciar bancos e garantir a liquidez nos empréstimos interbancários.
Quer dizer, vão socializar as perdas decorrentes da voracidade dos grupos econômicos e financeiros, que especulavam com títulos sem lastro, quer dizer, fictícios.
Já se vão mais ou menos três trilhões Dólares para socorrer os capitalistas e neoliberais que, desde a queda do Muro de Berlim, se locupletaram com inescrupulosos lucros.
Quer dizer, milhões de pessoas, entre essas, milhões de crianças, morreram de fome para que eles acumulassem verdadeiras fortunas e imensos impérios. Agora, quando os castelo de cartas vem a baixo, são os mesmos meseráveis que vão pagar a conta da irresponsabilidade criminosa dessa gente.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, outubro 13, 2008 0 comentários
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Um crime sem castigo
SÃO PAULO - Um morador de rua foi alvo de incendiários, na noite de quarta-feira, 8, enquanto dormia na Praça José Moreno, junto à Rua Henrique Lindenberg, na região do Tatuapé, zona leste de São Paulo. O crime aconteceu por volta das 22 horas e a vítima foi identificada como Ernesto Gamarra Durán, de 47 anos. Ele foi levado em estado grave ao pronto-socorro do Tatuapé pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Leia aqui.
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, outubro 09, 2008 0 comentários
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Mais algumas fotos
Pôr do sol na orla do Guaíba, próximo a Usina do Gasometro
Mais uma de um entardecer no Guaíba, após um dia de chuva.
Passo do João Pedro, rio Tramandaí, no município de Capão da Canoa.
Essa eu fiz no litoral em Itapeva - município de Torres/RS.
Meninas de uniforme na Escuela Normal de Santo Tomé - Argentina.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, outubro 08, 2008 2 comentários
Algumas fotos minhas
Dunas fixas no Parque Estadual de Itapeva - Torres/RS.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, outubro 08, 2008 0 comentários
E a crise, o que se faz?
A crise financeira internacional está mostrando a verdadeira cara do capitalismo globalizado: a especulação.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, outubro 08, 2008 0 comentários
PT, o partido que mais avançou no RS
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, outubro 08, 2008 0 comentários
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Não podemos deixar que vendam o Pôr-do-Sol
Neste sábado, no Gasômetro, a partir das 15 horas, vai acontecer um ato pela defesa da orla do Guaíba, veja aqui, promovido pelo movimento PoaVive.
Penso que nós "cidadãos de bem", não podemos deixar que, meia-dúzia de mal intencionados (para não dizer outros pejorativos), façam da natureza, o trampolim para seus ganhos (sempre usurpantes).
Moro em POA desde que nasci (1956), e moro no centro a 6 anos, próximo a Usina. Quase que diariamente vou até a orla e, nos últimos quatro anos (casualmente os anos do Foga$$a), venho presenciando uma profunda transformação da sua paisagem.
No apagar das luzes do seu governo, Foga$$a, que durante todo seu mandato não procedeu uma única reforma dos equipamentos da orla, se encarrega de "ceder" à Pepsi a "revitalização" da orla e, é óbvio, o direito desta transnacional, explorar o espaço público com sua marca e suas idéias (fictícias, é claro).Resultado: o espaço e a paisagem da orla, sofreram com o grande impacto causados pelos logotipos desta corporação, lá colocados, e que se alastram por toda vista, inclusive no Anfiteatro Pôr-do-Sol, foi entregue a sanha do capital, pintado com as cores da marca.
Me digam, será que a prefeitura não tem condições de cuidar da orla do Guaíba?
Tem mais, ainda por cima, a mídia chapa-branca mente para o prefeito, diz que a "revitalização", é uma obra do Foga$$a.
E não se enganem, a coisa vai ficar mais evidente e ostensiva, se o atual alcaide se reeleger.
Pobre Porto Alegre...
Venderam o Pôr-do-Sol no Guaíba por meia dúzia de patacas...
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, outubro 02, 2008 0 comentários
19 meses de blog = 19 mil acessos
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, outubro 02, 2008 0 comentários
Abro meu voto, vou de PT
Hoje encerra-se a propaganda eleitoral do primeiro turno para Porto Alegre. Diversas pesquisas apontam, diversos cenários, sempre com o Foga$$a em primeiro lugar e Rosário e Manuela empatadas em segundo. Tenho minhas dúvidas, não quanto ao atual alcaide estar em primeiro lugar, mas ao percentual dado a ele.
Lembro da primeira eleição do PT para a prefeitura, com Olívio Dutra, onde as pesquisas o colocavam em terceiro lugar, com Britto em primeiro. Na apuração, Britto é que ficou em terceiro. Então, a verdadeira pesquisa se dá na urna, no dia 5 de outubro.
Hoje a briga se dá entre Maria do Rosário (PT) e Manuela (PC do B), para ver quem vai disputar com Foga$$a o segundo turno.
A manuela queridinha da RBS para ir ao segundo turno, pois assim, se ela ganhar, nada mudaria. Já com Maria, tudo muda.
Sim, eu vou com Maria do Rosário, estive no último comício do PT (foto), e senti que ela tem todas as condições de ir para a disputa com Foga$$a. Já a onda roxa da Manuela, parece estar perdendo força.
E mais, o PT tem mais "camisa" e, quem conhece a política gaudéria sabe que, com Manuela, vem Rosado, Busatto, Proença, Britto, etc.
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, outubro 02, 2008 0 comentários
Enfim salvou-se o mercado, será?
A charge a cima mostra muito bem a natureza da crise financeira que está corroendo o mercado globalizado. A farra liberal, protagonizada pelos grandes conglomerados, puxados pelo mercado imobiliário, fez com que, o ESTADO, assuma o prejuíso desta "gandaia".
Bush, o maior revolucionário do mundo, conseguiu aprovar no senado americano, um pacote de "ajuda" que, segundo informações midiáticas, é de 850 BILHÕES DE DÓLARES.
No crash de 1929, o que se viu na época, foram os suicídios dos magnatas e investidores falidos.
Hoje, ao contrário, quem paga pela "gandaia" dos mercados, é o contribuinte, o povo, que nada tem com esta crise.
Em fim, os capitalistas nunca vão perder... somente deixar de ganhar mais...
* Quando caiu o Muro de Berlim, houve um estardalhaço pelo fim do comunismo. Agora, com a queda dos mercados, ninguém fala nada da queda do liberalismo.
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, outubro 02, 2008 0 comentários
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Mídia amiga: propaganda enganosa pró Foga$$a
A Zémentira, o jornal oficial do Foga$$a e da Yeda, não fica nem vermelho de mentir descaradamente, desrespeitando a inteligência do seu leitor.
Numa nota, Zero Hora mente que, a Prefeitura de Porto Alegre (leia-se Foga$$a), está implantando 35 postes de iluminação ao longo da orla do Guaíba.
Só tem um probleminha, na realidade, quem está fazendo a obra, é a Pepsi-Cola, como mostra o outdoor fincado próximo ao Gasômetro.
Durante os quatro anos em que Foga$$a ficou a frente do município, não foi feita uma única melhoria no local. Mas assim que se aproximou a eleição, o alcaide firmou uma PPP com a Pepsi para dar um trato e, conseqüentemente, dar uma força na sua reeleição.
Agora, a multinacional, pode colocar a sua logomarca a "torto e a direito" pela orla, causando um inegável impacto visual na paisagem do Guaíba.
Daí pergunto: se já existem postes no local (implantados pela administração anterior) porquê OUTROS postes?
Não seria mais coerente reformar os existentes?
Não, pois daí não precisava doar a orla à Pepsi.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, outubro 01, 2008 0 comentários